quarta-feira, 6 de maio de 2009

CHUVAS 06/05/2009

Mais de 100 mil pessoas foram atingidas

De acordo com o boletim da Defesa Civil do Estado, até o fechamento desta edição, as enchentes já haviam atingido 110.479 pessoas em 52 municípios. Cedro, Itapajé, Milhã e Uruburetama já decretaram situação de emergência. A força da água destruiu 474 casas e deixou outras 2.464 danificadas. Com isso, são 5.892 desabrigados e 12.712 desalojados pela chuva. Quatro pessoas morreram por conta das enchentes, sendo duas em Bela Cruz, uma em Frecheirinha e uma em Ubajara. Outras 88 pessoas ficaram feridas, nos municípios de Cascavel (3), Cariré (2), Icó (12), Irauçuba (3), Itapajé (10), Morrinhos (5), Quixeramobim (1) e Santa Quitéria (52).

Outro problema é a piora nas condições das estradas. Pequenas comunidades encontram-se ilhadas e as pessoas precisam se deslocar por meio de pequenos barcos. As vias esburacadas alongam o tempo de trajeto e danificam os veículos. Em Ipueiras, na região norte, a Prefeitura decretou recesso escolar até a próxima sexta. Os estudantes da zona rural não conseguem chegar à sede por conta da obstrução das vias. No total, 11 mil alunos ficaram sem aula.

O secretário executivo adjunto da Defesa Civil Estadual, coronel Leandro Nogueira, apontou, mais uma vez, a falta de planejamento dos municípios e a intensidade das chuvas acima do esperado como responsáveis pela proporção que os estragos das enchentes tomaram no Ceará.

“Nosso planejamento foi voltado para dar suporte às Coordenadorias de Defesa Civil nos municípios, que é a nossa função. Mas, ao invés disso, tivemos que fazer o socorro imediato. Esta é a pior quadra chuvosa de todos os tempos e a demanda está sendo muito maior do que nossa capacidade, mas estamos respondendo na medida do possível”.

O coronel reforçou a necessidade de doações, principalmente de alimentos, que podem ser enviados para qualquer unidade do Corpo de Bombeiros. A reportagem tentou contato com a presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, mas a assessoria informou que ela estava em reunião.

Reservas

Com o aumento de 35% de chuvas no Estado, o resultado não poderia ser outro: acúmulo de água em todos os 131 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). De acordo com o chefe de gabinete da companhia, Antônio Treze de Melo Lima, já são 106 açudes sangrando. O resultado de toda a reserva acumulada representa 16,32 bilhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 91,59%, o suficiente, de acordo com Melo Lima, para abastecer o Estado por um período de até quatro anos.

A capacidade total dos reservatórios é de 17,82 bilhões de metros cúbicos de água. A chuva foi boa o suficiente para reverter o nível de açudes que estavam em situação crítica, como o Farias de Sousa, em Nova Russas, que atingia, em janeiro, 7,19% e passou para 77,4% de reserva total, mas ainda é o único da Bacia do Acaraú que ainda não sangrou.

CHUVAS NO CEARÁ

Cidade/mm

Granja - 111
Santana do Acaraú - 96
Jaguaruana - 93
S. Luis do Curu - 74
Martinópole - 71
Chaval - 70
Pacujá - 52
Viçosa do Ceará - 47
São Gonçalo do Amarante - 46
Maranguape - 44.6
Forquilha - 44
Caucaia - 40
Ipueiras - 33
Barroquinha - 30
Camocim - 26
Rariutaba - 21
Itatira - 20

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário