quarta-feira, 6 de maio de 2009

Anatel vai fiscalizar cobertura

LOCALIDADES AINDA ´MUDAS´ (6/5/2009

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que fiscalizará as ações das operadoras de telefonia móvel no Ceará para verificar o que aconteceu com o sinal que deveria ter passado a funcionar até o último dia 30 e não chegou em algumas localidades. Segundo leitores do Diário do Nordeste, pelo menos três municípios cearenses já deveriam dispor dos serviços dessas operadoras, mas, até agora, continuam ´mudos´ para o celular.

Na edição do dia 30 de abril, o Diário havia noticiado que mais 46 cidades no Estado iriam receber pela primeira vez o sinal da telefonia móvel. No entanto, leitores de Monsenhor Tabosa e Solonópole (onde a TIM deveria estar operando) e de Apuiarés (onde a Claro deveria ter entrado) afirmam que essas localidades ainda estão sem a cobertura.

´Moro em Solonópole e informo que o sinal do celular ainda não apareceu por aqui. Espero que realmente seja logo liberado. O acesso a tecnologia é também um direito social´, cobrou a leitora Denise Ildefonso. ´O sinal de telefonia móvel não está funcionando ainda em Monsenhor Tabosa e o prazo foi até 30/04/2009 e até agora nada. Queria saber o motivo´, indagou um outro leitor, Mathaus de Carvalho Magalhães.

´Infelizmente, o sinal da telefonia móvel ainda não está em funcionamento. O prazo aqui em Apuiarés era até 30/04/2009 e ainda estamos sem o sinal´, reclamou o leitor, Jackson Peixoto.

Respostas

A reportagem entrou em contato com as assessorias de imprensa das operadoras TIM e Claro. Em nota, a Claro declarou que ´reforça seu compromisso em oferecer sempre a melhor cobertura e qualidade de atendimento para os moradores do Estado e afirma que está trabalhando fortemente para levar sua rede GSM aos moradores de Apuiarés´.

Já a nota da TIM, informou que, ´excepcionalmente poderão ocorrer falhas pontuais em algumas localidades devido às dificuldades de interligação da infra-estrutura móvel com os equipamentos de transmissão da rede física, que deverão ser restabelecidas o mais rápido possível´. As operadoras de telefonia estabeleceram um compromisso com a Anatel de atender as cidades brasileiras que ainda não contam com os serviços da telefonia móvel.

Para tanto, cada empresa depositou como garantia a quantia de R$ 49.800 milhões ao ano. Em caso de o prazo estourar e a determinação não ser cumprida, a agência retém um percentual equivalente a não execução dos serviços nos municípios em questão, ficando a operadora obrigada a atender a localidade até o próximo ano.

Quem desejar fazer denúncias sobre cidades que deveriam ser atendidas, mas isso não ocorreu podem entrar em contato através da Central de Atendimento da Anatel, no telefone 133 (das 8 às 20 horas, de segunda-feira à sexta-feira) ou pelo www.anatel.gov.br.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário