quarta-feira, 6 de maio de 2009

VACINAÇÃO

Vacinação da febre aftosa é prorrogada

As fortes chuvas que têm banhado todo o Estado do Ceará causaram a prorrogação da primeira etapa Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA). Os pecuaristas do Ceará têm, agora, até o próximo dia 15 de maio para vacinar seu rebanho contra a doença e, assim, contribuir para que o Estado saia da Área de Risco Desconhecido.

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), Edílson de Castro, informou que as chuvas têm deixado as estradas em péssimas condições e inviabilizado o acesso para que os pecuaristas possam realizar as vacinações. “Muitos municípios já decretaram estado de emergência ou calamidade pública. As estradas que ligam as sedes aos distritos estão cortadas, aí os criadores ficam sem ter como adquirir as vacinas. Outro problema é a dificuldade de juntar os animais”, disse ele.

Por conta desses problemas, conforme Castro, os pecuaristas pediram que o prazo fosse prorrogado. “Nós consultamos o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e este concordou em atender a solicitação dos pecuaristas de estender o período de vacinação. Isso não trará nenhum prejuízo ao Estado”.

Depois do dia 15, os pecuaristas têm 15 dias para comprovar que vacinaram seu rebanho. Eles têm que levar a nota fiscal da compra das vacinas às agências da Adagri e da Ematerce. Caso isso não aconteça, eles terão que pagar uma multa por cada animal que não foi vacinado de 5 UfIRs, o que equivale a, aproximadamente, R$ 11,00. “Não haverá prorrogação novamente. Esperamos que os agropecuaristas imunizem todo o rebanho. Não está faltando vacina. Caso aconteça algum problema, eles podem nos procurar, que vamos auxiliá-los”, comentou.

Segundo ele, muita gente já vacinou. Como os criadores têm até 15 dias para comprovar a vacinação, ainda existem lançamentos sendo feitos já que o último dia de imunização era no dia 30 de abril e, por isso, ainda não é possível ter dados numéricos sobre esta primeira etapa da campanha. “Entretanto, extra oficialmente, já temos informação de que, por exemplo, na região do Cariri, o índice ficou acima de 80%. Mas ainda não temos uma posição real”, aponta.

O presidente da Adagri ainda informou que, no ano que vem, a idéia é que a campanha seja realizada nos meses de maio (primeira etapa) e de novembro (segunda etapa). “Pleiteamos já para este ano, mas não foi possível”.

Na luta para que o Ceará saia da Área da Risco Desconhecido para Médio Risco e, assim, poder comercializar o rebanho com outros estados, toda ajuda é bem-vinda. E foi isso que os estudantes da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Favet/ Uece) fizeram. Eles foram treinados e realizaram, em Itapipoca, a vacinação do rebanho.

Amanhã será realizada mais uma capacitação de profissionais do Detran, CPRV, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria da Fazenda que farão a fiscalização dos animais vivos que circulam no Estado. “A circulação de animal no Ceará de um município para o outro ou dentro do próprio município só será permitida com o Guia de Trânsito Animal (GTA) que, entre outras coisas, mostra o atestado de aftosa, brucelose e tuberculose. Serão realizadas fiscalizações. No mês de maio será feita campanha de orientação. Mas, no mês de junho, começarão a ser dadas multas para quem tiver a GPA”.

Mais informações:

SDA
(85) 3101.8000

Nenhum comentário:

Postar um comentário