quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Três prefeitos do PMDB confirmam que vão de Eunício e Tasso

Além do prefeito de Iguatu, os chefes do Executivo de Várzea Alegre e Solonópole apresentam resistência à dobradinha Eunício-Pimentel para o Senado. Já o prefeito de Aracaú, o petista Pedro Fontelas, diz que o povo tem "simpatia por Tasso"

Hébely Rebouças
hebely@opovo.com.br

Um árduo trabalho de negociação política levou à construção da dobradinha entre Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) na disputa pelo Senado. Mas parece que nada disso adiantou aos prefeitos de Várzea Alegre, Solonópole e Iguatu – que, à revelia do esforço de seus partidos, resistem a abraçar a candidatura da dupla. O motivo da recusa? A preferência pelo senador Tasso Jereissati (PSDB)

Conforme O POVO publicou na última segunda-feira, o prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), declarou abertamente que apóia Eunício e o tucano. Assim como Agenor, os chefes do Executivo de Solonópole, Valterno Nogueira, e de Várzea Alegre, José Hélder de Carvalho – ambos peemedebistas –, revelaram ontem, ao O POVO, que também não pedirão votos para Pimentel, mas para a dobradinha “EuniTasso”.


''Tenho um respeito grande pelo PT, mas a opção pelo Tasso é uma forma de reconhecimento pelo que ele fez ao Estado”, argumentou José Hélder, cuja decisão foi tomada antes mesmo do início da campanha. Foi também no período pré-eleitoral que o prefeito Valterno diz ter conversado com o tucano e decidido apoia-lo na briga por uma das duas vagas abertas para o Senado.


Ambos os gestores garantiram que, até agora, não receberam qualquer tipo de chamada da cúpula do PMDB para abandonar a parceria com Tasso e entrar na campanha de Pimentel. “Nada contra ele (o petista), mas se a gente tem que escolher um lado”, explicou José Hélder.


O POVO teve acesso a uma lista com outros seis prefeitos peemedebistas que, supostamente, apoiam a dobradinha “EuniTasso”, mas opta por não divulgar seus nome por não ter conseguido confirmar a informação até o fechamento desta edição.


“PimenTasso”

Do lado petista também pode haver quebra do acordo a favor do “voto casado” para Eunício e Pimentel. O prefeito de Acaraú, Pedro Fontelas dos Santos (PT) – conhecido como Pedim do Cleto – disse que, por enquanto, para o Senado, só garantiu mesmo apoio a Pimentel.

Ao lembrar que, desde que venceu o PMDB na eleição de 2008, tem sofrido oposição ferrenha da sigla na Câmara Municipal, o petista afirmou que só decidirá o segundo voto para senador após o dia 10 de setembro. “O povo tá livre. Eu não vou mentir. No Acaraú, o povo tem uma simpatia muito grande pelo Tasso”, sugeriu.


O POVO teve acesso a uma lista que aponta, ainda, outro prefeito petista com simpatia pela candidatura do tucano, mas opta por não divulgar seu nome por não ter conseguido entrar em contato com o gestor..


O POVO tentou entrar em contato com os presidentes estaduais do PT e PMDB, Luizianne Lins e Eunício Oliveira, respectivamente, mas não houve retorno das assessorias de imprensa ou as ligações ão foram atendidas.

E-MAIS

BASTIDORES
O POVO apurou que ainda ontem, o clima entre alguns setores do PT era de insatisfação diante das declarações de apoio ostensivo de parte do PMDB ao senador Tasso Jereissati (PSDB), principal adversário petista no pleito deste ano.

Confrontada com a informação de que pelo menos dois prefeitos do PT estariam dispostos a também aderir à candidatura do tucano, a prefeita de Fortaleza e presidente estadual da sigla, Luizianne Lins, disse, na última segunda-feira, que os dois gestores citados estiveram juntos de Eunício Oliveira e José Pimentel no fim de semana passado, o que descartaria qualquer tipo de aproximação com Tasso.

Fonte: Opovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário