domingo, 22 de agosto de 2010

Dever de casa está em curso

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INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA

O fato é que modificar o perfil socioeconômico de um Estado que até os anos 1960 era predominantemente agrário tem exigido vultosos investimentos em infraestrutura. Por isso, o atual governo do Ceará conduz a toque de caixa obras essenciais para dar suporte aos empreendimentos industriais atraídos e em prospecção.

Nesse sentido além de grandes obras como a ampliação do Porto do Pecém e do Metrô de Fortaleza, aparecem a viabilização de fontes complementares de energia, a melhoria e a construção de novos aeroportos regionais, o abastecimento de água, mas merecem destaque ainda a adequação de um sistema rodoviário e metroviário e a interiorização da distribuição de gás natural.

Obras que vêm ocupando destaque no portfólio de investimentos e que devem ficar como herança para serem continuadas pelas próxima gestões.

Estradas

Em 2007, de um total de 6.000 km de rodovias estaduais com pavimentação asfáltica, 1.500 km estavam danificadas. A meta governamental definida para até este ano era a de dotar a malha rodoviária cearense de 90% em bom estado de trafegabilidade. Para tanto foram adotados programas específicos de conservação, restauração e implantação de rodovias. Daquele ano até 2010, R$ 1,3 bilhão foram aplicados nesse quesito.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), os resultados parciais até julho deste ano apontam para a restauração de 1.400 km de rodovias concluídas ou em execução e a implantação de 900 km de novas estradas nas mesmas condições. Ao mesmo tempo, estão em processo de licitação as obras de restauração em 300 km e a implantação de outros 400 km. São trechos rodoviários de ligações regionais como a rodovia Padre Cícero, de Viçosa a Granja, de Itapipoca a Itapajé, Orós-Solonópole-Banabuiú, Canindé-Aratuba- Pai João-Capistrano e Quixeramobim-Madalena e a duplicação de rodovias como a CE 040, 060, 085 e o alargamento da CE 187. Entre os novos projetos encontra-se em concepção o Arco Rodoviário Metropolitano, uma alternativa de ligação das principais rodovias estaduais e federais de acesso à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Sistema metroviário

Assim como para o Metrofor, esforços foram intensificados para colocar em operação o Metrô do Cariri e elaborar o mesmo sistema para o município de Sobral. A implantação desses equipamentos representa a consolidação da política pública de garantia de mobilidade urbana e acesso da população a serviços básicos e essenciais.

Gás natural

As diretrizes do governo estadual apontam também para a interiorização da distribuição de gás natural. Hoje a Seinfra e a Cegás (Companhia de Gás do Ceará), vinculada à Secretaria, atendem além da Capital, os municípios de Aquiraz, Aracati, Canindé, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Itapajé, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajús, Pacatuba, Quixadá, Russas, São Gonçalo, Sobral e Tabuleiro do Norte. Como metas futuras, a interiorização do combustível visa atender novos municípios, expandindo a rede de gasodutos, permitindo aumentar o atendimento dos segmentos residencial e comercial. Os investimentos projetados são de R$ 19 milhões.

Em 2009, o Ceará atingiu o consumo de 254 milhões de m³ de gás natural.

O abastecimento do Estado é de responsabilidade da Petrobras, mas a distribuição no Estado está a cargo da Cegás.

Turismo

Ao lado da duplicação e melhoria dos acessos ao destinos turísticos no Interior do Ceará, a Secretaria de Turismo (Setur) trabalha ainda em obras de saneamento , sinalização, iluminação e restauração de prédios históricos. (ADJ)

Fonte:
DN

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