domingo, 1 de agosto de 2010

Recenseadores do IBGE começam a visitar os 58 milhões de domicílios do país

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começaram, neste domingo (1º), a visitar os 58 milhões de domicílios do país para traçar um perfil do brasileiro e de suas condições de vida.

Os cerca de 190 mil recenseadores devem percorrer os mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, usando boné azul, colete e crachá com dados pessoais, além de um pequeno computador de mão. Pela primeira vez, o censo será totalmente informatizado, sem os extensos relatórios de papel.

Outra inovação desta edição é a possibilidade de o questionário socioeconômico ser respondido pela internet. Neste caso, o morador deve esperar a visita do recenseador para obter o código de acesso ao site do IBGE referente ao seu domicílio e preencher os dados em até cinco dias.

Serão pesquisados nesta edição cônjuges do mesmo sexo, etnia e língua indígena, tempo de deslocamento para o trabalho, disponibilidade de luz elétrica, de internet e de telefones celulares. O questionário já continha perguntas sobre raça, religião, trabalho e renda, além do número de filhos.

Fonte: Lindomar Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário