Durante os dias 19 e 20 de agosto o SESC de Iguatu realizou o V Seminário de Educação. Neste ano o tema principal foi: “O papel da escola na sociedade contemporânea”, tendo como objetivo: Proporcionar um espaço de diálogo, construção e reconstrução de saberes, considerando os desafios emergentes e o papel da escola enquanto agente transformador da sociedade contemporânea, assim como, firmar o SESC enquanto uma entidade promotora da formação continuada de professores, tendo em vista a revitalização das práticas pedagógicas educacionais e conseqüentemente a promoção na qualidade da aprendizagem do educando.
O seminário deu-se início com a palestra do Professor Vasco Pedro Moretto, de Brasília, abordando a temática central do seminário.
No segundo dia a programação teve sequência com a realização dos minicursos trazendo temáticas relacionadas ao papel da escola como um todo, buscando discutir aspectos inerentes à formação do professor, que por sua vez se vê diante de questões conflituosas no cotidiano escolar e muitas vezes não tem subsídios para lidar com as mesmas.
Foram realizados dez minicursos simultaneamente com as seguintes temáticas:
- A abordagem das questões de gênero e sexualidade na escola
- Escola inclusiva: um olhar sobre as diferenças
- Planejamento e avaliação na formação de educadores
- Aspectos motivacionais na identidade do educador
- Práticas de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos
- Metodologia de projetos
- A mediação da leitura e da escrita no processo de construção do conhecimento
- Limites e indisciplina na sala de aula
- Escola e Cultura: linguagem corporal e manifestações culturais
- A linguagem teatral no âmbito escolar
Participaram do evento professores dos municípios de Iguatu, Cedro, Icó, Lima Campos e Solonópole. Em toda a programação registrou-se a participação intensa de 440 professores.
“Os resultados foram bastante positivos, o que pode-se observar nas avaliações realizadas ao final do evento, na ocasião foram também colhidas sugestões para os próximos seminários e ações do Projeto de Formação Contínua”, afirmou Edivaneide de Sousa, Técnica do Projeto de Formação Continua de Educadores do SESC de Iguatu.
Por: Gerliane Siebra
E-mail: gerlianesiebra@iguatu.net
Tel.: 3581.0900
Nenhum comentário:
Postar um comentário