terça-feira, 27 de julho de 2010

Jogos da Amizade no sertão

OLIMPÍADAS

Clique para Ampliar
A ESSÊNCIA DO ESPÍRITO olímpico aflora no Interior do Ceará, não importando qual modalidade é disputada. Os cadeirantes ficam felizes com a oportunidade

ALEX PIMENTEL Diario do Nordeste

27/7/2010

Modelo olímpico é exemplo de mobilização comunitária no Interior do Ceará estimulando a fraternidade

Pedra Branca. "O importante não é vencer, é participar". A velha máxima pronunciada pela primeira vez, em 1908, por um bispo, na Pensilvânia, durante um sermão a atletas que disputariam as Olimpíadas de Londres, continua sendo o principal lema dos Jogos da Amizade. A competição comunitária mais antiga da região Centro-sul do Ceará, realizada tradicionalmente em Mineirolândia, distrito situado a 18Km da sede deste Município, encerrou neste fim de semana sua 23ª edição com uma festa de confraternização.

Além de esportistas do Município, delegações de Senador Pompeu, Milhã, Solonópole, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Mombaça, Catarina, Tauá, Independência, Crateús, Acopiara e Icó enviaram seus representantes. Durante uma semana, dezenas de atletas amadores participaram das competições de futebol de campo, futsal, voleibol, atletismo, ciclismo e outras modalidades, incluindo corrida de pneus. A corrida de cadeirantes foi a mais emocionante, demonstrando o clima amistoso, de respeito e solidariedade.

Campeão pelo segundo ano consecutivo, o cadeirante pensionista Giovani dos Santos considera o envolvimento de sua comunidade na competição um dos momentos mais importantes de sua vida.

Para ele, é gratificante chegar na frente. Mais ainda poder compartilhar esse momento com os "adversários", pessoas como ele, sempre dispostas a superar seus próprios limites. "Além de despertar o interesse dos jovens por atividades saudáveis, é um dos melhores momentos para se fazer amizade", completa. Segundo o radialista Erinaldo Pinheiro, um dos membros da comissão organizadora dos Jogos da Amizade, além das competições elevarem a autoestima da população, o evento tem também como objetivo o fortalecimento do movimento da comunidade pelo projeto de emancipação política do Distrito de Mineirolândia. "Temos o distrito mais desenvolvido do Sertão Central. Em breve, seremos um município. Enquanto não alcançamos nossa independência, nosso povo conquista medalhas", comenta.

Coincidentemente, como ocorreu na reedição das Olimpíadas na Era Moderna (1896), um professor também foi o responsável pelo surgimento do conjunto competitivo na antiga comunidade rural do Couto. O propósito é praticamente o mesmo. Assim como o educador francês Pierre de Frédy - barão de Coubertin - o professor desportista de Mineirolândia estava interessado em fortalecer a amizade, congregando os jovens de sua comunidade, no período das férias letivas, em atividades saudáveis. Não tinham diversão e nenhum tipo de lazer. Então, juntamente com o amigo Edmilson Gonçalves, resolveu criar os Jogos da Amizade neste distrito.

São João dos Queiroz

Praticamente no mesmo período outro distrito do Sertão Central passou a realizar também seus jogos olímpicos. São João dos Queiroz ainda não sonha em conquistar sua emancipação, mas o espírito de coletividade e de amizade são praticados na pequena comunidade de Quixadá, há 22 anos. Conforme o professor Aurélio Batista, um dos integrantes do Comitê Olímpico São João dos Queiroz (COSJQ), as disputas acabam se tornando um pretexto para unir os povos de localidades e cidades vizinhas.

As olimpíadas de São João dos Queiroz foram encerradas no último sábado, com as competições coletivas. Além das modalidades tradicionais, disputas bem típicas da região, como de sinuca e de pesca, dão características bem peculiares ao encontro esportivo rural. Na programação do evento teve até show de Calouros, lembrando os espetáculos de abertura e encerramento dos grandes eventos mundiais.

Fique por dentro
Olimpíadas

Sediado na cidade de Olímpia, em homenagem a Zeus (deus supremo da mitologia grega), o festival olímpico era muito antigo. Foi fundado no ano 776 a.C. Sabe-se que no dia marcado para o evento, uma forte chuva desabou sobre Olímpia, limitando as competições a uma corrida pelo estádio. Registrou-se, assim, a primeira notícia de um campeão olímpico. Tratava-se do cozinheiro Coroebus de Elis, vencedor da corrida de 192,27 metros. Apesar de, inicialmente, possuírem um caráter apenas local, já no final do século VIII a.C. os jogos passaram a contar com participantes de todas as partes da região grega do Peloponeso. Eram realizados a cada quatro anos na cidade de Olímpia, durante o verão, época em que se iniciava a contagem da "Olimpíada", o período cronológico de quatro anos utilizado para datar eventos históricos. Após seu banimento no final do século IV, os jogos foram reeditados, em 1896, na cidade de Atenas.

MAIS INFORMAÇÕES
Comissão Organizadora dos Jogos da Amizade: (88) 3562.1030
Comitê Olímpico São João dos Queiroz
(88) 9902.2100

Nenhum comentário:

Postar um comentário