quarta-feira, 28 de julho de 2010

Implantação do creas em Solonópole


Implantação do Centro de Referência Especializada da Assistência Social – CREAS em Solonópole, segundo a Dra. Theos Barata que esteve nesta quarta-feira, 28 de julho em reunião com as assistente sociais Daniele Morais e Daniele Sá, Conselho Tutelar, membros do Comdica, Gerônimo representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e também do CMDS - Conselho Municipal do Desenvolvimento Sustentável, Radialista Joacir Silva, Jose Valrinete Presidente da Federação das Entidades Comunitárias de Solonópole e, a Secretaria da Ação Social e Primeira-Dama Dra. Julia Neide.


O objetivo é que esta acontecendo nacionalmente uma campanha de combate ao crack. E houve uma expansão em quase todo o Brasil inclusive o nosso Ceará e o município de Solonópole foi um que foi contemplado com esse serviço. Ele vem trabalhar pessoas que tem os seus direitos violados.


São grupos de famílias indevidos que vivenciam as citações de riscos e violações dos seus direitos por ocorrência de violência física, psicológica e negligencia grave. Violência sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medida sócio-educativa e meio aberto, liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade e situação de rua e mendicância, vivencia de trabalho infantil, discriminação em decorrência de orientação sexual, cumprimento de medidas de proteção, outras formas de suprição a situação que provoca danos e agravo a sua situação de vida e os impede de usufruir autonomia e bem-estar.


E as pessoas que estão em descumprimento de condicionalidade do Programa Bolsa Família em tese da violação em decorrência de violação de direitos.


Nesse primeiro momento o creas de Solonópole irá funcionar no local aonde funciona o serviço para idosos.


Os profissionais que atuarão no creas serão: 01 Coordenador; 01 assistente social; 01 Psicólogo; 01 Advogado; 02 Educadores Sociais. E pode também trabalhar com auxiliar administrativo e com estagiários da diária, como estagiários da área de psicologia, serviço social e também de direito.


O psicólogo e o assistente social, eles vão trabalhar com o publico que estão dentro da sistemática de atendimento do creas. Este serviço do creas tem como filosofia o trabalho interdisciplinar tanto o assistente social como o psicólogo eles vão fazer um trabalho articulado onde ambos os dois trará na mesma direção, para que o trabalho se complete e que possa incluir essa pessoa que esta com seus direitos violados.


Nós temos até dezembro de 2010 para estarmos com o creas de Solonópole funcionando. Até lá estamos no sistema de implantação, nos passos da implantação. E hoje estamos dando o ponta pé inicial que se acredita que antes disso o município já tenha o seu creas em funcionamento.


A Dra. Theos Barata parabeniza o município de Solonópole por esta recebendo o serviço de tamanha importância.

Mais noticias: Revista Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário