quarta-feira, 18 de abril de 2012

Banco Ninguém foi preso nas últimas 24 horas‎

Apesar de o coronel Werisleik Matias ter afirmado ao O POVO, na última segunda-feira, que a prisão das quadrilhas que promovem assaltos a banco no Interior era uma “questão de horas”, ninguém foi preso nas últimas 24 horas. Esta é a segunda vez que o comandante da Polícia Militar do Estado do Ceará (PM-CE) assegura a prisão dos criminosos. A primeira declaração ocorreu no dia 8 de fevereiro. Desde então, nada mudou. Pelo contrário, dobrou o número de ocorrências. Daquele dia até ontem, outros 15 ataques a banco foram registradas no Ceará.
Coronel Werisleik Matias, comandante da Polícia Militar

Segundo levantamento do banco de dados do O POVO, 29 ações ocorreram no Estado somente em 2012. Destas, 22 foram registradas no Interior e sete na Capital. O último caso foi o assalto ao Banco do Brasil do município de Monsenhor Tabosa, na terça-feira passada. Enquanto a situação não se resolve, cresce o clima de insegurança nos municípios que já foram alvo das quadrilhas.O POVOconversou com alguns moradores por telefone.


Já faz mais de três meses que o Banco do Brasil de Solonópole foi dinamitado e assaltado. Tempo suficiente para que o posto de atendimento fosse recuperado e voltasse ao seu funcionamento normal. Mas não para fazer a dona de casa Francisca Pinheiro, 38, se esquecer do episódio. “Ave Maria, nunca me esqueço! Aquele dia eu acordei com um susto. Barulho de bomba, de tiros... Até hoje eu acordo assustada quando escuto um barulho mais alto”.


A mesma situação se repetiu em vários outros municípios. Várias pessoas tiveram o sono interrompido com o estrondo provocado pelas dinamites. Em Madalena, houve quem desconfiasse que o barulho viesse de uma pedreira próxima. “Rapaz a explosão é grande. Não é brincadeira, não. Moro a 200 metros do local, imagine o susto? Pensei que uma casa tivesse desabado, ou que fosse uma empresa que faz calçamento aqui perto. Só percebi quando vi a poeira do quintal de casa”, conta o motorista Tadeu Castro, 43.


Segundo o responsável pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI), coronel Gomes Filho, as declarações do tenente Werisleik têm “fundo de verdade”. “Estamos trabalhando para isso”. Entretanto, o coronel evitou se comprometer. “Se vamos conseguir ou não prender, não tenho como assegurar”.


A assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o Governo do Estado tem investido no aumento de efetivo da Polícia Militar do Interior, inclusive com a transferência de homens da Coordenadoria de Inteligência (Coin) para os municípios, subsidiando ações da PM e da Polícia Civil. Duas aeronaves da Ciopaer também foram deslocadas para o Interior.


Ontem, o coronel Werisleik Matias disse ao O POVO que não tem como prever o momento exato das prisões. Segundo ele, ao declarar que integrantes das quadrilhas seriam detidos “em questão de horas”, quis dizer que as prisões devem ocorrer em breve porque as investigações estão “bem avançadas”. Detalhes não foram divulgados para não atrapalhar as investigações. (Colaborou Tiago Braga)

Como


ENTENDA A NOTÍCIA


A maioria dos assaltos a bancos no Interior é realizada da mesma forma. Os bandidos atiram contra policiais e invadem a agência bancária. Normalmente, os caixas ou o cofre são explodidos com dinamite.


Serviço

O Banco do Brasil recomenda que, até a recuperação das agências danificadas, os clientes realizem suas transações no Banco Postal, instalado nas dependências dos Correios dos municípios. Em caso de dúvidas ligue para a Central de Atendimento:


Capitais e regiões metropolitanas: 4004-0001

Demais localidades: 0800-729-0001

Internet: www.bb.com.br


Saiba mais

Relembre os assaltos a bancos mais violentos ocorridos em 2012.


Solonópole - 4/1

Um grupo de 12 homens armados assaltou ontem o Banco do Brasil de Solonópole, no Sertão Central, a 275 quilômetros de Fortaleza. A quadrilha se dividiu. Seis assaltantes atacaram a sede do destacamento policial, enquanto outros seis seguiram para a agência bancária e explodiram o cofre localizado na tesouraria. Assessoria do Banco informou que o atendimento já foi normalizado.


Madalena - 7/2

Cerca de 18 homens fortemente armados assaltaram a agência do Banco do Brasil no município de Madalena. A quadrilha fez reféns e estava armada com fuzis e explosivos. Duas pessoas foram feitas reféns. O cofre foi dinamitado. Atendimento está suspenso.


Catarina - 27/2

Seis homens fortemente armados assaltaram o Banco do Brasil do município de Catarina. Um policial militar foi morto em troca de tiros com os ladrões. O gerente foi feito refém. A delegacia local foi tomada de assalto durante a ação.


Banabuiú - 1º/3

Cerca de 15 homens armados invadiram a agência do Banco do Brasil do município de Banabuiú, renderam vigilantes e bancários e dinamitaram os caixas eletrônicos e cofres da agência, enquanto duas pessoas eram feitas reféns. Atendimento está suspenso.


Itatira - 30/3

Uma quadrilha composta por seis homens armados explodiu o posto avançado de atendimento do Banco Bradesco. Os bandidos utilizaram dinamites para detonar os caixas eletrônicos, mas não o suficiente para conseguiram roubar dinheiro dos equipamentos. Não houve retorno da assessoria sobre a situação da agência.

Pentecoste - 10/4

Uma quadrilha dinamitou a agência do BB de Pentecoste. Estima-se que 15 homens agiram. O grupo entrou no Hospital Regional, vizinho à agência, e fez reféns antes de seguir para o destacamento policial e metralhar uma viatura. O cofre do banco foi explodido. A quantia levada não foi revelada.

Opovo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário