sábado, 7 de abril de 2012

14ª CAMPANHA NACIONAL DA VOZ 2012 - (16 a 20 de abril de 2012)

Ouça toda segunda-feira às 7:30 da manhã no quadro "A Palavra tem vida!" com o Fonoaudiólogo Henrique Martins no Programa Narcélio Limaverde na FM Assembleia - 96,7Mhz. ou pela internet no site www.al.ce.gov.br no link Rádio FM Assembleia escute ao vivo
Senac Curso:Técnicas de Dicção e Oratória (30 horas)- Desenvolve técnicas para melhoria dos padrões da voz, da fala, da dicção, da oratória e da postura corporal a fim de tornar eficiente a comunicação com o público.
Pré-requisito: 16 anos e Ensino fundamental concluído.
Valor: 4x R$ 30,00 (cartão) ou R$ 120,00 (à vista).
Período: 5 de maio a 23 de junho de 2012 - (8 sábados) - 8 às 12h.
Obs.: Aulas com filmagens e orientações fonoaudiológicas.
Local: Sesc/Senac Iracema – Rua Boris, nº 90 (ao lado do Dragão do Mar)Praia de Iracema – Fortaleza/CE- Fone: (85) 3452 7065 - Site: www.ce.senac.br/cursos

Prof. Henrique Martins

14ª CAMPANHA NACIONAL DA VOZ 2012 - (16 a 20 de abril de 2012)
Há mais de 10 anos, o mês de abril é o mês da voz, época em que a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) intensifica seus trabalhos de conscientização com a Campanha Nacional da Voz, a qual, tem como o objetivo alertar a população a se prevenir contra o câncer de laringe, e que busca orientar e conscientizar sobre a importância dos cuidados com o aparelho vocal.
Este ano a campanha tem como garota propaganda a atriz Deborah Secco, a qual rouba a cena e conquista o público com papéis marcantes, que recebem seu toque de charme e simpatia. A voz sensual, o corpo escultural e o rosto de menina são as marcas registradas da atriz, que este ano apoia a 14ª edição da Campanha da Voz.

A iniciativa é uma realização da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), em parceria com sua entidade mãe, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). O objetivo é alertar a população sobre os cuidados com a voz e a prevenção das principais doenças que acometem o aparelho vocal, com destaque para o câncer de laringe. De acordo como Instituto Nacional do Câncer (INCA), o mal atinge cerca de 10 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Além disso, 2012 é o ano do 10º Dia Mundial da Voz, ação da ABLV celebrada em diversos países no dia 16 de abril. Em todo o país haverá palestras, seminários, orientações, atendimentos e avaliações gratuitas para a população. Até o ano de lançamento da campanha, em 1999, o câncer de laringe vitimava 15 mil brasileiros por ano, sendo 8 mil casos fatais, segundo dados da OMS. Em cada edição da Campanha, são atendidas e orientadas cerca de 40 mil pessoas, número que se repete anualmente desde então.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos da Voz (CEV) em parceria com o Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) e com a Universidade de Utah, nos Estados Unidos, 35% dos professores entrevistados relataram a presença de cinco ou mais problemas vocais, e 63% disseram já ter tido algum problema durante a vida. Os dados indicam que 16,7% dos professores consideram que terão que mudar de profissão no futuro por conta dos problemas vocais. Entre os professores, 63,1% afirmaram ter alterações vocais. Entre os “não professores”, 35,1% também afirmaram ter problemas com a voz. Os principais problemas relatados são: cansaço vocal (92%), desconforto para falar (90,4%), esforço para falar (89,2%), garganta seca (83,4%), rouquidão (82,2%), dificuldade para projetar a voz (82,8%), instabilidade ou tremor na voz (79,3%) e dor na garganta (72,7%).

Outro dado preocupante é que as doenças vocais, decorrentes ou prejudiciais ao trabalho, provocam efeitos nos níveis social, econômico, profissional e pessoal, representando um prejuízo de mais de 200 milhões de reais ao ano no Brasil, segundo uma pesquisa do 3º Consenso Nacional sobre Voz Profissional em 2004. Para auxiliar os professores a não voltarem às aulas sem voz, especialistas da ABLV lançam a “Campanha da Voz”, uma iniciativa que busca orientar sobre a prevenção do câncer de laringe e conscientizar a população e, principalmente, os profissionais da voz sobre a importância dos cuidados com o aparelho vocal.

O enfoque da Campanha para esse ano será voltado para a prevenção, conscientização e informação sobre esse mal, que atinge 10 mil pessoas no Brasil todos os anos, segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), e surge principalmente com a ingestão excessiva de álcool e o vício de fumar. Além disso, pacientes com câncer de laringe que continuam a fumar e beber têm probabilidade de cura diminuída e aumento do risco de aparecimento de um segundo tumor primário na área de cabeça e pescoço.

Além de tudo isso, há uma estimativa de um milhão de novos casos de câncer nos próximos dois anos no país, segundo o INCA. Outro dado preocupante da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de incidência deste tipo de tumor, perdendo apenas para a Espanha.

Para que a população saiba como se prevenir desse mal, e sabendo que, hoje, a chance de cura de um câncer de laringe é alta, especialmente se ele é descoberto no momento em que ele está confinado na região onde se iniciou, a ABLV irá trabalhar fortemente com a sua campanha para evitar que esses números sejam grandes nos próximos anos no país.

De acordo com a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), além do câncer de laringe, lesões nas pregas vocais, como nódulos, calos e pólipos são os problemas vocais mais comuns entre os brasileiros, de modo que estes últimos podem ser agravados com a chegada do final do ano. Nos ambientes festivos das comemorações, as pessoas acabam abusando da voz, somando isso ao consumo de sorvetes e bebidas geladas no verão.

Dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam ainda que no Brasil o tumor na laringe afeta cerca de 10 mil pessoas todos os anos, tendo como principais causas o vício de fumar e a ingestão excessiva de álcool. Outro dado preocupante da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial entre os países com maior incidência da doença.

10 Dicas para ter Saúde Vocal:

1. Evite gritar ou falar alto em ambientes ruidosos.

2. Não é recomendável ingerir líquidos ou alimentos muito gelados, principalmente em dias quentes.

3. Fumar é altamente nocivo à saúde do sistema respiratório, principalmente às pregas vocais.

4. Pigarrear e sussurrar são hábitos aparentemente inofensivos que podem trazer grandes prejuízos à voz.

5. Falar durante exercícios físicos de impacto, como vôlei e tênis, podem prejudicar as cordas vocais.

6. O consumo excessivo de bebidas alcóolicas também é nocivo, porque propicia um efeito analgésico na laringe, causando abusos do aparelho vocal.

7. É importante beber bastante água e manter uma alimentação leve, sem exagerar no consumo de alimentos gordurosos ou muito condimentados.

8. Chupar balas ou pastilhas para aliviar dores na garganta traz efeito anestésico, levando também a abusos vocais.

9. O uso excessivo de ar condicionado pode traz problemas ao resfriar e reduzir a umidade do ar, provocando o ressecamento das cordas vocais.

10. Um otorrinolaringologista e/ou fonoaudiólogo devem ser procurados a qualquer sinal de problemas como dores na garganta, rouquidão, cansaço ao falar, tosse, pigarro ou dificuldade para engolir, que irá orientar sobre os cuidados que devem ser tomados.

Fonte: www.ablv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário