terça-feira, 12 de abril de 2011

SERTÃO CENTRAL Sede do Hospital será definida em 9 de maio

FOTO: TUNO VIEIRA

O auditório do Centro de Convenções ficou lotado por gestores, coordenadores regionais, secretários de saúde, vereadores, conselheiros de saúde das cidades beneficiadas
FOTO: TUNO VIEIRA

O 3º hospital regional servirá ao Sertão Central. O 1º, recém-inaugurado foi o do Cariri, o 2º será instalado em Sobral


A definição sobre a localização do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) ficou para o dia 9 de maio, às 9 horas, após realização de votação dos prefeitos de municípios que compõem a macrorregião e presidentes de Câmaras Municipais, marcada para o auditório do Centro de Convenções.

Os municípios que continuam como candidatos a sediar o novo empreendimento do Governo do Estado na área de saúde são Boa Viagem, Canindé, Quixadá e Quixeramobim. Tauá desistiu.

Coube ao governador Cid Gomes conduzir a reunião que definiu prazos, critérios e métodos para a escolha do município que sediará. O novo hospital que atenderá os 20 municípios que compõem a nova macrorregião da Saúde do Estado.

Promessa

Cid Gomes disse que tinha assumido compromisso da construção do hospital regional durante última campanha eleitoral e que o mesmo faz parte de estratégia em curso no Estado de interiorizar ações de Saúde.

Ele destacou que a unidade terá entre 200 e 250 leitos e será "semelhante" ao Hospital Regional do Cariri, entregue a população no último dia 8.

"Em cada microrregião estão sendo implantadas Policlínicas. São no total 21 e 17 centros de especialidades odontológicas", acrescentou. Através da parceria com o Governo Federal, serão instalados 32 Unidades de Pronto Atendimento (Upas), que funcionarão 24 horas, além da universalização do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

Para a instalação do novo hospital regional, Cid lembrou que foi realizada reunião com os gestores municipais para a criação de nova macrorregião. Já existia a macrorregião de Fortaleza, a do Norte do Estado e da Região do Cariri. A nova macrorregião atenderá as regiões do Sertão Central e os Inhamuns, que compreende uma população estimada em 612 mil pessoas.

Os municípios que o HRSC deverá atender são Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

Com o auditório do Centro de Convenções lotado por gestores, coordenadores regionais de saúde, secretários municipais de saúde, vereadores, conselheiros municipais de saúde das cidades que serão atendidas, pelo HRSC, os prefeitos dos cinco municípios que disputam sediar o HRSC fizeram apresentações técnicas. O prefeito de Tauá, Odilon Aguiar depois de apresentar seu município, anunciou que estava desistindo em razão da retirada de Crateús de sua macrorregião. Já o prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior disse contar com apoio de vários municípios que fazem limite com sua cidade para garantir seu município como sede.


ADALMIR PONTE
REPÓRTER DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário