terça-feira, 5 de abril de 2011

Manuel Salviano solicita estudos para implantar gás natural no Cariri

O gás natural, após tratado e processado, é largamente utilizado em indústrias, no comércio, padarias, restaurantes, shopping, hotéis, residências e em veículos.

O deputado federal Manoel Salviano (PSDB) solicitou a Companhia de Gás do Ceará (Cegás) e a Petrobrás estudos sobre a viabilidade para implantação do gás natural na Região do Cariri.

O crescimento da indústria e do comércio, assim como o aquecimento da economia nos seus diferentes ramos, segundo o parlamentar, justificam a inclusão da Região Metropolitana do Cariri no mapa de consumidores de gás natural – um combustível menos poluente e mais acessível aos seus consumidores.

O Ceará tem, atualmente, excedente na produção de gás natural. Logo após ser inaugurado, em 2009, o terminal de regaseificação instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, passou a apresentar um excedente diário do produto de 4.000 m³.

O gás natural, após tratado e processado é largamente utilizado em indústrias, no comércio, padarias, restaurantes, shopping, hotéis, residências e em veículos.

Na indústria, o gás natural é utilizado como combustível para fornecimento de calor, como matéria-prima em vários setores tais como: químicos, petroquímico, metalúrgico, plástico, cerâmico, vidros, farmacêutico, têxtil, borracha e pneus, papel e celulose, fertilizantes, como redutor siderúrgico, na geração de força motriz e eletricidade, mais recentemente em projetos de co-geração de alta eficiência energética.

O gás natural, nas áreas do comércio e serviços, é utilizado em restaurantes, bares, hotéis, hospitais, shoppings e supermercados, substituindo com vantagens o GLP, óleo diesel e a lenha. Em residências, o produto substitui também o GLP.

Leia a matéria na edição desta semana do Jornal do Cariri.

Colaborou: Leo Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário