sexta-feira, 22 de abril de 2011

Prefeito Romulo Carneiro busca apoio em Solonopole para hospital regional em quixadá

Nós estamos nessa campanha, até porque a região de solonópole, prefeito de Solonópole, presidente da Câmara, nós estamos bem mais perto de Solonópole do que propriamente Quixeramobim, a 28 km a mais de Quixadá.

Más dizer aqui que nós estamos combinando com o grande presidente da Câmara que agente vai vim aqui dia 02, pra fazer uma grande audiência aqui na câmara, José Lenilton está aqui junto com agente pra fazer uma grande audiência publica pra o dia 02, o prefeito de quixadá vai vim, pra apresentar os argumentos de quixadá que são muitos, além da aproximidade que eu acho que o importante não é aproximidade, que os critérios esse não é o critério responsável para dar uma credibilidade melhor a nossa população. Critério principal é a vida, salvar vida, é estar sempre prestando um grande serviço. E agente vem apresentar todos os argumentos que quixadá tem pela infra estrutura que quixadá oferece.

Nós somos entre as 10 maiores cidades do estado, a mais próxima da gente é Canindé que hoje é a décima sexta ou a décima sétima cidade. Temos vários equipamentos ligados a saúde, polo universitário, uma faculdade de medicina onde esse hospital iria complementar principalmente essa faculdade, esse polo universitário. Hoje a Faculdade Católica dos 17 cursos 08 são da área de saúde. Eles prestam serviços a 93 municípios do estado, ou seja, o estado tem 184 municípios e lá estudam alunos de 93 municípios do estado e a maioria na área de saúde com eu disse pra você, são oito cursos ligados a saúde.

E esses cursos da faculdade católica, eles foram pra lá porque existiam em 2001, o governo do estado fez, contratou a empresa espanhola e fez o PDR, o Plano de Desenvolvimento Regional. E nesse plano em 2001, disse que o estado merecia de quatro macro. Uma seria a de Fortaleza; outra seria na zona norte; outra na zona sul do estado e a outra no sertão central.

A zona norte ficou Sobral; a zona sul ficou Juazeiro do Norte; e a do sertão central já tinha sido escolhido desde 2001 que seria Quixadá. Isso é um plano diretor de desenvolvimento regional do governo do estado que tá escrito. E foi um dos critérios que a própria faculdade católica de quixadá trouxe pra poder trazer os cursos ligados a saúde. E a partir daí o próprio governo do estado passou a inclementar quixadá, preparar quixadá pra receber esse hospital regional. Levou para lá o Hemocentro regional que atende a 25 cidades; levou o centro de Hipertensão e diabetes; levou o centro regional de doenças renais onde muitos pacientes fazem hemodiálise; levou o aeroporto; o saneamento básico. Não é só saneamento de água e esgoto, não é só saneamento de escorrer água não. É de tratar mesmo. O hospital precisa de um grande saneamento básico pra poder tratar os seus resíduos produzidos no próprio hospital. Então o estado preparou quixadá pra que o hospital só, ele não funciona, ele precisa ter, se o seu filho por exemplo, Deus o livre, ou o filho de alguém sofrer algum acidente e precisar de uma transfusão de sangue. Nós temos um hemocentro lá nas portas do hospital. Se for por outra cidade vizinha que é 47 km, você vai ter ainda que enviar pra cidade vizinha o sangue que é 47 km aumentar mais uns 20 a 30 minutos. E será que seu filho iria ter 20 ou 30 minutos pra poder suportar esse sangue e passar por uma cirurgia.

Se ele precisar fazer uma hemodiálise de urgência, será que ele vai ter que vim pra quixadá, pro centro de referência de doenças renais, pra poder fazer hemodiálise pra depois voltar pro hospital regional. E você sabe que pra fazer hemodiálise, é três dias sim e três dias não. então nós temos toda estrutura. Que voce sabe que hemodialise é dia sime dia não.

Então nós temos toda estrutura portada, colocada até mesmo pelo próprio governo do estado pra ter esse hospital regional. Nós preparamos durante, desde 2001, nesses seis anos pra termos o hospital regional de quixadá e termos essa condição, e isso eu digo hoje paciente precisar ter um transferido com urgência para Fortaleza nos temos um aerporto lá.Hoje já acontece isso, nas campanhas politicas que o governador vai fazer comicio em Quixeramobim, em Solonópole, em Milhã, em Senador Pompeu, ele desce do avião em quixadá e faz o restante de carro. Porque em quixadá ele foi preparado pra fazer uma grande estrutura isso na área de ensino e pesquisa. E na Lei do SUS 8.080/90, de 1990 diz que um hospital de grande porte precisa atender três citérios: um de assitência, o de regulação e principalmente de hospital escola, ou seja, de ensino e pesquisa. E só aonde tem faculdade de medicina, faculdade de Terapia, de Psicologia, de Biomedicina entre vários cursos farmacia, química, e outras faculdades: urca, uva, quirios.

Contamos com Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Banabuiú, Solonópole, fechados com quixadá. Aguardamos ainda Milhã e Senador Pompeu bem como Tauá, Arneiroz, Aiuaba, Parambu onde ja connversamos. Sando-se que as cidades de Deputado Irapuan Pinheiro e Mombaça ficaram pra Iguatú que leva pra Juazeiro do Norte.


Blog de Solonopole-Ceará

Contato: 88-9661-3403 Email: elaniosol@hotmail.com

Acesse: www.solonopole.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário