terça-feira, 18 de janeiro de 2011

SERTÃO CENTRAL Insegurança afeta comércio

Clique para Ampliar

Moradores de Ibicuitinga em frente ao posto de atendimento que continua fechado após assalto em 2010
FOTOS: ALEX PIMENTEL

Arrastões de bandidos em postos bancários do interior em 2010 continuam causando transtornos a moradores

Ibicuitinga. O arrombamento do único posto de atendimento do Banco do Brasil em Ibicuitinga, ocorrido no fim de outubro do ano passado, está causando transtornos e prejuízo econômico para a população desta cidade. O único caixa eletrônico continua desativado.

Os correntistas, mais de dois mil, segundo informações de funcionários, estão sendo obrigados a correr para Morada Nova ou Quixadá, cidades mais próximas. Além do vai-e-vem desagradável, o comércio também está sendo afetado. O movimento caiu e a inadimplência está aumentando, segundo comerciantes.

Alguns comerciantes dizem que as perdas no setor já são superiores a 50%. Para não perderem a clientela, estão sendo obrigados a vender fiado. A velha caderneta, aposentada com a chegada do cartão eletrônico, voltou para cima do balcão.

"É a única forma de evitarmos uma queda ainda maior nas vendas", reclama Francisco Nobre Falcão. Ele e proprietários de mais de 100 pequenos estabelecimentos não entendem o porquê da demora na troca do caixa eletrônico. Se continuar assim, muitos serão obrigados a fecharem as portas.

Aposentados

Quem também está sofrendo com a falta do serviço bancário na cidade com pouco mais de 11 mil habitantes são os aposentados. Para efetuarem o saque do benefício são obrigados a se deslocarem pelo menos 37km, onde funciona o terminal mais próximo, em Morada Nova.

O transporte é muito desconfortável. O ônibus da única linha regular para a cidade vizinha só passa ali por volta das 15 horas. O pau-de-arara é a melhor alternativa. A maioria tem medo das lotações, são mais inseguras. "Já são três meses de sofrimento", reclama a aposentada Maria Elzani Rodrigues.

Situação similar enfrentaram os moradores de Banabuiú, onde o posto do Banco do Brasil também foi atacado. Todavia, o atendimento na boca do caixa é o único serviço que ainda não está sendo prestado.

A unidade de atendimento daquela cidade foi atacada duas vezes no ano passado, em janeiro e julho. Na última delas, os bandidos praticamente destruíram a agência. Apesar dos estragos, a gerência procurou disponibilizar os serviços essenciais o mais rápido possível na cidade.

Em março de 2010 foi o fechamento de uma agência lotérica que causou uma crise econômica em Banabuiú. Conforme levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, a interrupção do serviço, cerca de 30 dias antes, provocou queda de 70% no movimento do comércio local. Pelo menos R$ 260 mil deixaram de circular em razão da paralisação.

O posto do Banco do Brasil foi arrombado um mês antes, em janeiro. A lotérica era a única opção para o pagamento de contas e também recebimento de benefícios. Segundo o último censo do IBGE, o Município possui 17.320 habitantes.

Embora com um número bem menor de moradores, pouco mais de 13 mil, a cidade de Milhã enfrentou o mesmo drama. O posto do Banco do Brasil ficou fechado por aproximadamente 30 dias. Foi o suficiente para os comerciantes amargarem queda nas vendas em mais de 30%. "A clientela fugiu para Solonópole ou Senador Pompeu", explicou o empresário Jakson Pinheiro. A única diferença para as outras cidades atacadas pelos bandidos é a distância, pouco mais de 25km para a agência mais próxima.

O efetivo da Polícia Militar continua o mesmo. Apenas três policiais. A onda de ataques das quadrilhas às agências e postos de autoatendimento do Banco do Brasil no interior no ano passado ainda está assustando os moradores.

A Superintendência do Banco do Brasil no Ceará ainda não definiu quando a população de Ibicuitinga poderá contar novamente com o autoatendimento. O Banco está avaliando a possibilidade de transferir o posto na cidade para um local seguro.

Quanto à unidade de Milhã, o caixa eletrônico parcialmente destruído pelos bandidos voltou a funcionar após 30 dias de paralisação do serviço. Em breve será instalado um novo terminal. Quanto à agência de Banabuiú, também está sendo analisada a transferência para outro local. Em breve todo o serviço será restabelecido, garante.

Acerca do efetivo militar nas unidades policiais destas cidades, o comandante da 2ª Companhia do 1º Batalhão Policial Militar de Quixadá, coronel Geovani Alcoforado, diz que 20 policiais foram destacados para segurança dos Municípios de Banabuiú, Ibicuitinga e Milhã.

O reforço atende ainda Ibaretama, Solonópole e Pedra Branca. Operações de prevenção também estão sendo realizadas com mais frequência na região. A tropa está alerta e cercando toda a área.

O objetivo é evitar surpresas e a ação dos criminosos. Nos últimos dias, auxiliado pelo major Humberto Oliveira, capturou seis assaltantes.

Enquete
Como enfrenta o problema?

"Estamos disponibilizando um espaço para resolver o problema, mas o meu posto de gasolina também está sendo afetado"

Tatiane Barreira Lins
Comerciante

"Estamos sendo obrigados a usar a caderneta de balcão novamente, mesmo correndo o risco de não receber o pagamento"

Francisco Nobre Falcão
Comerciante

MAIS INFORMAÇÕES

Superintendência do Banco do Brasil: (85) 3266.7870
2ª Companhia do 1º Batalhão Policial Militar: (88) 3445.1042

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

Fonte: DN

Outras do Diarário do Nordeste.

  1. Nacional - Sargento da PM é preso em Solonópole - Diário do Nordeste

    14 jan. 2011 ... 14/01/2011 - Sargento da PM é preso em Solonópole · 06/01/2011 - Confirmados nomes dos novos comandantes da PM, PC e Corpo de Bombeiros ...
    diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=309613&modulo=964
  2. Polícia - Capturado sargento que tinha arsenal na residência ...

    14 jan. 2011 ... 14/1/2011. O sargento da Reserva da PM, Antônio Matias Neto, foi preso na manhã de ontem, no Município de Solonópole (a 275Km de Fortaleza) ...
    diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=91721


Nenhum comentário:

Postar um comentário