sábado, 22 de janeiro de 2011

SERTÃO CENTRAL Disputa por Hospital Regional

Clique para Ampliar

Apesar de voltada para a realização de exames, a policlínica de Quixadá em construção poderá ser um empecilho
FOTO: ALEX PIMENTEL

22/1/2011

Prefeitos, lideranças políticas e movimentos populares se articulam na conquista por obra do Governo do Estado

Quixadá. A construção de um dos três hospitais regionais do Governo do Estado no interior do Ceará está provocando uma disputa entre três Municípios. Quixadá, Quixeramobim e Canindé começaram a se articular para receber o empreendimento de assistência à saúde de nível terciário. Abaixoassinados, reuniões e até apelos por emissoras de rádio. Prefeitos, lideranças políticas e comunitárias não medem esforços. As três cidades querem o Hospital de Urgência e Emergência a ser erguido ainda este ano.

O interesse das três cidades não é para menos. O Hospital Regional será de grande porte, assim como o do Cariri e Sobral. Terá atendimento de urgência e emergência, de média e alta complexidade, cirurgia geral, clínica médica, traumatologia, ortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia e mastologia. A estrutura do centro cirúrgico terá quatro salas para procedimentos de médio e grande porte e quatro salas para hospital-dia cirúrgico.

Quixadá partiu na frente pela disputa. Políticos e lideranças comunitárias colheram milhares de assinaturas. Mas, um dos articuladores do movimento, o vereador Wellington Queiroz, vê como empecilho a construção de uma policlínica estadual. Os adversários podem alegar que o Município já é beneficiado. "A estratégia é demonstrar o número de cidades e de habitantes a serem atendidos. Com certeza atendemos o maior número de casos. O nosso hospital não tem capacidade para suportar todos os atendimentos".

O prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, aposta em oito aliados: Milhã, Pedra Branca, Solonópole, Mombaça, Madalena, Boa Viagem, Senador Pompeu e Piquet Carneiro. Em reunião com o governador Cid Gomes, já definiram a criação da macrorregional de Saúde.

Os Municípios da região de Crateús pertencerão à circunscrição de Sobral e os da região de Russas, a Fortaleza. "Além da localização estratégica da cidade, no coração geográfico do Estado, atendendo o maior número de Municípios da região, Quixeramobim está em pleno desenvolvimento", acrescenta.

Em Canindé, representantes dos poderes públicos e movimentos populares se reuniram para traçar estratégias. Os prefeitos de Itatira, José Dival, e de Madalena, Wilson de Pinho, participaram do encontro. A secretária de Saúde de Canindé, Clara Medeiros, garantiu que o Município vai conscientizar as demais regiões sobre a importância da implantação da obra em Canindé, porque facilitará o deslocamento de todas as regiões. As Câmaras Municipais irão realizar audiências para colher assinaturas em defesa da construção do Hospital.

Critérios

Segundo o secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, o governador Cid Gomes se reuniu recentemente com os prefeitos interessados e os gestores dos Municípios aliados. Na ocasião, foram definidos critérios a serem seguidos pelas cidades interessadas em receber o Hospital Regional. O primeiro deles foi a criação de uma macrorregião de saúde no Sertão Central. Atualmente existem apenas três no Estado do Ceará: Capital, Zona Norte e Cariri.

Os Municípios têm até o fim deste mês para apresentarem à Secretaria de Saúde a localização do terreno disponibilizado para construção da obra. Na proposta ainda deverão justificar os motivos pelos quais merecem receber o empreendimento público. Em seguida haverá votação entre os representantes das cidades da região. A reunião final está prevista para a segunda quinzena de fevereiro.

Recursos

96 milhões de reais é o valor estimando do Hospital Regional do Sertão Central. Serão294 leitos, 74 enfermarias, sendo 51 de emergência, 20 de UTI adulta, 15 de cuidados semi-intensivos.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Avenida Almirante
Barroso, 600 - Praia de Iracema,
Fortaleza/ Telefone: (85) 3101.5123

ALEX PIMENTEL / ANT. CARLOS ALVES
COLABORADORES

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário