quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Erico Medeiros faz balanço de trabalhos realizados em Solonopole

Zoonoses – Vacinação anti-rábica que ocorre anualmente e este ano de 2010 foi cancelada. Recebi oficio no dia 14 de outubro de 2010, em que o Ministério da Saúde suspendeu preventivamente a Campanha de Vacinação de Cães e Gatos, porque as vacinas aplicadas nos animais estavam apresentando vários efeitos graves, inclusive morte.


Raiva Humana – No ceará ocorreu o segundo caso de raiva humana e o terceiro do Brasil. Destes três casos, o primeiro em setembro aconteceu na cidade de Chaval. Um rapaz de 26 anos foi mordido por uma cadela que nunca havia sido vacinada, então desenvolveu a doença e veio a óbito. O outro caso aconteceu com um menino de 11 anos, no município de Ipu. O jovem esta internado no hospital São José em Fortaleza. Estão sendo feitas investigações e exames para confirmar o diagnostico da doença, mas todos indícios apontam para a raiva, já que o menino foi mordido por um sagüi, conhecido como soin.


Dengue – Não tivemos nenhum caso humano ate o momento notificado. Os guardas de endemias iniciaram agora o sexto ciclo com previsão de ser encerrado no dia 22 ou 23 de dezembro de 2010. Encontramos apenas um deposito positivo, localizado no centro da cidade. A dengue no município, apresenta índice de infestação media de 0,06% abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde que é de 1%.


Campanha de Chagas – Esse ano foi um pouco prejudicada. Nós não fizemos os 100% do município como estava programado, por motivos de termos feito a parte de leismaniose, que é uma campanha importante para o município, pois o mesmo não tem nenhum dado. Os trabalhos foram divididos da seguinte maneira: duas semanas trabalhávamos a leismaniose e as outras duas semanas a Campanha de Chagas. Mesmo assim, conseguimos fazer 100% da leismaniose e em torno de 60% da doença de chagas. Para 2011 conversei com Antonio Vitorino Có – Supervisor de Endemias, começaremos nestes 30% que ficaram faltando pra fecharmos 100% no ano de 2010.


Confira os resultados:


Resultados de análises de água 2010.doc

Resultados Finais das Endemias e Zoonoses - 2010.doc

Acesse: www.solonopole.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário