segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Detentos estão passando fome famintos na cadeia de Solonopole

Voces confirão pelo texto.

Antonio Elanio – O Repórter do Povo do Blog de Solonópole, recebi a informação de que os detentos da cadeia publica de Solonópole estão passando fome. Estou agora no Destacamento de Policia Militar do Município de Solonópole. E aí pessoal, como está à situação de vocês aqui na cadeia publica?

1 – ta bom não viu, ta ruim. Todo final de semana né, ta sendo esse negocio aqui, que agente passa fome né, a cozinheira num vem, e agente fica aqui a ver navios né. E agente queria uma solução, uma melhoria aqui.

2 – Familiares moram fora.

1 - Agente num quer luxo não, agente só quer comer.

Ai Elanio vamos deixar claro também que esse negocio ai começou gora porque, de primeira quando era o NESTOR, agora SOCORRO, dava o jeito dele, ele vinha ou de um jeito ou doutro, aí entrou essa senhora agora concursada, aí agora não vem no final de semana. Mas ai pros meninos aqui tem famílias longe, distante, ai fica ruim, porque ficam com fome né, não tem como. Agente foi fazer reclamação hoje, aí o sargento pegou e falou que ele não tem nada haver, é com o prefeito aí, é com a prefeitura. Ai agente no tem a quem apelar, só tem a vocês ai. Pedimos essa ajuda a você ai. Ver o que você pode fazer pela gente né.

E outra aí Elanio, sobre esse negocio ai do defensor publico cara, tem várias pessoas aqui que já pagaram a cadeia, ta aqui injusto, que já pagou o que devia, né cara. Queremos que o prefeito veja isso aí. Escute esse apelo que nos estamos fazendo aí. Ver o que ele pode fazer pelos rapazes aqui.

3 – Eu já tô com seis (06) meses aqui e nunca fui nem ouvido né. Conheço nem o fórum aqui.

- ai nesse termo de comida aí, o que vem de casa dos outros aí que tem gente aqui, eu mesmo sou daqui, vem de casa, mas não dar pra dividir pra todos né.

- Agente num tem o que fazer não, agente pede mais uma vez essa ajuda a você ai. E o que nos temos a dizer é isso aí mesmo, sobre essa reclamação aí da comida né, que agente é preso, más é ser humano também né.

- A maioria não mora na cidade.

Antonio Elanio – Certo. Bom ta aí a reclamação, a reinvidicação dos detentos da cadeia publica do município de Solonópole.

Gravação 02

Pode Dizer o nome:

- Ai Elanio, meu nome aqui é Calmacio Diógenes. Diz seu nome aí minha jóia, tudo mundo dar o nome aí.

- Meu nome é Nailson Custodio da Silva

- O meu Alan Carneiro Hilário da Silva

- Roberlanio Moreira Lima

- Tem mais alguém ai, o nome importante.

- Felipe Ferreira Costa.

Pronto. Outra coisa: é, nesse período que vocês estão aqui detidos. Alimentação como está, como tem sido feito alimentação . o tipo de alimentação que vocês tem de manhã, meio-dia, a noite.

- Rapaz, sobre esse ponto tem a merenda que é o cuscuz né, de manhã que já faz bastante tempo que é o cuscuz. Tem o almoço, e a janta. A janta aqui tudo é uma coisa só Elanio nunca muda. E só isso aí mesmo e faço que nem o doido, agente tem que agradecer a Deus. Atento a isso aí né.

A maneira do cozinhar ta boa à qualidade assim o...

- Rapaz isso aí é com vocês aí negada.

- Resposta tom de risos – Tem dia que vem bom, mas tem dia que num vem não, num presta pra nada.

Há questão dos tratos com vocês. Banho de sol, como é que ta? A limpeza?

- Rapaz agente aqui num tem que reclamar não. O banho de sol ta bom, ta sendo tudo ok aí graças a Deus né.

- Agente só tem a reclamar mesmo Elanio só desse ponto aí né cara, no da comida que é o mais importante. Agente tem que reclamar isso aí e outra, é sobre a limpeza macho, pra vim um negocio aí pra gente limpar né, um detergente, uma quiboa né cara, que num ta vindo mais. Elanio o negocio aqui ta embaçado, a cadeia aqui ta precária que, como aqui que você pode ver, era bom que você viesse aqui dentro, olhasse as paredes tirasse retrato. Esgoto aberto nessa cela. Certo. Esgoto aqui. Rato aqui só o que tinha, não tem mais porque os meninos tamparam ali a fossa, mas era GABIRU aqui de todo tamanho, que nem diz o doido, né nem rato, é gabiru mesmo. Certo. Agente pede ate desculpa agente ta falando assim, mas porque agente somos presos, mas nos somos seres humanos, como acabei de falar aí. Quero que você tente aí alguma coisa pra nós, minha jóia. Nós estamos presos num pode fazer nada.

- Tamo pagando o que ta devendo né.

- Agente fala, só leva carão.

Pronto. Ainda na questão que citou aí da defensoria publica. Há mais de seis (06) meses esta detido, e nada de ter advogado, defensor.

- Ô esse rapaz aqui, como é teu nome fie?

- Felipe

- O rapaz pagou a cadeia, ta entendendo Elanio, ainda não saiu por falta de um pedido cara, faz o pedido, o juiz solta cara. O cara já pagou cadeia, ta com dois anos e um mês preso, foi julgado, aí tirou o sexto, já pagou né. Não tem um defensor publico. Agente, eu e ele, não tem condição. Eu não tenho. Esse rapaz aqui também não tem. Vamos esperar por quem? Por Deus? Que acima da lei da terra, ta Deus né Elanio, como você sabe. Certo. Agente queria que o prefeito pudesse escutar isso aí com atenção e refletir. E aqui dentro tem vários pessoas que precisa da ajuda dele.

- Eu já tô com uns dez (10) meses aqui que tô preso. Por causa de um furto. Marca audiência no dia não acontece. Não sei por qual o motivo, nunca vi um advogado. Fui o fórum uma vez logo o promotor conheceu e na minha cara que nem interrogatório não fizesse nada. E aí como é que fica a situação né. Por causa de 155 já dava pra ter pago e sair já né.

- É isso ai minha jóia. A justiça daqui ta muito lenta Elanio, num pode não. O preso tem direito ser ouvido dentro de 90 dias. Tem preso aqui já bastante tempo não foi ouvido não, foi porra nenhuma. Não pode um negocio desse no. Então nós queremos pedir aqui a Justiça de Solonópole que contribua, ajude. Agente errou, já tamo pagando né. Se agente não deve mais nada já pagou, solte. Praque que querem preso. Errar é humano. Quem é que não erra. Só tem a dizer isso aí meu, se os meninos tiver mais alguma coisa pra falar aí. Pode falar negada a hora é essa. Certo. A hora boa é essa daí ó.

- Ah eu quero falar de novo desse esgoto aqui que ta uma coisa horrível Elanio. Certo. Aqui era tudo entupido cara, aqui tudo entupido, nós num tem não o que fazer dentro da cela. Dentro da cela que nós convive oito (08) pessoas aqui dentro dessa cela aqui ó. Mosquito, muriçoca no metro, aí esse negocio aqui ta ruim viu Elanio. Certo.

Mais alguma coisa pessoal ?

- Mais uma coisa dizer minha jóia?

- Nós tem que agradecer a você aí viu Elanio, pela atenção e vai desculpando qualquer coisa da nossa parte.

Bom, ta aí, ouvi o apelo, atenção aqui dos detentos da cadeia publica de Solonópole. Divulgaram o seu nome. Vamos levar ao conhecimento do promotor de justiça do município, Dr Deric Funck Leite, ao Dr. Fabrício Juiz da Comarca de Solonópole, e ao Prefeito Municipal de Solonópole e a Secretaria de Ação Social Dra Julia Neide, Prefeito Dr. Valterno. Todos eles vão saber e na próxima segunda-feira, estamos entrando em contato com todos eles. No fórum de Solonópole, para saber tanto do prefeito, da primeira-dama e secretaria da ação social. XXX O juiz de Solonópole Dr. Fabrício Vasconcelos Mazza e o promotor Dr. Deric Funck Leite. Essa matéria será publicada no Blog de Solonópole, http://www.solonopole.blogspot.com/

Esta entrevista foi realizada as 18h00 de sábado, 22 de janeiro de 2011.

Contato: 88-9661-3403 E-mail: elaniosol@hotmail.com

Acesse: http://www.solonopole.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário