O Jornal do Cariri publica reportagem nesta semana, sobre a volta do debate sobre a criação do Estado do Cariri, que consiste no desmembramento da região do restante do território cearense, tornando-a independente. A nova unidade da federação seria composta por 41 municípios, incluindo as cidades de Iguatu, Orós, Aiuaba, Saboeiro, Catarina, Acopiara, Tauá, Solonópoles e Icó.
Um grupo de simpatizantes da idéia já marcou para o dia 3 de maio de 2011 – data de aniversário da proclamação da República do Cariri, ocorrida em Crato, no ano de 1817-, um ato público em defesa do movimento, que terá a participação de todas as cidades envolvidas.
Nos próximos quatro meses que antecedem o evento, os organizadores vão catalogar números e dados estatísticos para justificar o que eles chamam de “glorioso ideal separatista”.
A coordenação geral da luta pela criação do Estado do Cariri é do professor e dramaturgo cratense, Cacá Araujo. Ele explicou que a idéia não é dividir o Ceará, apenas reorganizar federativamente, com a proposta de fazer com que a região tenha autonomia administrativa e política, no sentido de usufruir plenamente de suas próprias riquezas.
Cacá Araujo disse também que o Ceará é um Estado que, na prática do poder central, “caracteriza-se pela apartação que vitima o Cariri, na desatenção as suas crescentes demandas culturais, econômicas e sociais, além de vergonhoso desprestígio e ou cooptação políticas de suas lideranças”.
Iguatu.Net
Por favou tire essa ideia de querê colocar solonópole nesse novo estado sei muito bem que isso nâo passa de enteireso dos politico de juazeiro do norte e crato que na verdade vâo passar a ter uma foça politica maior e o pessoal de solonópole fica a chupar o dedo já nâo basta
ResponderExcluirSolonópole ter se dividido em trez municipio Milhâ e Irapuâ Pinheiro já mais vou min considera filho do estado do cariri tenha santa paciência
MEU NOME É FRANCISCO DE SOUZA
E-MAIL NEGUINHO_SOLONOPOLE@HOTMAIL.COM