sexta-feira, 23 de outubro de 2009

139 anos de emancipação política de Solonópole

Os moradores de Solonópole estão em festa. Localizado na região do Sertão-Central do Estado, o município comemora neste dia 22 de outubro de 2009, 139 anos de emancipação política.

Com 17.340 habitantes distribuídos numa área territorial de 1.536,16 km².

Solonópole está a 278 km de Fortaleza. É uma cidade pequena, entretanto, saudável, hospitaleira e pacata. Solonópole caminha nos trilhos do desenvolvimento.

O município de Solonópole tem motivos de sobra para comemorar. Hoje, o povo solonopolense tem melhores condições de vida e quem conhece e ande pelas ruas da cidade percebem a diferença.

O prefeito Dr. Antonio Valterno Nogueira Pinheiro se destaca como um dos melhores gestores do sertão-central. Suas ações estão em todos os setores da gestão municipal. A marca da administração “Nossa terra nossa vida” é observada na zona rural do município.

Em cada iniciativa, obra realizada, projeto ou foco a melhoria da qualidade de vida da população. Obras de infra-estrutura, projetos educacionais, programas sociais, serviços de saúde, estão sendo ampliados e cada vez mais fortalecidos.

No setor de infra-estrutura, a população comemora importantes avanços. Pavimentação de ruas, recuperação de estradas, são iniciativas que se destacam entre as realizações apresentadas nestes 09 meses e 22 dias de administração do prefeito Dr. Valterno Pinheiro.

Os setores de saúde e educação caminham com sucesso. A ação social valoriza e apóia projetos importantes. A administração “Nossa terra nossa vida” do prefeito Dr Valterno conta com consultórios, equipamentos com raio X e cadeiras odontológicas, onde o THD pode auxiliar o odontologo com maior eficiência. O município possui uma excelente cobertura pelas equipes do Programa Saúde da Família e Saúde Bucal.

Os idosos também são prioridades na gestão atual.

Ressaltam-se, também, o apoio as atividades culturais e artísticas. O aniversario do município é com festa popular, atividades esportivas e ações de cidadania entre outras iniciativas.

Educação e ensino de qualidade fazem à diferença. No municipio, todos os alunos em idade escolar estão em sala de aula. A prefeitura garante transporte de alunos, e merenda nutritiva. O equipamento garante ainda, uma moderna biblioteca. Recuperação e manutenção de escolas são outras ações. Honrando compromisso como também pagamento dos funcionalismo publico e dos fornecedores em dias.

Na saúde, a prefeitura garante assistência medica e hospitalar, programas de saúde bucal, atendimento as crianças, a mulher e ao idoso com programas de combate a hipertensão, vacinação. As endemias também são combatidas e programas de combate a dengue são prioridades, alem de conseguir dois novos veículos corsa classic 0 km para atender os anseios da população. Destaque ainda com o Programa Saúde no Quarteirão, pioneirismo no Estado, onde todos os profissionais de saúde vão de casa a casa visitar e atender a comunidade em geral, com diversas ações.

No social, a prefeitura mantem o em funcionamento a casa de apoio em Fortaleza, ainda funcinamo-nos com profissionais nas áreas de assistência social, psicologia e fonoaudiologia, atendendo a população de baixa renda. Há também um grupo de idosos, brinquedoteca e o peti.

Outro destaque é que as competências familiares também são trabalhadas. A casa do cidadão é outro equipamento social que valoriza o cidadão.


Reportagem: Antonio Elanio & Veris Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário