terça-feira, 25 de agosto de 2009

Prefeito de Quixadá garante apoio ao campus da UFC


A Prefeitura de Quixadá dará o apoio necessário aos estudantes daquele município que se preparam para as provas do vestibular da UFC, cuja primeira etapa será realizada dia 15 de novembro.

A garantia foi dada pelo Prefeito da cidade, Rômulo Carneiro, ao ser recebido em audiência pelo Reitor Jesualdo Farias, na manhã de segunda-feira (24).

Na ocasião, diversos temas relativos ao Campus de Quixadá foram discutidos, entre eles o abastecimento de água, rede de telefonia fixa e sinal para internet. Quando a Universidade se instala numa região, toma a iniciativa de se aproximar do poder público e do setor privado, explicou o Reitor, citando como exemplos os convênios firmados com as prefeituras de Juazeiro do Norte e Barbalha, em março deste ano.

Uma ação urgente que necessita do apoio da Prefeitura é facilitar o acesso dos alunos à internet, a fim de que possam fazer o pedido de isenção do pagamento da taxa do vestibular.

A solicitação, cujo prazo se encerra dia 28 deste mês, só pode ser feita por meio eletrônico e muitos estudantes não dispõem de computador, observou o Prof. Ciro Nogueira Filho, Diretor do Campus de Quixadá.

O Prefeito assegurou que disponibilizará um funcionário e uma máquina, na Secretaria de Educação, para este fim. A Prefeitura irá colaborar, também, convocando os estudantes do município com o apoio de sua Secretaria de Comunicação e cedendo espaço para que professores possam reunir-se com eles e transmitir informações sobre a metodologia das provas do vestibular.

Resolvidos os impasses relativos à construção do Campus, no bairro Cedro, há grande possibilidade de que as obras sejam reiniciadas em setembro próximo. Eram pendências junto ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Com relação ao abastecimento de água, a solução poderá vir através de uma adutora a ser alimentada pelo açude do Cedro, como apontou o Prefeito Rômulo Carneiro. Para tratar do assunto, ele agendará encontro com a direção da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), no qual deverá estar acompanhado por representantes da UFC.

Em Quixadá, a partir de 2010, passarão a funcionar os cursos de Engenharia de Software e Rede de Computadores, o que agregará 150 aos já 120 estudantes atuais do Curso de Sistema de Informações.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331 / 3366 7330).
Por Antonio Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário