segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cid Gomes visita obra do trecho Solonopole-Banabuiú

Governador concede entrevista ao Repórter do Povo Antonio Elanio.

Entrevista realizada com excelentíssimo Sr. Governador do Estado do Ceará, Dr. Cid Ferreira Gomes, na última quinta-feira às 10h45 da manhã nas dependências da firma Terra Brás na cidade de Solonópole, no Sertão Central do Estado do Ceará.

Antonio Elanio – Qual motivo da vinda do governador do estado a Solonópole?

Cid Ferreira Gomes – Eu vim ver a obra aqui, vim por cima e ai vou fazer agora por baixo, vamos ver se agente bota o maçarico ai nessa construtora, pra ver se ela apressa essa obra.

Antonio Elanio – Dr. qual a previsão da obra, da CE que liga Solonópole-Banabuiú, continuação pra Nova Floresta no município de Jaguaribe até Orós, e também Solonópole-Quixelô praIguatú ?

Cid Ferreira Gomes – bom, eu vim agora ver esse trecho que já esta em obra, o trecho Solonópole-Banabuiú.
Vou ver com eles qual é o cronograma deles, to vendo que isso tem que ser feito ate o fim do ano.
Outros trechos, os dois outros trechos, daqui até Orós e de Solonópole, la de Nova Floresta ate Quixelô, vão, estão previsto pra ser licitado agora em setembro, tão logo seja licitado, agente inicia a obra.

Antonio Elanio – Dr. Cid Ferreira Gomes na questão segurança publica, são anunciados delegacias pra região. Uma pra Jaguaretama e uma pra Solonópole. Como esta o andamento do município de Solonópole, Dr. Governador do Estado do Ceara?

Cid Ferreira Gomes – Bom, agente esta, só tem delegacias em 42 municípios do interior. Estamos levando pra mais 50 municípios.

Aqui na região as que estão pra licitar, já estamos executando cerca de 20, estão pra licitar mais 15. Nessas 15 vai tá, como você falou Jaguaretama e, Jaguaruana, se não me engano. São essas duas cidades que estão nessas 15. E ainda vamos decidir mais 15 ate o fim do mandato.

Antonio Elanio - Tem a questão do ronda do quarteirão, no interior seria possível uma ronda no interior?

Cid Ferreira Gomes – Bom estamos levando pro interior. Agora estamos começando por etapa. Estamos levando agora para cidades que tem mais de 80 mil habitantes. E ai nesses já com esse concurso agora que foi feito pra 02 mil soldados, pra gente implantar o ronda, temos que ampliar os quadros da policia pelo ronda. Eu quero botar mais policiais e os novos policiais estão sendo enquadrado no programa ronda do quarteirão. Então com este concurso de 02 mil soldados nós estamos estendendo pra toda região metropolitana, são mais: Maranguape-pacatuba-itaitinga, horizonte, pacajus, chorozinho, são Gonçalo do Amarante, Euzébio, aquiraz, cascavel, pindoretama. E estamos levando também pro interior.

Já implantamos em Juazeiro do Norte e Sobral, são as duas maiores cidades do interior. Será implantada ainda em Itapipoca e Canindé, Crateús, Quixadá, Crato, Iguatú e Barbalha.

Vai ter outra etapa com os municípios com mais de 50 mil. Nós já autorizar iniciar mais um concurso pra mais 02 mil policiais, pra cidades que tem mais de 50 mil habitantes.
Nas cidades que tem menos de 50 mil habitantes, acho que é o caso aqui de Solonópole, nós estamos propondo parceria com os municípios pra implantação. Vamos fazer um reforço, vamos comprar mais viaturas pra policia e aumentar o contingente com este novo concurso que 02 mil não vai precisar pra essas cidades com mais de 50 mil habitantes. Vamos ampliar o contingente. Estamos também propondo parcerias com o município na implantação de guardas municipais onde o município, por exemplo, colocam 15 guardas, o estado repassa o recurso pra ele contratar mais 15 guardas. Dessa forma agente vai ampliando ai a quantidade de pessoas preocupadas e procurando ajudar na questão da segurança.


Segundo o Governador – nos últimos 10 dias do mês de julho era par ter tirado pra ter um descanso. Pois também sou filho de deus. Não estou indo ao gabinete, mas esta fazendo o que gosta. Nada me dar mais prazer do que visitar as obras, ver as coisas acontecendo, cumprimentar e abraçar as pessoas e poder de alguma forma contribuir para agilizar a execução dessas obras. Estando em solonopole empenhado vendo para abrir outra frente. Pois a obra começou de Solonópole-Banabuiú, quem sabe as duas se encontrarão no distrito de Cangati no município de solonopole.
Estamos concluindo os projetos de engenharia e a informação do der (departamento de estradas e rodagens), me deu é que em setembro agente já deve licitar. Uma dessas obras será anunciada pelo banco interamericano e ai agente depende da aprovação desse projeto também.
O outro trecho que vai ate Quixelô, ele terá um financiamento parcial, porque a rigor é uma BR 122, embora vá ser feita pelo estado, mas esta prevista no orçamento da união um recurso, que se deus quiser agente licita as duas. Isso quer dizer, lançar os editais para que as construtoras apresentem projetos e iniciar e tão logo se conclua o processo licitatório.

Do Distrito de Cangati foi para o trecho da cidade de Piquet Carneiro a zorra, depois Mombaça ate São Gonçalo do Umari, depois volta em direção a serra do Baturite, onde estamos fazendo uma estrada que liga pai João, Mulungu, Aratuba, ate cruzeta. Depois um pouquinho a esquerda esta sendo feito a estrada da BR-020 ate a sede do município de Paramoti.

Antonio Elanio – Dr. Cid Ferreira Gomes almoço com Dr. Valterno?

Cid Ferreira Gomes – Rs...Rs...Rs...Muito bem, eu saindo aqui de Solonópole, me despedindo aqui do Distrito de Cangati, vou a Piquet carneiro e depois a Mombaça, depois Aratuba, Mulungu, Paramoti.
Quero agradecer aqui a receptividade do povo de Cangati, que me receberam muito bem, com muito carinho, e agradecer também ao prefeito, que ate me convidou pra almoçar, mas como agente tem que correr o globo, correr os trechos, vou agradecer o convite, agradecendo a ele atenção, o carinho e vai ficar pra outra vez agente almoçar aqui, comer um peixe, comer um Cangati aqui no Cangati de outra vez.

Antonio Elanio – Muito obrigado?

Cid Ferreira Gomes – Obrigado a você.

Dr. Sidrão - Engenheiro DER (Departamento de Estradas e Rodagens) a Serviço da TerraBrás.
Uma previsão de iniciar o asfalto no mês de setembro, que já estamos com 04 km de sub-base.
Sub-base é um tipo de serviço que é feito pra receber o asfalto. Então em setembro estaremos começando o asfalto como o Governador falou. Se for autorizada outra frente de serviço, em março, abril esta obra estará concluída.

Confira as fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário