quinta-feira, 13 de agosto de 2009

No reino de Pipoquinha

Revelado há um ano, o jovem baixista Michael David, o Pipoquinha, faz seu primeiro show solo hoje, no CCBNB

Na banda de Jefferson Gonçalves, só dá ele. Pelo menos quando o show é por aqui, como o que o gaitista carioca fará sábado, no IV Fórum Harmônicas Brasil, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar. Pipoquinha, como é chamado no meio musical o baixista Michael David, 13 anos, chegou a tocar com Jefferson até mesmo no Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras, um dos mais prestigiados do País. Em agosto do ano passado, participou ainda do I Festival Cover Baixo, no Sesc Senac Iracema, e ganhou bolsa de estudos do Conservatório Alberto Nepomuceno, além dos patrocínios da De Oliveira Baixos, da FG Cordas e da Fundação Beto Studart. De Limoeiro do Norte, tendo vivido "muito tempo" em Solonópole, e há dois anos morando no bairro do Itaperi, Pipoquinha já acumula alguns momentos de fama: o maior deles, talvez, a participação no Domingão do Faustão, da Rede Globo. Hoje, no Centro Cultural Banco do Nordeste, ele estará fazendo seu primeiro show solo.

A herança do apelido vem da mesma origem do gosto musical: o pai, Elisvan Silva, baixista do cantor de forró Vicente Nery, e conhecido como Pipoca. "Desde criancinha, o Michael demonstra gosto pela música. Ele começou com nove anos e meio, tocando violão. Aos 10, estava no baixo. Tudo natural, ele é que pediu, viu, tentou fazer", conta. Pipoquinha confirma e diz que está sendo tudo massa, ainda mais agora com o primeiro show individual. "A expectativa está grande, mas vai dar tudo certo", diz com a confiança de quem já acumula ainda três participações na Feira da Música do Ceará, além de participações ao lado de baixistas como Arthur Maia e Nélio Costa (inclusive no Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga) todos incentivadores do garoto, que diz estar "levando" também os estudos da sexta série. Mesmo que as dificuldades financeiras sejam pouco incentivadoras. "Estou buscando patrocínio para ir à Expo Music, em São Paulo".

Assim, está tudo pronto para as apresentações em que Pipoquinha pretende mostrar sua dedicação ao baixo de seis cordas. "Faço a base, com o Nélio Costa", diz, anunciando também a companhia de Tiago Almeida (teclado), Paulo Henrique (bateria), Cainã Cavalcante (guitarra), Ricardo (trompete), além das participações especiais de Miquéias dos Santos (baixo), Jefferson Gonçalves (gaita) e Edson Távora Filho (piano). No repertório, temas próprios como o funk "Rei Arthur", a fusion "Limoeiro" e o samba "Pipoqueiro", além de releituras de Jefferson, Nico Assumpção, Tom Jobim. Para quem, do jeito que dá, não pára de incrementar sua musicalidade, em torno de jazz, funk, ritmos brasileiros e latino-americanos, estamos apenas no começo de um longo reinado.

Mais informações:
Shows do baixista Pipoquinha, hoje, às 12h e 18h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Floriano Peixoto, 941, Centro). Grátis. Participação no show de Jefferson Gonçalves, no Fórum Harmônicas Brasil 2009. Sábado, 21h, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar. Ingresso: R$ 20,00 e R$ 10, (meia).

Fonte: Diario on line

Avol

Nenhum comentário:

Postar um comentário