segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Jaguaretama-CE: justiça cassa mandato de prefeito e vice

O prefeito de Jaguaretama, Afonso Cunha Saldanha (PMDB), conhecido como Bena, foi cassado ontem, sexta feira 18, após acusação de conseguir votos com a construção de um açude na casa de um eleitor. A obra foi construída com um trator de propriedade do prefeito. A acusação foi feita pela coligação adversária "Jaguaretama não pode parar".

O prefeito Bena, de acordo com o documento da sentença, disse que seu trator foi alugado sem o seu conhecimento. Ele argumentou só saber do aluguel do equipamento quando a pessoa que o alugara veio pagar pelas horas utilizadas na construção do açude. De acordo com Bena, o pagamento foi feito em dinheiro, por isso não houve transação bancária que comprove o que ele diz.

A juíza da 72ª eleitoral, Carla Susiany, optou por cassar o mandato do prefeito. O mandado judicial foi concedido ontem. A avaliação da juíza é de que houve forma ilícita de conseguir votos, o que justifica a cassação do diploma eleitoral tanto do prefeito como do vice-prefeito. Além da cassação, ela também condena o prefeito ao pagamento de multa de R$ 10 mil e determina a convocação de que novas eleições.

A reportagem tentou localizar a juíza Carla Susiany. Segundo o secretário do fórum de Jaguaretama, a juíza estava em audiência e não poderia atender . Até o fechamento da matéria, não houve retorno dela. O prefeito Afonso Cunha não se encontrava em sua residência, nem na Prefeitura. De acordo com um funcionário do hotel de sua propriedade, ele estava na estrada a caminho de Fortaleza, e por isso seu celular estava fora de área.

Fontes: Blog Notícias do Vale (O Povo Online)

*********************************************
Publicada por Tonny Nascimento. em 20:05:00 em 19/set/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário