quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Aberta Semana da Pátria

SERTÃO CENTRAL

A Semana da Pátria no município de Quixadá foi aberta ontem, com uma programação especial. Até a próxima segunda-feira, haverá desfiles em vários bairros da cidade (Foto: Alex Pimentel)
Tradição repetirá homenagens ao Dia da Independência com desfile nos bairros e distritos do Sertão Central.

Quixadá - Concentração de escolas, formatura a pé-firme de tropas da Polícia Militar e Tiro de Guerra, hasteamento do pavilhão nacional e execução dos hinos Nacional e da Independência. Oficialmente, foi aberta, na manhã de ontem, a Semana da Pátria, no Centro de Quixadá. Até a próxima segunda-feira, haverá desfiles em praticamente todos os bairros e distritos do município. No dia 7 de Setembro, a tradicional marcha oficial deverá mobilizar pelo menos 10 mil alunos na principal avenida da cidade.

Pelo 13° ano consecutivo, a população de Quixadá repetirá o ritual. No ápice da comemoração, a Avenida Plácido Castelo estará lotada. O desfile tem início previsto para as 18 horas. O coordenador da parada cívica, Antônio Sérgio Bacelar Barbosa, confirma a participação de 20 representações oficiais. Cerca de 14 mil estudantes participarão dos desfiles em Quixadá.

Estrutura

A Motocedro, primeira empresa a integrar o desfile, encerra as homenagens na cidade. Bacelar ainda explicou haver esforços da Prefeitura para disponibilizar estrutura de arquibancadas juntamente com as grades de contenção. Este ano o público de Quixadá poderá assistir o espetáculo sentado.

Espírito patriótico, é como os estudantes definem a participação no desfile. Ao invés de curtir o fim de semana prolongado, Hérica Ribeiro pretende entrar na festa marchando na avenida. Para a estudante do Ensino Fundamental da Escola Padre José Vicente, até o término das aulas com certeza ainda virão muitos feriados, mas a oportunidade de participar da comemoração da Independência só acontece uma vez no ano. "Poder demonstrar o amor à nossa pátria, esse exemplo deve ser seguido por todos", acrescenta.

Momento histórico

A colega Sara da Silva e o recruta do Exército, Francisco Sobrinho Filho, pensam o mesmo. Para ela, é dignificante poder partilhar esse momento histórico. Cumprindo sua obrigação com o Serviço Militar no Tiro de Guerra de Quixadá, o soldado pretende seguir o ofício. Além de se identificar com a corporação, é fascinado pela farda. Pela primeira vez, Francisco Sobrinho terá a honra de prestar continência à bandeira de sua Nação diante do seu povo.

No município vizinho, em Quixeramobim, o Grupamento do Corpo de Bombeiros será uma das principais atrações. Além da sirene, a cor dos veículos chama a atenção de qualquer um. A Secretaria de Esportes e Juventude (Sejuvi), também promete surpreender o público. No ano passado, eles apresentaram um número de Hip-Hop. A abertura do desfile está prevista para o início da manhã, às 7h30. De acordo com a supervisora da Secretaria Municipal de Educação, Marciana Pinheiro, 33 instituições deverão participar do evento. Do desfile, devem participar 20 mil aluno em Quixeramboim.

Concentração no Paço Municipal e nos outros 11 pólos educacionais. É dessa forma que a cidade de Boa Viagem pretende celebrar o encerramento da Semana da Pátria e o Dia da Independência na cidade.

Projeto

A secretária de Educação, professora Lucirene Castelo Branco Araújo, explicou ter sido essa a maneira encontrada para exaltar a importante data histórica nacional na culminância do projeto "Acontecimentos que marcaram o País", desenvolvido em todas as 148 escolas do município. Atividades esportivas complementam a programação.

Em praticamente todas as cidade do Sertão Central haverá comemoração. Solonópole é um exemplo. Além de desfile nos distritos, escolas da sede fazem apresentações culturais, artísticas e educativas no Ginásio Poliesportivo José Atualpa Pinheiro. As cidade de Banabuiú, Choró, Ibaretama, Madalena, Milhã, Mombaça, Pedra Branca e Senador Pompeu integram a macrorregião.

ENQUETE

Qual a importância da Independência do Brasil para você?

Francisco das Chagas Sobrinho Filho
18 ANOS
É dignificante poder participar da recordação desse momento que fez parte da história do nosso País

Sara Castelo da Silva
14 ANOS
Estudante
São coisas assim que fazem a gente sentir orgulho de ser brasileiro. Aprendi a amar o meu País

Mais informações
Secretaria de Educação de Quixadá
(88) 3412.4053 / (88) 3414.6845
Secretaria de Ed. de Quixeramobim
(88) 3441. 1319 / (88) 3441. 1343

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário