segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Solonópole participa do V Encontro Estadual dos Coordenadores Municipais da Política de Alimentação e Nutrição do SUS


Nos dias 13 e 14 de Setembro, na capital do Estado, realizou-se este encontro de grande importância para o melhor desenvolvimento das ações de Alimentação e Nutrição nos municípios, com organização do Núcleo de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde onde está inserida a Coordenação Estadual desta Política. Solonópole foi representado pela sua Nutricionista Cecília Moreira Lobo.

Estavam presentes os Coordenadores Municipais e os Representantes da 1ª a 8ª CRES (Célula Regional de Saúde), para que as discussões fossem a nível local, mas também regional e macroregional, foram avaliados o SISVAN WEB, Programa de suplementação de Vitamina A e ferro, Promoção da Alimentação Saudável, e ENPACS – Estratégia de Promoção da Alimentação Complementar Saudável.


A Coordenadora Estadual da Política de Alimentação e Nutrição, Dra. Luisa Oliveira apresentou o Guia Alimentar para a população Brasileira, publicação do Ministério da Saúde pioneira no mundo, poucos países possuem um guia nacional para alimentação saudável e o nosso guia é de grande valia para orientar trabalhos de Promoção da alimentação saudável.

Além dos assuntos exclusivos da área de atuação dos Nutricionistas, foram convidadas Mônica Santos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado para repassar informações sobre o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e Programa do Leite; e Silvana Crispim da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado com relevantes informações sobre o Programa Bolsa Família.

Foi dado o primeiro passo para o diagnóstico das Ações de Alimentação e Nutrição no SUS, para o planejamento da implantação destas ações pelos Coordenadores Municipais com o apoio das respectivas CRES.

Por: Cecília Moreira Lobo – Nutricionista da Secretaria de Saúde do Município

Fonte: PMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário