segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Juazeiro do Norte e Iguatu sediarão eventos sobre direitos da criança

Eventos reunirão educadores, ONGs e técnicos das áreas de assistência social e saúde

Os municípios de Juazeiro do Norte, a 565 km de Fortaleza, e Iguatu, a 380 km da Capital, sediarão, na próxima semana, duas novas edições da série de Seminários Regionais sobre Promoção, Defesa e Controle Social dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os eventos, coordenados pelo procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, são promovidos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc), e abertos a educadores, técnicos das áreas de assistência social e saúde e representantes de entidades não governamentais com atuação na área.

O seminário em Juazeiro do Norte ocorrerá na terça-feira, dia 22, e na quarta-feira, dia 23. As atividades do primeiro dia ocorrerão no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que fica na Rua Tabelião João Machado, 195 – A – bairro Santa Tereza, e serão voltadas especificamente para os educadores das redes estadual e de 28 municípios da região do Cariri, tratando do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca).

Já o segundo dia será sediado no auditório da Faculdade Leão Sampaio (Av. Leão Sampaio, km 03, Lagoa Seca) e abordará o sistema de garantia de direitos e a defesa do conjunto de direitos da criança e do adolescente, quando será aberto a, além dos educadores, técnicos e interessados dos segmentos de saúde, assistência social e ONGs.

Em Iguatu, o seminário ocorrerá na quinta-feira, dia 24, e na sexta-feira, dia 25, na sede da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 16), da Seduc, que fica na Rua 13 de Maio, 55, bairro Planalto.

O evento reunirá representantes de 28 municípios do centro-sul cearense, organizado com o mesmo formato e programação do seminário de Juazeiro do Norte (primeiro dia voltado aos educadores e segundo dia aberto aos demais interessados).

“Com estes seminários, estamos formando melhor importantes atores sociais para exigir e fortalecer políticas públicas em favor das crianças e adolescentes de todo o nosso Estado”, afirma Antonio de Oliveira Lima.

Ele informa que os quatro seminários já realizados (em Sobral e em Itapipoca, no final de janeiro, e em Quixadá e Crateús no início de fevereiro) capacitaram cerca de 870 participantes. O procurador ressalta que a série de eventos será encerrada em Fortaleza, no final de março. “Nossa expectativa, até lá, é reunir mais de 1.600 participantes”, estima.

“A intenção é possibilitar a formação de uma rede de atores sociais capaz de contribuir na formulação, no acompanhamento, na execução e na cobrança de políticas públicas em todo o Estado.

Com um público devidamente informado, teremos maior garantia de que o poder público torne realidade a absoluta prioridade que a Constituição Federal manda conferir às crianças e adolescentes”, avalia.

Municipios convidados

22 e 23/Fev – Juazeiro do Norte Crede 18 – Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Crato, Nova Olinda, Potengi, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas. Crede 19 – Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Granjeiro e Jardim. Crede 20 – Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Missão Velha, Milagres, Penaforte e Porteiras.

24 e 25/Fev – Iguatu Crede 11 – Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Pereiro e Potiretama. Crede 14 – Dep. Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Sen. Pompeu e Solonópole. Crede 16 – Acopiara, Cariús, Catarina, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô. Crede 17 – Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Umari e Várzea Alegre.

Fonte: PRT

Direitoce

Nenhum comentário:

Postar um comentário