quarta-feira, 11 de março de 2009

Governo Itinerante garante benefícios à população do Sertão Central

10/03/2009 17:50
— registrado em:
Cid Gomes anunciou ações na áreas da educação, ação social, desenvolvimento agrário e meio ambiente.

Governador Cid Gomes durante o Governo Itinerante, em Solonópole. Foto: Queiroz Neto
“Há regiões do Estado que tem mais dificuldade de acesso as sedes do Governo que ficam na Capital”. A afirmação do governador Cid Gomes justificou a instalação do itinerante “Governo do Ceará na Minha Cidade””, no município de Solonópole, na região Sertão Central. No município, Cid Gomes anunciou ações na áreas da educação, ação social, desenvolvimento agrário e meio ambiente que deverão beneficiar os diversos municípios que compõem a região. “Nosso compromisso é fazer um governo sintonizado com os anseios da população”, afirmou. Durante a solenidade, o governador e os secretários responderam questões feitas pela população, em uma audiência pública que tratou do tema “Agricultura, emprego e renda”.

Entre os destaques, a construção da Rodovia Padre Cícero, que teve as obras iniciadas no último mês de dezembro e que na avaliação do governador, além de reduzir distâncias vai integrar os municípios da região com o resto do Ceará. A estrada terá 50 quilômetros e está orçada em R$ 26,6 milhões. Cid também sinalizou o interesse em construir o trecho que ligará Solonópole ao município de Orós, no Centro-Sul. Além do debate com a população, o governador ressaltou a importância do fortalecimento das relações da sociedade com os gestores públicos e a oportunidade dos secretários de conhecerem de perto os problemas de suas áreas em cada uma das regiões do Estado. “Uma coisa é o prefeito ir até o secretário da saúde pedir recursos para o município. Outra coisa é o secretário vir aqui e conhecer as necessidades da saúde do município”, sintetizou Cid.

Na área da cultura, o município de Senador Pompeu foi beneficiado com a doação de 3.500 livros, através do projeto Biblioteca Cidadã. No esporte, foram entregues os diplomas de capacitação esportiva aos concludentes dos cursos de arbitragem e formação técnica, ofertados pela Secretaria do Esporte. Os cursos nas modalidades de futsal, vôlei, atletismo, basquete e futebol de campo já capacitaram aproximadamente 4 mil pessoas em todo o estado. Os prefeitos dos municípios de Solonópole, Senador Pompeu e Irapuan Pinheiro assinaram o termo de adesão ao programa Criando Oportunidades. O objetivo do programa é ampliar a oportunidade de trabalho com qualificação profissional da população do Interior do Estado. Já os municípios de Boa Viagem e Canindé aderiram ao programa da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Primeiro Passo. Nesses municípios serão formadas turmas de 25 alunos para receberem um bolsa de estudos e um curso profissionalizante na área a ser escolhida pelo município. Para as comuniadades rurais de Quixeramobim foram liberadas ações do Projeto São José, como a entrega de tratores para mecanização agrícola da região. Na aquisição dos equipamentos foram investidos R$ 174 mil e serão beneficiadas 188 famílias. Como forma de fortalecer a produção de leite no sertão, foram entregues seis tanques de resfriamento de leite para produtores locais. Foram entregues ainda kits de higienização e de inseminação artificial para as comunidades agrícolas do sertão central. Em Acopiara, a secretária da Educação Izolda Cela, inaugurou a Escola Estadual de Educação Profissional, Alfredo Nunes de Melo. Na unidade serão ofertados cursos na área de informática e enfermagem. Até 2010 está prevista a implantação de 100 escolas de ensino profissionalizante no Ceará.

Serviços
Um dos projetos do Governo do Estado que mais tem se destacado para a população do Interior é o Programa de Habilitação Popular. A meta do Governo é emitir até o final do ano 25 mil documentos gratuitamente para a população de baixa renda. Na ocasião foram entregues os certificados de ingresso no Programa aos 266 inscritos do município. Além da habilitação, o Departamento Estadual de Trânsito ofereceu palestras sobre educação no trânsito. O Caminhão do Cidadão e a Unidade Móvel da Secretaria da Segurança Pública emitiram carteiras de identidade e folha corrida. Serviços de corte de cabelo, medição de glicemia, verificação de pressão arterial, recebimento de queixas e reclamações foram oferecidos durante todo o dia.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
Priscila Teixeira (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)

Nenhum comentário:

Postar um comentário