sexta-feira, 20 de março de 2009

Atendimento a população gratuita

Em virtude do Projeto "Governo do Ceará na Minha Cidade", quando o governador Cid Gomes e vários dos secretários de Estado estiveram no Município de Solonópole para aprovar projeto e ouvir a população sobre os problemas da região do sertão central, a Secretaria de Saúde de Solonópole sob a orientação da secretária de saúde Margarete Pinheiro, acessorada pelas respectivas coordenações e com o apoio do Sr. Prefeito Municipal Dr. Valterno Pinheiro, e da 8ª CRES tendo a frente a Dra. Benedita de Oliveira, e as técnicas da SESA Jocasta e Célia, organizou e executou as diversas atividades ambulatoriais e ações preventivas no dia 10 de março de 2009. Dentre as ações destacamos a verificação da pressão arterial e da glicemia capilar (para a detecção da hipertensão e diabetes); consultas de médicos e enfermeiros; vacinação de adolescentes e adultos contra a hepatite do tipo B, tétano, difteria, sarampo e rubéola; avaliação nutricional por nutricionista, exame para detecção do câncer bucal realizado por cirurgiões-dentistas e orientações sobre a higiene bucal realizado pelas ACD; orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos; orientação sobre o uso de fitoterápicos por profissional farmacêutica; orientação sobre as doenças posturais e como evitá-las proferidas pelas fisioterapêutas; orientação sobre como combater o mosquito da dengue nos domicílios e demonstração do ciclo do aedes aegypti, etc. No total foram 1015 (mil e quinze)atendimentos ambulatoriais e mais de 700 (setecentas) pessoas orientadas para a promoção da saúde individual e coletivas através do profissionais que realizaram palestras e distribuição de panfletos.
Os trabalhos decorreram das 08 horas da manhã até as 04 horas da tarde e envolveram os profissionais da Secretaria de Saúde de Solonópole com o apoio técnico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará - SESA, e da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde - CRES.
O Dr. João Ananias de Vasconcelos, Secretário de Saúde do Estado do Ceará, visitou algumas das unidades de saúde do municípios, inclusive o CEO - Centro de Especialidades Odontológicas de Solonópole, onde ficou satisfeito com a organização e a qualidade oferecida no atendimento à população, e o Hospital e Maternidade Maria Suelly Nogueira Pinheiro, que está em reforma desde o mês de dezembro, parabenizando a administração municipal pela realização e prometendo buscar recursos para ajudar a equipar aquela unidade.
A Secretaria de Saúde e o Prefeito Municipal agradecem a todos os profissionais pela organização e execução do evento e a população pela presença prestigiando o árduo trabalho da administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário