sábado, 28 de março de 2009

Experiência: Prevenção e Educação na Saúde Bucal de Solonópole

Introdução:
É um projeto de educação em Saúde Bucal chamado SORRIA SOL no Município de Solonópole – CE, localizada no Sertão Central do estado.Usamos um novo método de ação com o publico: montamos uma tenda alocada no centro da cidade de Solonópole em dia de feira livre para que todos tivessem acesso, incluindo os moradores dos distritos do município, foram realizadas palestras através de 05 mesas demonstrativas com temas de higiene bucal, prevenção do câncer bucal, saúde bucal das gestantes e do bebê, saúde bucal do idoso e prótese dentaria. Ressaltamos que em cada mesa há um cirurgião-dentista com uma atendente de consultório dentário (ACD) e um agente comunitário de saúde (ACS) que abordam o tema específico da mesa e realizam as demonstrações pertinentes a cada assunto, e que ao final das palestras todos os participantes recebem um kit contendo uma escova dentária e um creme dental. O evento tem a participação dos diversos setores como as escolas, creches, associações e o povo em geral do município, já que não é uma ação específica para criança e sim para todos pelos temas abordados.
Metodologia:
A saúde bucal em geral e a situação epidemiológica brasileira ainda é grave devido às condições sociais e econômicas da população, com os investimentos que a área recebe em relação ao total a saúde bucal nos dias atuais com os novos programas como Brasil Sorridente nos deu subsidio para implantar meios de informações sobre os cuidados básicos de saúde. Embora a odontologia se mostre muito desenvolvida em tecnologia, não responde em níveis significativos às demandas dos problemas de saúde bucal da população. Nesse contexto, a educação em saúde bucal tem sido cada vez mais requisitada, considerando o baixo custo e as possibilidades de impacto odontológico no âmbito público e coletivo. O desconhecimento sobre cuidados necessários de higiene bucal representa um fator a ser considerado, uma vez que a informação, embora disponível nas grandes mídias, não chega a todas as camadas da população da mesma forma e, dificilmente, é apreendida de modo a produzir conhecimento e autonomia em relação aos cuidados com a saúde. A importância de programas odontológicos educativos, que levantem e interpretem as necessidades das populações de menor acesso aos serviços de saúde odontológicos precisa ser valorizada.

Conclusões:
Concluímos que Saúde é uma questão de educação e novos hábitos e forma de acesso a todos com valores a serem introduzidos para a vida de todos no cotidiano, precisa ser ampliada para incluir, entre suas tarefas, o trabalho de conscientização com os grupos sociais com menor acesso aos programas de saúde odontológica, juntos realizando e vivenciando entendemos que a população carente de Saúde não apenas no quesito doença mais sim informação, estendemos que todas as localidades deveriam receber o mesmo evento continuamente, atualmente o Sorria Sol e Campanha de combate ao Câncer Bucal fazem parte da vida rotineira de educação e Saúde de todos com uma aceitação e participação do povo de Solonópole espetacular. Realizamos no município no centro da cidade assim como nos 05 distritos 02 vezes ao ano, ou seja, a cada semestre passamos por todo território Municipal, garantindo a escova e o creme dental e exame de prevenção do câncer bucal, ou seja, dando subsidio para o que promoção que é a Saúde Bucal, que são entregues para todos os participantes dos eventos. Estamos no 3º ano de ações com acompanhamento das melhorias da qualidade da Saúde, e cada vez mais participação de todos. Levar a todos os cantos onde existir uma população, sejam elas vilas, distritos ou sítios, a educação em saúde, através de palestras e ações reais onde a população sinta-se parte do evento; e que todas as informações sejam úteis para melhorar a qualidade de vida e saúde como um todo, em especial a boca, além da prevenção à cárie, doenças bucais e câncer bucal.

E garantir através dos governantes municipais, estaduais e federais o acesso à saúde no que se diz Prevenção.
Saúde com prevenção é uma questão de Educação e Acesso.

Maria Margarete Pinheiro Dr. Jorge Linc
Secretária Municipal da Saúde Coordenador de Saúde Bucal
Fonte: Prefeitura Solonopole

Nenhum comentário:

Postar um comentário