quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mais cinco açudes perto de sangrar

Chuvas

Além dos três que continuam sangrando, mas cinco açudes podem atingir 100% da capacidade nos próximos dias no Ceará

Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.br

Açude Gavião fornece abastecimento para Fortaleza e sangrou em  março do ano passado (Foto: Alex Costa 23/10/2005)
Cinco açudes dos 132 administrados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estão com mais de 90% de suas capacidades e podem sangrar nos próximos dias. Um deles é o Gavião, um dos principais reservatórios de abastecimento para a Região Metropolitana de Fortaleza. O açude Gavião, em Pacatuba, está com 94.3% de sua capacidade total que é de 32.900.000 metros cúbicos de água. No ano passado, o Gavião sangrou no fim do mês de março.

Também estão com volumes superiores a 90%, o açude Pau Preto, em Potengi (Cariri), que atingiu 95.1% da sua capacidade (1.808.767 m3 de água); Riacho do Sangue, em Solonópole, que atingiu 93.1% do seu volume total que é de 61.424 mil m3 de água; o açude Aracoiaba (Aracoiaba) que está com 92.9% da sua capacidade que é de 158.500 mil m3 de água e o Jaburu, em Ubajara (Ibiapaba) que apresenta um volume 189.950 mil m3 ou 90.5% de sua capacidade (219 milhões de metros cúbicos de água).

Os números são do último boletim de acompanhamento do nível dos açudes divulgado ontem pela Cogerh que apresenta três açudes sangrando: Colina, em Quiterianópolis, o Quixeramobim, no município de mesmo nome e o Tijuquinha, em Baturité. ``Com as chuvas fortes enchendo os açudes e molhando a terra, o ânimo dos agricultores voltou e já tem muita gente plantando milho e feijão``, diz a agricultora Hosana Rodrigues que mora em Tauá. De segunda-feira até ontem choveu 80 milímetros no município que fica no Sertão dos Inhamuns.

A maior chuva nesse período, foi em Milhã, no Sertão Central. Segundo a Funceme, choveu 119 milímetros de segunda-feira até ontem. ``Os agricultores estão comemorando. Desde domingo que choveu por aqui e calculo que mais de 200 milímetros``, arrisca o chefe de Gabinete da Prefeitura de Milhã, Josemar Rodrigues Silva. A Funceme prevê, no entanto, chuvas isoladas em todas as regiões nos próximos três dias.

Fonte: No olhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário