sábado, 9 de janeiro de 2010

Entrevista Dra Norma Diretora Hospital de Solonópole

Antonio Elanio “O Repórter do Povo” – Dra. Norma Marques, como esta o atendimento médico em Solonópole?

Dra. Norma Marques, Diretora do Hospital e Maternidade Maria Suely Nogueira Pinheiro – o nosso atendimento médico é considerado atendimento de 24 horas no hospital nós temos o medico plantonista 24 horas todos os dias da semana, ou seja, nós não faltamos o médico plantonista no hospital. Nós somos um hospital HPP que nós chamamos Hospital de Pequeno Porte e dentro das suas necessidades e das suas obrigações, dos seus deveres, exige o médico plantonista e isto é graças ao nosso serviço de saúde aqui em Solonópole, nós temos a disponibilidade,

Antonio Elanio “O Repórter do Povo” – Há questão dos PSF´s (Programa Saúde da Família) já estão completos ?

Dra. Norma Marques, Diretora do Hospital e Maternidade Maria Suely Nogueira Pinheiro – Isso nós hoje é, possuímos toda a equipe. A equipe completa, em todos os psf da cidade de Solonópole. É a equipe composta pelo médico, pelo enfermeiro, pelo dentista, emfim né, agente alerta e orienta a população pra que busque esse atendimento, busque procurar o atendimento nos psf, por conta de lá gerar um prontuário, gerar uma consulta mais detalhada e com isso agente esta incentivando essa estratégia saúde da família, hoje nós possuímos o médico, temos o enfermeiro, temos os auxiliares de enfermagem, temos dentistas, acds, então se a população busque o psf da sua área pra tá tendo acesso a esses profissionais.

Antonio Elanio “O Repórter do Povo” – Como esta a marcação de exames no hospital?

Dra. Norma Marques, Diretora do Hospital e Maternidade Maria Suely Nogueira Pinheiro – É como eu disse no inicio nós somos um Hospital de Pequeno Porte, então, é a partir de janeiro o que que nós estamos orientando a população? Serão marcados no hospital e pedido solicitado também pelo profissional médico exames de pacientes internados, pacientes em observações que necessitem fazer exames de bioquímica, ultra-som, ultra-sonografia. Por isso que, não sendo urgência ou emergência, agente orienta a população que busque o psf pra que faça uma consulta mais detalhada e dentro deste perfil e dentro desta consulta, o médico do psf irá solicitar se tiver a necessidade de algum exame. No hospital ser solicitado é, sem ser pacientes internados em observação, apenas o ecg, que é o eletrocardiograma e Raio-X.

Antonio Elanio “O Repórter do Povo” – Como relação ao aparelho de Raio-X no hospital?

Dra. Norma Marques, Diretora do Hospital e Maternidade Maria Suely Nogueira Pinheiro – Isso, nós estamos vivendo assim um dilema porque já foi feito à reforma da sala e já vieram um técnico, inclusive três vezes pra montar, só que maquina é algo meio imprevisto, vieram três vezes montar inclusive a maquina esta montada, existe uma parte digital de placas e já foram levada pra fortaleza novamente porque dar um problema na hora de ligar o aparelho, inclusive hoje ficaram de chegar um técnico novamente pra fazer essa checagem dessas placas. Eu acredito que até o final dessa semana nos possamos esta passando pra nossa população que nós já estaremos funcionando.

Antonio Elanio “O Repórter do Povo” – Dra. Norma Marques, como esta o atendimento médico em Solonópole? Transporte o que tem que ser priorizado no tocante levar pacientes pra cidades: Quixadá, Quixeramobim, Fortaleza?

Dra. Norma Marques, Diretora do Hospital e Maternidade Maria Suely Nogueira Pinheiro – Elanio é o seguinte, na questão de transporte é nós temos que priorizar o que? Nós temos que priorizar é as transferências de pacientes, de pessoas que necessitem ser levadas para hospitais pólos. No caso nos hospitais pólos que nos atende na nossa região é Quixeramobim, Quixadá e Fortaleza, então um dever, uma obrigação do hospital, é nosso SUS, é nosso serviço de saúde é isso, é nós não deixarmos faltar esse transporte pra gente ta levando nossas pessoas, nossos usuários que necessitem de um atendimento seja Quixeramobim, Quixadá ou Fortaleza.

Antonio Elanio “O Repórter do Povo” – Hoje estamos vivendo ainda a Reforma do Hospital?

Dra. Norma Marques, Diretora do Hospital e Maternidade Maria Suely Nogueira Pinheiro – Isso, é uma reforma longa, grande, nós que estamos aqui digamos dentro, nós sabemos nosso trabalho nosso sufoco, agente ta levando o melhor atendimento dentro de uma reforma que não é fácil. Por isso que eu sempre peço e estou de novo aqui pedindo a população a compreensão, mas eu acredito que antes do meio do ano junho julho nós estaremos com esta reforma concluída.

Antonio Elanio “O Repórter do Povo” – Dra. Norma Muito Obrigado pela sua participação aos ouvintes da Radio Sol Fm e algo que não foi perguntado fique a vontade?

Dra. Norma Marques, Diretora do Hospital e Maternidade Maria Suely Nogueira Pinheiro – Quero agradecer a você Elânio, aos ouvintes da Sol Fm e dizer que nós estamos aqui 24 horas, que o hospital não para, é tentando fazer uma saúde diferenciada dando o melhor de nós profissionais: profissional medico, enfermeiro, auxiliares de enfermagens enfim toda equipe do hospital para melhor atender.

Antonio Elanio “O Repórter do Povo” – Conversei com Dra. Norma, Marques Diretora do Hospital e Maternidade Maria Suely Nogueira Pinheiro para Radio Sol Fm.
Entrevista Gravado em 06-01-2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário