sexta-feira, 31 de julho de 2009

Secretaria da Saúde especializa mais de 150 enfermeiros em obstetrícia

Para reduzir a mortalidade materna no Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado já realizou nos últimos dois anos 46 treinamentos e capacitações com diferentes profissionais do Programa Saúde da Família e dos hospitais. Agora, a partir desta sexta-feira, aprofunda a capacitação, com um público específico de profissionais que trabalham em maternidades. A Sesa inicia dia 31, às 8h30min, com 156 enfermeiros, o “Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica e Neonatal”, no auditório da Escola de Saúde Público do Ceará, Avenida Antônio Justa, 31612. A especialização tem duração de 1 ano e meio, promovida em parceria com a ESP-Ce e apoio do Ministério da Saúde.

O coordenador do curso, o médico Garcia Neto, afirma que a especialização vai resolver a carência de enfermeiros obstetras nas salas de parto das maternidades. O resultado disso, observa ele, é qualidade da assistência às mães e bebês e consequentemente redução do número de óbitos maternos e infantis. Em 2007, o Ceará registrou 105 óbitos maternos e em 2008 caiu para 99 óbitos. A meta da Secretaria da Saúde do Estado é reduzir até 2010 a Razão de Mortalidade Materna de 66,1 óbitos por 100.000 nascidos vivos.

Os 156 enfermeiros, que passarão a ser especialistas em obstetrícia, são todos de maternidades da rede pública de saúde dos municípios de Caucaia, Maracanaú, Canindé, Itapipoca, Acaraú, Quixadá, Aracati, Russas, Limoeiro do Norte, Camocim, Sobral, Tauá, Tianguá, Icó, Brejo Santo, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e de áreas indígenas dos municípios de Itarema, Acaraú, Pacatuba e Caucaia. Ficarão mais preparados para cuidar do pré-natal de baixo risco, do parto e pós-parto. E ainda atualizados e capacitados em urgências e emergências obstétricas e ao recém-nascido na sala de parto. No final do curso de especialização, os enfermeiros estarão também mais preparados para os cuidados com a mulher no parto de alto risco.

Ao mesmo tempo em que capacita profissionais, o Governo do Estado, através da Sesa, investe em obras de ampliação das salas de parto de hospitais de pequeno porte no Interior e em equipamentos. Reformou e ampliou salas de 12 hospitais. No mês passado liberou camas para parto, berços acrílicos e poltronas para acompanhantes desses 12 hospitais, um investimento de 585 mil e 728 reais. Os hospitais contemplados com os novos equipamentos foram dos municípios de Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Piquet Carneiro, Solonópole, Apuiarés, General Sampaio, São Luis do Curu, Umirim, Aiuaba e Catunda.

Assessoria de Imprensa da Sesa
Sela Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br / 3101.5220)
Blog de Solonopole

Nenhum comentário:

Postar um comentário