quinta-feira, 16 de julho de 2009

Promotor Tiberio Lima Carneiro destaca a importancia de não utilizar defensivos agricolas

Reunião realizado nesta Terça-feira 14 de julho de 2009 nas dependência do Forum da Comarca de solonóle, situado a Avenida Prefeito Jose Sifredo Pinheiro, no Centro da cidade de Solonópole

Promotor Tiberio Lima Carneiro - Esse contato foi de suma importancia para estirpar a venda desse defensivos agricolas que estão sendo vendido de forma indiscriminado. Não estamos aqui pra prejudicar nenhum comerciante como diz o Mm.Sr. Dr. Juiz de Direito da Comarca de Solonópole, Henrique Jorge dos Santos Falcão.

O que estamos fazendo e tentando concientizar o comerciante com esta venda que esta sendo feita de forma ilegal que isso tem que ser regulado, não podendo ser vendido a esmo, como esta acontecendo aqui no municipio. O agricultor faz uso do defensivo, pensando ele que esta tendo uma lucratividade. Mas esta é prejudicando o meio ambiente, trazendo problem de saude pra si proprio, alem de seus clientes e dos seus consumidores.

Solonopole.blogspot.com - Mortalidade de peixes nas localidade de Marêtas e Solidade ?

Promotor Tiberio Lima Carneiro - Isso foi gerado pelos agrotoxicos. Pior ainda pro municipio, provando que a terra esta contaminada. Onde a vegetação esta com um grau de contaminação muito alta. Podendo tambem ser uma proliferação de algas. É necessario fazer um estudio mais aprofundado. O uso de defensivo agricola, não é a primeira vez que acontece, por isso gera tambem essa mortalizadade de peixe, podendo contaminar as pessoas. De repente a taxa de mercurio esteja muito alta. A taxa de veneno que existe uma dissociação com o numero no tempo, sistema de concentrado ate por conta do MANEJO que tem que ser feito por uma mascara de proteção. A noticiaque temos é que aqui no municipio de Solonópole é feito totalmente desprotegido.

Solonopole.blogspot.com - Caso esse fato continue acontecendo, que providencias o Ministerio Publico deve adotar ?

Promotor Tiberio Lima Carneiro - Não queremos coagir o cidadão nesse primeiro momento. Agente tenta fazer a concientização, no entanto, Dr. Henrique Falcão muito preocupado com essa reunião e esta tentando concientizar os comerciantes.

Se chegar o ponto no segundo momento e a coisa não se resolver, nos temos que acionar a delegacia de agricultura, que é quem coordena a venda e a liberação desse defensivo agrotoxico para o comercio.

Este ato é dantesco, ruim pra sociedade, pois eles vem e trazem a Plicia Federal, por se tratar de crime federal, onde muita gente ficará processado, não sendo este o desejo do Ministerio Publico e nem do Poder judiciario da Comarca de Solonópole.

Vamos sentar na primeira opção que é concientizar e limitar a venda e o uso de defensivos agricolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário