quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

SOLONÓPOLE AGILIZANDO O AGENDAMENTO DE EXAMES E CONSULTAS ESPECIALIZADOS

A marcação de exames e consultas especializadas do nível municipal está sendo realizada em todas as unidades de atendimentos: ESF, Hospital e Centro de Saúde.
Quando o paciente é atendido e o médico solicita o exame de ultrassonografia, eletrocardiograma, endoscopia, bioquímico e radiologia ou encaminha para um médico especialista (pediatra, dermatologista, otorrinolaringologia, cardiologia e psiquiatra) ou outro profissional da área da saúde: nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta; este paciente já sai da unidade com a GUIA DE ENCAMINHAMENTO em mãos e contendo a data e hora do procedimento.
Cada Equipe de Saúde da Família tem uma cota pré-estabelecida para contemplar a sua população adstrita e o hospital municipal e o Centro de Saúde possuem outra cota que contempla a Atenção Secundária.
É importante ressaltar que os exames e consultas especializadas aqui destacados são realizados no próprio município, o que viabiliza o fluxo da demanda. Quanto aos exames e consultas realizadas nos municípios de Quixeramobim, Quixadá e Fortaleza, ainda dependem do agendamento realizado pela Central de Regulação do Estado do Ceará, ainda ocorrendo de forma centralizada. A idéia da marcação descentralizada é do Prefeito Municipal Dr. Valterno Pinheiro que propõe evitar o deslocamento dos pacientes e familiares de uma unidade de saúde para outra, otimizar a relação ESF-população, diminuir o tempo de espera para a realização do procedimento solicitado, melhorar o controle da Central de Regulação Municipal, e garantir o acesso universal e irrestrito da população aos serviços de saúde.
A nova organização do serviço começou a ser aplicada no dia 02 de fevereiro e tem obtido excelente índice de aprovação dos usuários do SUS.
Informações prestado por Dr. Wellington Vidal, enfermeiro e coordenador da Atenção Básica.
Mais informações em http://saudesolonopole.blogspot.com/2009/02/solonopole-agilizando-o-agendamento-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário