sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sebrae realiza reunião de comercialização da produção do mel

O Sebrae/Ce realizou nesta sexta-feira, dia 22/07, no CRAS-Centro de Referência da Assistência Social, uma reunião com apicultores do município de Solonópole e da cidade de Milhã.

A reunião estava marcada para as 09h00 na SDR-Secretaria de Desenvolvimento Rural, más por motivo de espaço adaptação do data show, não foi viável. Então resolveram transferir para o Cras com a participação 28 pessoas. Presente o consultor do Sebrae Paulo Airton, Valmir Bilro Sá Dirigente da Federação Cearense de Apicultores, Aleksandro Pinheiro produtor de material de apicultores da Serraria São Francisco acompanhado do Luiz Clermison do departamento de vendas; e da cidade de Milhã esteve um único apicultor no qual é sócio da Associação Milhã Mel, Emanuel Oliveu.

Paulo Airton - Tivemos a oportunidade de retornar ao município para ter uma reunião com os apicultores que nosso SEBRAE/CE desde o inicio da ação desta atividade vem dando o apoio. E que estamos retomando os trabalhos em função das dificuldades dos apicultores estão vivenciando em relação à comercialização da produção. Em regiões mais subdesenvolvidas esse problema foi superado. Vinhemos até encontrar com os apicultores com algumas propostas com relação ao modelo novo de organização para que eles possam acessar ao mercado com o seu produto de forma bastante vantajosos.

O município de Solonópole já tem uma associação de apicultura bastante estruturada em nível de associativismo bem amadurecido e atividade esta que atua no mercado externo.

Estaremos voltando aqui em que fizemos uma agenda de trabalho de consultoria assistida pré-estabelecida no calendário para que eles superem esse momento de dificuldades de comercialização e também aprimore os manejos dos apiários.

Assistência técnica – não cabe ao sebrae assistência técnica, mas o sebrae trabalha com consultoria dentro das necessidades básicas do setor, e a assistência técnica deveria vim dos órgãos governamentais. No entanto diante das dificuldades destes produtores através de consultorias coletivas reunindo todo o grupo e trabalhando em cima das dificuldades para que agente possa dar uma contribuição bastante significativa na questão da tecnologia da minoria da produtividade dos apiários.

Frase de apicultores:

“Sinto falta da assistência técnica”;

“Para nós falta associação e segundo falta parceria dos próprios amigos”.

Segundo José Antonio Chaves – Existe associação dos apicultores, só não existem sócios atuantes e que a mesma esta parada. A reunião da associação dos apicultores acontece no terceiro domingo, de cada dois meses.

Próxima reunião no Cras no dia 12 de agosto de 2011 ás 09h00.

Mais informações, Agroapis de Novo Oriente: agroapis2010@yahoo.com.br

Confira o áudio com Paulo Airton.

Acesse: www.solonopole.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário