Foto: Conselheiros das Cidades.
0364 Foto: Secretário das Cidades Jurandir Santiago e José Valrinete Pinheiro Presidente da Federação das Entidades Comunitárias de Sólonópole.
Posse do Conselho das Cidades.
Trata-se de um colegiado de natureza permanente composto por 29 membros titulares e 29 suplentes O chefe de gabinete do governador, Almicir Pinto e o secretário das Cidades, Jurandir Santiago, empossaram, nesta terça (18), em cerimônia no Palácio Iracema, os membros do Conselho Estadual das Cidades – ConCidades. Trata-se de um colegiado de natureza permanente composto por 29 membros titulares e 29 suplentes, representantes do poder público, sociedade civil e movimento popular.O ConCidades terá o papel de assessorar, estudar e propor diretrizes para o desenvolvimento urbano e regional com participação social e integração das políticas fundiária e de habitação, saneamento ambiental, trânsito, transporte e mobilidade urbana.Para o secretário das Cidades, Jurandir Santiago, o colegiado envolverá as entidades ligadas à política urbana no processo de desenvolvimento do Estado. “O ConCidades é o resultado de um grande trabalho da Secretaria das Cidades com a sociedade civil e esboça o nosso desejo de trabalhar em parceria, ouvindo a sociedade”, afirma. Valéria Pinheiro, representante da sociedade civil, falou da expectativa do Conselho: “O nosso desejo é que a gestão seja democrática e que os eleitos possam corresponder a essa responsabilidade que nos foi dada”.
De caráter consultivo e deliberativo, composto por representantes do Poder Público e da sociedade civil, o Conselho Estadual das Cidades é articulado com o Ministério das Cidades, por intermédio do Conselho Nacional das Cidades.
Serra no Ceará.
O PSDB de Solonópole marca presença no encontro com seu Vice-Presidente Leonardo Pinheiro, José Valrinete Pinheiro liderança do partido e o vereador João Batista.
Depois de dois dias em visita ao Ceará, o tucano José Serra participou do encontro com a militância do PSDB estadual no seminário “Ceará em Debate”, promovido pelo Instituto Teotônio Vilela.
O evento, realizado no final da tarde desta terça-feira (18), no hotel Marina Park, reuniu lideranças do partido e aliados. Entre os presentes estavam o presidente tucano no Estado, Marco Penaforte, o presidente estadual dos Democratas, Chiquinho Feitosa, os deputados estaduais Tomás Filho, Marcos Cals, João Jaime, o presidente do PPS no Ceará, Alexandre Pereira, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos e o ex-governador Gonzaga Mota, o presidente da União do Vereadores do Ceará, Deusinho Filho, além do senador Tasso Jereissati.
Em seu discurso, Tasso perguntou a todos os presentes: “Alguém conhece alguma obra do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] concluída no Estado do Ceará? A indagação, feita principalmente a militantes e prefeitos de municípios do Interior, não obteve resposta positiva. O senador, então, lembrou que José Serra, quando foi ministro do Planejamento, ajudou trazer para o Estado empreendimentos como o Castanhão, o Porto do Pecém e o Aeroporto Internacional.
Tasso destacou a visita ao Porto do Pecém ao lado de Serra – realizada antes do seminário – ressaltando que fez questão de levar o presidenciável ao local para mostrar-lhe, in loco, um exemplo dessas obras. O senador ainda convidou o pré-candidato tucano a uma visita ao Castanhão, quando este voltar ao Ceará. “Traga sua sunga (…) você vai dar um mergulho no Castanhão, vai ficar todo molhado e deixar o cabelo cair sobre o rosto”, disse Tasso, que em seguida enfatizou: “depois a gente vai convidar a mãe do PAC para pisar no PAC, tomar banho no PAC aqui no Ceará”.
Tasso ainda destacou a capacidade da militância tucana e de aliados, se utilizando do exemplo da cidade de Viçosa do Ceará onde, nas últimas eleições presidenciais, Geraldo Alckimin obteve mais votos que Lula. O senador chamou a atenção para o número de pessoas presentes aos eventos do Cariri e da Capital: “e nós não temos a presidência, o Governo do Estado, a Prefeitura de Fortaleza”.
Falando para uma multidão estimada em duas mil pessoas, José Serra também elogiou o público que o recepcionou no Ceará. Disse ter chegado ao evento cansado devido a correria da agenda, mas que estava saindo com estoque de adrenalina revigorado por causa “da energia” das pessoas. Serra ainda destacou desejar ser eleito para “trabalhar como servidor, e não se servir do Estado” e ressaltou o papel da oposição como força de vigilância. O tucano deu ênfase ao combate às drogas, especialmente ao crack, que segundo ele, vem destruindo famílias brasileiras. Serra disse ainda estar otimista com as eleições, apesar de saber que a campanha será difícil. ”Nós não vamos movidos por máquina, vamos movidos pela alma”. Depois ele disse que era preciso “restaurar a ética do indivíduo” contra a ética segundo a qual, em nome de um partido, é permitido qualquer tipo de “lambança”.
Antes do seminário, a juventude do PSDB, DEM, PPS e PTB do Ceará, também esteve reunida discutindo mídias virtuais e políticas públicas voltadas para os jovens. O evento, de acordo com Kamyla Castro – da juventude tucana, reuniu 400 jovens de 40 municípios cearenses. Ao final, eles elaboraram um documento com sugestões para o presidenciável José Serra, que foi entregue em seguida.
Colaborou: Leo Pinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário