
A Prefeitura de Quixadá dará o apoio necessário aos estudantes daquele município que se preparam para as provas do vestibular da UFC, cuja primeira etapa será realizada dia 15 de novembro.A garantia foi dada pelo Prefeito da cidade, Rômulo Carneiro, ao ser recebido em audiência pelo Reitor Jesualdo Farias, na manhã de segunda-feira (24).
Na ocasião, diversos temas relativos ao Campus de Quixadá foram discutidos, entre eles o abastecimento de água, rede de telefonia fixa e sinal para internet. Quando a Universidade se instala numa região, toma a iniciativa de se aproximar do poder público e do setor privado, explicou o Reitor, citando como exemplos os convênios firmados com as prefeituras de Juazeiro do Norte e Barbalha, em março deste ano.
Uma ação urgente que necessita do apoio da Prefeitura é facilitar o acesso dos alunos à internet, a fim de que possam fazer o pedido de isenção do pagamento da taxa do vestibular.
A solicitação, cujo prazo se encerra dia 28 deste mês, só pode ser feita por meio eletrônico e muitos estudantes não dispõem de computador, observou o Prof. Ciro Nogueira Filho, Diretor do Campus de Quixadá.
O Prefeito assegurou que disponibilizará um funcionário e uma máquina, na Secretaria de Educação, para este fim. A Prefeitura irá colaborar, também, convocando os estudantes do município com o apoio de sua Secretaria de Comunicação e cedendo espaço para que professores possam reunir-se com eles e transmitir informações sobre a metodologia das provas do vestibular.
Resolvidos os impasses relativos à construção do Campus, no bairro Cedro, há grande possibilidade de que as obras sejam reiniciadas em setembro próximo. Eram pendências junto ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace).
Com relação ao abastecimento de água, a solução poderá vir através de uma adutora a ser alimentada pelo açude do Cedro, como apontou o Prefeito Rômulo Carneiro. Para tratar do assunto, ele agendará encontro com a direção da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), no qual deverá estar acompanhado por representantes da UFC.
Em Quixadá, a partir de 2010, passarão a funcionar os cursos de Engenharia de Software e Rede de Computadores, o que agregará 150 aos já 120 estudantes atuais do Curso de Sistema de Informações.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331 / 3366 7330).
Por Antonio Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário