TV Jangadeiro se prepara para chegada da Band


A redação se prepara para chegada da Band.
Imagens: Facebook do Sistema Jangadeiro de Comunicação

O assunto que mais se falará, nos próximos dias, será a chegada da Band na TV Jangadeiro. Sem dúvidas, é uma das notícias mais acessadas aqui no Blog. Também a mais comentada, inclusive por e-mails. O que se sabe é que o SBT sairá do ar na capital cearense. Pelo menos, por enquanto. A partir da próxima segunda-feira, dia 2 de abril, a Band será sintonizada no canal 12 para aberto e no 20, pela NET. A emissora promete colocar no ar 25 programas produzidos aqui, fora a grade nacional. Em Sobral, o SBT começa a ser transmitido no Canal 48. A nova emissora será chamada de NordesTV e fará parte do Sistema Jangadeiro de Comunicação. E já estão contratando profissionais. A jornalista Alana Medeiros, que já trabalhou na TV Jangadeiro, e estava na TV Diário, voltou para o Sistema onde será chefe de produção da NordesTV. A expectativa é que o SBT seja retransmitido, com um repetidora, aqui em Fortaleza. Mas ainda não se sabe, oficialmente, em qual canal será sintonizado. Se você é fãdo Sílvio Santos, aproveite para assistí-lo neste domingo. Pois bom um bom tempo, ele não poderá ser visto na capital cearense.

Arruda Bastos visita em Quixadá hospital que pode desafogar a capita

Hospital do Coração foi idealizado pelo médico Dr. Ricardo Silveira e por Dom Adélio Tomasin

“O Centro Especializado de Assistência Cardiológica, construído pela diocese de Quixadá, tem estrutura para ser uma unidade de referência à população da região do Central Central, desafogando o Hospital de Messejana na capital”, afirmou o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, em visita ao novo centro na manhã desta sexta-feira, em Quixadá. Marciano Sousa, diretor do centro, que mesmo antes de funcionar está sendo chamado de Hospital do Coração, tem 56 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI, apresentou a unidade ao secretário, como forma de reivindicar o credenciamento do Sistema Único de Saúde. Arruda Bastos, acompanhado da coordenadora da 8º regional de saúde, Benedita Oliveira, se comprometeu em avaliar as possibilidades de integração do centro à rede SUS.

Além do Hospital do Coração, visitaram, em Quixadá, as obras da policlínica regional em construção pelo governo do Estado para atender a população dos 10 municípios que integram a microrregião em dez especialidades médicas: Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole. Visitaram ainda o Hospital Polo Eudásio Barroso, público municipal conveniado à Sesa, e também o Hospital Jesus Maria José, filantrópico.

O Sertão Central terá um novo hospital construído pelo governo do Estado. Localizado em Quixeramobim, com 250 leitos, o Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central está com as obras em fase final de licitação. Como unidade terciária regional, atenderá a população de toda a região do Sertão Central.

Assessoria de Comunicação do Estado

Por Iguatu.Net

SENADOR POMPEU Bandidos roubam motocicleta e fogem de canoa

Senador Pompeu > Dois assaltantes, um deles armado com um revólver, utilizaram uma canoa para roubar uma motocicleta, de marca Honda, modelo NXR 150 Bros Mix ES, ano 2010, de cor preta, placa NVF 8145. O assalto aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 30, na estrada do Sítio Patu, na zona rural de Senador Pompeu. Tão logo foram acionadas pela vítima equipes da Polícia Militar seguiram para o local.

Entretanto, os policiais não imaginavam que após roubarem a motocicleta os criminosos empreenderiam fuga atravessando o Açude Patu numa embarcação aquática, uma canoa. Eles utilizaram outra motocicleta, uma Honda Bros vermelha, sem placa, para praticar o roubo. Quando a viatura e o moto-patrulhamento conseguiram chegar do outro lado do açude, pela estrada, os assaltantes já haviam desaparecido. Continuam sendo procurados pelas equipes da PM.

Por no Diário Sertão Central.

SPAECE 2011: Educação de qualidade é conquistada a cada dia em Solonópole

Para a satisfação de nosso povo: professores, funcionários e educadores de uma forma em geral, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará SEDUC-CE, divulgou na noite passada os resultados preliminares dos níveis de proficência (medida do grau de alfabetização dos alunos de 2º ano do Ensino Fundamental) que são coletados com a aplicação da prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará-SPAECE Edição 2011.

EM SOLONÓPOLE, TODAS AS ESCOLAS AVALIADAS ESTÃO NO NÍVEL MÁXIMO DA AVALIAÇÃO, OU SEJA, NO VERDE ESCURO, O NÍVEL DESEJÁVEL.

PARABÉNS, EDUCAÇÃO DE SOLONÓPOLE!

PARABÉNS À TODOS OS PROFESSORES E NÚCLEOS GESTORES

QUE SE EMPENHARAM PARA ESTA GRANDE CONQUISTA!

PARABÉNS AO PREFEITO Dr. VALTERNO PINHEIRO!

PARABÉNS SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROFESSORA ALBOINA PINHEIRO!

PARABÉNS À EQUIPE DE TÉCNICOS E PEDAGOGAS DA

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SOLONÓPOLE!

Abaixo, segue relação das escolas avaliadas e suas respectivas notas (em nível de proficiência).

Escola

Localidade

Nota Spaece 2011

Francisco Durval Pinheiro

Sítio Cachoeirinha

271,36

Maria Nezite Nogueira

Sítio Maretas

268,81

Anibal Rodrigues Pinheiro

Sede

266,42

Padre Cícero

Sitio Ema

265,46

Antonio Benigno Bezerra

Dist. de Pasta

261,48

José Oster Machado

Sede

250,60

Mundoca Moreira

Dist. de São José

243,91

Santa Maria Gorete

Dist. de Cangati

239,11

Pedro Afrodísio Nogueira

Dist. de Assunção

226,40

Administração Nossa Terra Nossa Vida.

Trabalho que realiza e dá resultados.

Colabore conosco. Sua opinião é muito importante para nós.

Fonte: AssCom – SME - Redação: Kênis Pinheiro.

Colabore conosco. Sua opinião é muito importante para nós.

Contate-nos: Fone/fax: (88)3518-1438

E-mail: sec.sol.ce@hotmail.com kenispsilva@gmail.com

sexta-feira, 30 de março de 2012

O vai o vem da política de Milhã de 30 de março

Surge como novo candidato apoiar a sucessão do prefeito Claudio Dias o ex-secretario de agricultura do município pelo prazo de 15 anos do Sr. Darlan Dantas. Uma pessoa bem conceituada, mas que já fracassou nas urnas, sendo o mesmo candidato a vereador não alcançou a casa dos 300 votos, sendo derrotado.

Outro fator contrário a sua pré-candidatura é a rejeição do prefeito Claudio Dias. Feita uma pesquisa no município de Milhã constatou-se que ficou em primeiro lugar o pré-candidato vereador Otacílio Macedo e ficando em segundo lugar o secretario de agricultura do município Darlan Dantas. Em terceiro lugar o ex-prefeito Gessimar Pinheiro.

No confronto direto ficou tanto o vereador Otacílio como o ex-gestor Gessimar Pinheiro que levaram vantagem contra o pré-candidato Darlan Dantas, ficando comprovado que os pré-candidatos e seus correligionários estão juntos e misturados rumo a vitória.

Fato inusitado para o Instituto de Pesquisa que não conhece a realidade do município foi que na pesquisa espontânea o maior acirramento foi entre os pré-candidatos Otacílio Macedo e o filho do Pinto, já que não sabiam que se tratavam da mesma pessoa.

Fonte: Os filhos da Candinha no bar “onde o vento faz a curva”.

Confira também no site de Milhã, cearanoticias.com.

Programa AABB Comunidade de Solonópole reinicia suas atividades

Nesta quarta-feira dia 28 de março aconteceu o inicio das atividades do Programa AABB Comunidade. O evento aconteceu no clube da AABB e contou com a presença da Secretária de Ação Social a Sra. Cleide Nunes, a coordenadora do Programa a Sra. Alba Pinheiro a psicóloga do CRAS Lays Montenegro, o presidente da AABB Sr. Uchoa, além dos educadores, dos pais e das crianças e adolescentes que participam do referido programa.

Durante o evento teve a apresentação do Ruan (criança participante do programa), com a interpretação da música súplica cearense do saudoso Luis Gonzaga. A psicóloga Lays fez uma rápida palestra direcionada aos pais e aos educandos. A Secretária Cleide Nunes agradeceu o apoio da Administração Nossa Terra, Nossa Vida e falou da importância da participação das crianças e dos adolescentes no programa.

Os participantes também contaram com música ao vivo e no final do evento saborearam um delicioso cofee breek.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Equipe da SME elabora Plano de Ações Articuladas-PAR para próximos 4 anos

Nestes dias 28 e 29 de março, a equipe da Secretaria da Educação esteve reunida com técnicos consultores da SEDUC e UFC para elaboração do diagnóstico e Plano de Ação do Plano de Ações Articuladas-PAR para o quadriênio 2011-2014. Com a finalidade de traçar as ações e metas que farão da nossa educação municipal cada vez mais realizadora de feitos que darão mais qualidade ao ensino-aprendizagem.

Nas dependências da Escola de Ensino Fundamental Aníbal Rodrigues Pinheiro (sede), os consultores do MEC no Ceará, Ilcimar Gomes (SEDUC) e Laylson Silva (UFC) ajudaram na sensibilização para as discussões que levaram à muitas reflexões sobre a educação como um todo e sobre o que é possível à nossa realidade.

Nossos agradecimentos à toda equipe da SME que contribuiu para o sucesso desta ação, como também aos diretores Wilker de Freitas (diretor da Escola Aníbal que agiu como verdadeiro anfitrião) e à senhora Hélia Silva que também representou a categoria de diretores da rede de ensino municipal.

Colabore conosco. Sua opinião é muito importante para nós.

Fonte: AssCom - SME

Redação: Kênis Pinheiro

Imagens: Equipe SME

Colabore conosco. Sua opinião é muito importante para nós.

Contate-nos: Fone/fax: (88) 3518-1438

E-mail: sec.sol.ce@hotmail.com kenispsilva@gmail.com

Coligação chega ao fim em Solonópole!

O pacto entre o Partido Republicano Brasileiro – PRB de Dr. Webston Pinheiro e o Partido Democrata Trabalhista-PDT da vice-prefeita Cristina Pinheiro acordaram que quem saísse melhor na pesquisa seria o cabeça de chapa da coligação. O resultado foi adiado por varias vezes. Porem hoje dia 29 de março de 2012, abriram o resultado da pesquisa, mais a insatisfação foi geral. Os partidos concluíram que a pesquisa do outro tinha sido manipulado. E desfizeram o pacto.

Não sabemos qual o caminho a trilhar cada partido, porem os fofoqueiros de plantão comentam que Dr. Webston Pinheiro retorna a suas empresas e a vice-prefeita Cristina Pinheiro do PDT volta a ser pré-candidata novamente como vice de Paulo Josino do Partido Comunista do Brasil – PcdoB. Enquanto isso a situação trilha rumo a vitoria em 07 de outubro com a chapa de Dr. Valterno Pinheiro para prefeito com Cesar Bastos na vice, este é o comentário das esquinas da vida.

Este blog www.solonopole.blogspot.com já tinha cantado a pedra quando informou que Dr. Webston Pinheiro do PRB era pré-candidato a prefeito que independente de resultado de pesquisa apenas contava que a vice-prefeita seria sua vice independente de resultado que foi em lêdo engano

Capacitação de recursos humanos e jurídicos

Foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 28/03, por volta das 18h00min, no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, a Capacitação de recursos humanos e jurídicos para os profissionais da secretaria de saúde.

Dentre os palestrantes da noite, a primeira foi a professora bastante conceituada Aglaê Pinheiro sobre níveis das relações humanas. Aglaê citou que todos nós precisamos de mais capacitação e qualificação, pois nunca é tarde para aprender e que devemos esta sempre buscando algo novo e melhorar os conhecimentos. Criticando a mesma que no mundo em que vivemos com a globalização “ninguém tem tempo para ouvir os outros e só sabemos falar, nunca erramos ou não aceitamos que erramos? E não gosta que alguém nos corrija, mesmo sabendo que estamos errados”. Isto Falando em ética profissional. Que todo profissional que fala de seu ambiente de trabalho embora ele qual o seja, deve zelar pelo mesmo assim como zela por sua pessoa, pois o ambiente de trabalho, em outras palavras, é como se fosse a sua casa, no quesito, não falar mal e nem deixar que alguém o destrua, protegendo de qualquer forma, estando usando nela disciplina e ética profissional. Após, um vídeo foi apreciado pelos presentes e em seguida uma musica gospel. Encerrou dizendo “Eu jogo uma semente, não sei se vai dar bons frutos ou se ela vai dar maus frutos, mas a minha missão aqui na terra é exatamente semear, e a minha semente que joguei foi para o bem e espero que aproveite. Muito obrigada pela atenção esperando que saiam diferente, melhorem em todos aspectos de modo especial, o profissional”.

A secretaria Francilda Rodrigues de Paula explanou “já algum tempo estava com vontade de fazer essa capacitação pra todos os funcionários da saúde e que alguns profissionais não poderam esta presente por esta no trabalho no hospital, e que a intenção da secretária que toda a equipe da saúde estivesse aqui, mas como Aglaê disse: “hoje ela veio aqui e plantou uma semente, que essa semente ela possa brotar e der fruta”, se as pessoas não vieram ate aqui ver este trabalho belíssimo que ela faz e que agente precisava, porque agente não vive só de trabalho, e que este trabalho possa transformar os nossos corações e que agente possa transmitir a alguém. Agente só faz uma saúde de qualidade quando agente dar as mãos pra poder fazer uma causa só. No dia 07 de abril vamos ter o dia mundial da saúde e nós vamos nos unir pra dar o ponta-pé inicial do projeto que agente já tem algum tempo pensado”.

O Dr. Sigeval Pinheiro “Nós fomos brindados com esta palestra da nossa amiga Aglaê, pois poucas palestras chegam a ser uma qualidade desta”.

Segundo o advogado do povo “Nós confundimos muito eficiência de trabalho com correligionários, (não eu sou do lado do prefeito eu posso fazer isso aqui que num ta valendo nada não. Agora fulano acolá não vota com o prefeito, tem que trabalhar e tem que levar castigo?). Não, todos nós temos que trabalhar e desenvolver nossa função independente das cores partidárias. Existem regras. Não me preocupe que o meu funcionário erre, pois eu sei muito bem quem não erra, é quem não trabalha, pois quem não trabalha não tem perigo de errar, más quem trabalha erra... (a platéia aplaudiram) ...nossa obrigação é muito importante. Temos que procurar o melhor em cada um de nós”. Ele concedeu espaço para perguntas espontâneas.

A funcionaria da secretaria de saúde do município Lucicleia falou da “valorização do nosso trabalho como nosso procedimento, pois temos cardiologista, ultra-sonografias, endoscopia, pediatra, psiquiatra, psicanalista. E um médico de outra cidade comentava comigo dizendo que Solonópole tem mais especialista do que na cidade de Quixadá fazendo um comparativo do índice populacional de Solonópole quanto Quixadá”.

Francilda falou do atraso do pagamento de sua secretaria justificando assim a queda do FPM - Fundo de Participação dos Municípios, preocupação não só da mesma quanto do executivo municipal. Pois o dinheiro vem separado em blocos que é para pagar determinados blocos, especificando melhor, os PSF - Programa Saúde da Família é do recurso direto do Governo Federal e o maior numero de funcionários são com recursos próprios, explicou Francilda de Paula.

Dra. Norma Marques diretora do Hospital Maria Suely Nogueira Pinheiro falou sobre a capacitação e incentivou que “Os palestrantes explanaram maravilhosamente, parabenizar Aglaê e Dr. Sigeval, que assim, vocês falaram, eu acho assim que cada um de nós que viemos aqui queremos ouvir. Pra mim foi gratificante como funcionaria da saúde, como uma pessoa que esta assumindo um cargo de gerente, então assim foi uma vantagem imensa e eu acredito que pra cada um de vocês também. Parabenizar mais uma vez aos palestrantes e a vocês que vieram. É uma pena que os outros não estão aqui, seria assim maravilhoso cada um ter escutado, mais vamos fazer o que foi passado aqui, vamos fazer essa semente brotar então cada um que esta aqui repassar o que ouviu e o que foi dito e de melhor pra nossas vidas. Vamos com certeza sair melhor sem duvida desta noite. Muito obrigada”.

O evento contou também com a presença de Antonio Vitorino Có Supervisor de Endemias, Wellygton Vidal Coordenador da Atenção Básica, Dra. Denise Idelfonso do CAPS, Dr. Daniel Lopes Coordenador do Programa Saúde na Escola e do NASF Núcleo de Apoio a Saúde da Família, o vereador César Bastos do Democrata. Continue acessando: www.solonopole.blogspot.com

quarta-feira, 28 de março de 2012

Câmara Municipal de Solonopole realiza 146º sessão ordinária

A Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Solonópole realizou nesta segunda-feira, dia 26 de março, no Plenário Vereador Manoel Alfredo Pinheiro Sobrinho a 146ª Centésima Quadragésima Sexta Sessão Ordinária.

Confira na integra os projetos e requerimentos que foram discutidos, analisados e os aprovados.

Projeto de Lei do Executivo108/2012 de 21 de Março de 2012, “Autoriza o Poder Executivo a demolir o Grupo Escolar no Sitio Pelo Sinal no Distrito de Assunção no Município de Solonópole”. Em virtude do estado físico do Prédio esta comprometido. E também da Nucleação Educacional o prédio se encontra desativado.

Paço da Prefeitura Municipal de Solonópole, em 02 de janeiro de 2012. Antonio Valterno Nogueira Pinheiro, Prefeito Municipal.

Projeto de Lei do Legislativo06/2012 de 21 de Março de 2012, “Denomina de Francisca Margarida Pinheiro o Prédio do RPPS – Regime Previdenciário Próprio na sede do Município de Solonópole”.

Palácio Cachoeira Riacho do Sangue, em 21 de março de 2012. José Lenilton Cleison Pinheiro, Vereador do Democrata.

Requerimento 090/2012 - O Vereador Marcos Paulo Josino Silva do PCdoB, requer que após ouvido o Plenário, seja oficiado ao Sr. Secretário de Infra-estrutura Francisco Margelo de Araujo, com cópia ao Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal Antonio Valterno Nogueira Pinheiro, solicitando, em caráter de urgência, um carro pipa 9ou trator com pipa) para fazer o abastecimento de água na comunidade do Sitio Alivio, mais precisamente na parte final, que esta sofrendo, pois devido à estiagem, a escassez de água para consumo humano está muito grande.

Palácio Cachoeira Riacho do Sangue, em 26 de março de 2012. Marcos Paulo Josino Silva – Vereador do PCdoB.

Requerimento de Moção - O Vereador Marcos Paulo Josino Silva do PCdoB, solicita do Sr. Presidente que seja enviado da Câmara Municipal de Solonópole Moção de Pesar aos familiares do Sr. Manoel Bernardo da Silva.

Palácio Cachoeira Riacho do Sangue, em 26 de março de 2012. Marcos Paulo Josino Silva – Vereador do PCdoB. Continue acessando: www.solonopole.blogspot.com

Irregularidades prejudicam estação das chuvas no Estado

PLUVIOMETRIA NO CEARÁ
Clique para Ampliar
Açude Ubaldinho, em Cedro, começou a sangrar ontem. O reservatório está sangrando com uma lâmina de 5 cm
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, as precipitações irregulares já prejudicaram pequenos produtores da região
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
Em uma mesma região, a Funceme registra boas chuvas e veranicos, o que compromete os cultivos da agriculturaIguatu. Depois de Fortaleza, que registrou a maior chuva do ano ontem, com 197 milímetros, São Gonçalo do Amarante (111mm) foi o Município do Ceará que concentrou maior pluviometria no Interior, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).Além deste Município do Litoral Norte, também registraram fortes precipitações as cidades de Iguatu, na localidade rural de Açude do Governo (97mm); Meruoca (77mm) e Lavras da Mangabeira (71mm). Ao todo, houve registro de chuva em 66 cidades. Ontem, o açude Ubaldinho, em Cedro, começou a sangrar e, agora, são cinco reservatórios no Ceará que permanecem transbordando.As chuvas permanecem isoladas e, no geral, de baixa pluviometria e com má distribuição. Esse quadro é resultado de baixas temperaturas verificadas no Atlântico Sul, que deveria estar mais aquecido. A tendência, até hoje, é de ocorrência de chuva localizada, com predominância no Litoral Norte. "A Zona de Convergência Intertropical associada a um sistema de Vórtice Ciclônico de Alto Nível tem provocado essas precipitações dos últimos dias, mas de características isoladas", observou o meteorologista da Funceme, Paulo José dos Santos.PrejuízosSegundo a Funceme, a maior chuva do ano havia sido registrada em Beberibe, no Litoral Leste, em 26 de fevereiro passado, de 180mm. "Esse quadro de chuvas isoladas tem prejudicado o crescimento da lavoura em várias regiões do Estado", observa Paulo José dos Santos. "Temos informações de que, numa mesma propriedade rural, há desenvolvimento da lavoura em uma área, mas não em outra".Uma das regiões mais críticas no Estado é o Sertão Central. Nos Municípios de Milhã, Solonópole, Deputado Irapuã Pinheiro e Senador Pompeu as chuvas estão muito reduzidas, bem abaixo da média. Neste mês de março, até ontem, choveu apenas 9mm. O acumulado de janeiro e fevereiro passados é de 146mm. "A situação nesses quatro Municípios é muito crítica. Não temos inverno e não há plantio", diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Milhã, Mairton Batista. "A terra permanece seca e está ficando tarde para plantar". No Município de Mombaça, área divisória entre a Região Centro-Sul e o Sertão Central, o quadro é apenas favorável nas áreas de serra. "Há produtor que já fez dois plantios e perdeu porque as chuvas são irregulares e isoladas", fala o agente rural do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Marcos Farias. Neste mês, até ontem, choveu 64mm. Nos dois primeiros meses deste ano, o acumulado foi de 154mm.A novidade, na manhã de ontem, foi a sangria do Açude Ubaldinho, na Bacia do Alto Jaguaribe, em Cedro. O reservatório tem capacidade para acumular 32 milhões de metros cúbicos e está sangrando com uma lâmina de 5cm. Há dois dias, o Açude Muquém, na Bacia do Alto Jaguaribe, em Cariús, começou a transbordar.Agora, são cinco açudes sangrando, todos localizados na região Sul do Ceará. A barragem do Ubaldinho foi a sexta a transbordar neste ano. O primeiro foi Tijuquinha, em Baturité, que ontem estava com um volume de 97% de sua capacidade. Além do Ubaldinho, estão sangrando: Valério, no Município de Altaneira, Junco, em Granjeiro, Rosário, em Lavras da Mangabeira, e Muquém, em Cariús.Recursos hídricosSegundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), seis barragens estão com volume acima de 90%. São elas: Gavião, Tijuquinha, Quixeramobim, Orós, Trussu e Ubaldinho. Há 18 reservatórios com volume inferior a 30%.No geral, as verificações de chuvas isoladas e de baixa pluviometria, em fevereiro e neste mês, não têm contribuído para o aumento significativo do acúmulo de água nos 134 reservatórios do Estado, monitorados pela Cogerh, em parceria com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs).Nas principais bacias hidrográficas, os rios ainda não ficaram cheios, nesta quadra invernosa. Por isso, o volume total acumulado até ontem permanecia o mesmo do começo do mês, com 70%.De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Ceará, não houve ocorrência de danos em São Gonçalo do Amarante, no distrito de Alencar, em Iguatu, na Serra da Meruoca, e em Lavras da Mangabeira, onde foram registradas as quatro maiores precipitações do dia de ontem."A situação permanece normal, sem registro de ocorrência de danos no Interior", disse o capital Marcos Diógenes, do setor de Monitoramente de Risco. "Não temos registro de pedidos de avaliação e de envio de equipe, exceto problemas ocorridos em Fortaleza", completou.As chuvas isoladas da quadra invernosa não contribuiu para o aumento significativo do acúmulo de água nos 134 reservatórios do Estado, monitorados pela Cogerh. Entretanto, para a Companhia, a situação é confortável, pois durante a quadra invernosa no ano passado houve recarga significativa dos reservatórios do Estado.Mais informações:Funceme em FortalezaFone: (085) 3101.1088Site: www.funceme.br Cogerh: (85) 3218.7020Defesa Civil: (85) 3101. 2120HONÓRIO BABOSAREPÓRTERAgricultores temem comprometimento da safraCrato. As poucas precipitações registradas durante o mês de março, principalmente no Dia de São José, preocupam os agricultores do Cariri. Caso não tenha uma regularidade de chuvas no mês de abril, a safra poderá ficar bastante prejudicada. Pelo menos é a constatação inicial do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município do Crato.Segundo o secretário do Sindicato, José Hildo Silva, a chuva registrada no início deste semana veio em boa hora, principalmente nessa fase do equinócio. No Cariri, as chuvas da pré-estação, no final da dezembro e início de janeiro, foram suficientes para os agricultores plantar. Também ocasionou prejuízos para muitos produtores, chegando a até 80% do primeiro plantio.Conforme José Hildo, essa precipitação, em um ano em que a média de chuvas está bem menor que o anterior, tem sido preocupante, pois houve uma redução da área plantada no Município. E isso poder ser visto em outras localidades da região. Ele ressalta que essa perda inicial pode representar uma diminuição no plantio de pelo menos 30%. É que os agricultores preparam a terra para o primeiro plantio e, quando perdem o roçado, fazem uma segunda plantação, só que num espaço menor.O secretário afirma que foi realizada uma avaliação inicial com técnicos da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce) da área plantada com as sementes do Hora de Plantar, já cultivadas até o mês de fevereiro deste ano, chegando à área plantada de cerca de 90% para o feijão, 60% para o milho e 50% de arroz.José Hildo avalia que a irregularidade das chuvas acabam causando sérios prejuízos, mas existe a esperança de que, no mês de abril, haja uma continuidade maior na quadra invernosa. A colheita acontece no mês de maio, um pouco mais tarde do que nos anos anteriores.Chuvas regularesDe acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), o inverno se configuraria apenas após o dia 15 de fevereiro. A partir daí, as chuvas se tornaram mais regulares na região, mas com um espaço longo entre uma precipitação e outra.A maior chuva registrada no Município, de acordo com órgão, chegou a 92 milímetros. Na última segunda-feira, pluviômetros particulares na localidade de Dom Quintino, na cidade, registraram uma chuva de 150 mm. Este é a local com maior índice de chuvas na cidade.Segundo José Hildo, em janeiro deste ano, foram registrados apenas 72 milímetros, enquanto no ano passado foram 476mm. "Estamos na expectativa e esperando que haja uma safra boa com o que tem plantado. Existem locais em que houve o plantio três vezes, e isso acaba afetando a produção", avalia.O agricultor Pedro Francisco do Nascimento, do Sítio Cipó, em Crato, decidiu plantar feijão na primeira chuva de janeiro e perdeu grande parte do que cultivou. Já para o pequeno produtor José Luiz Braz, o prejuízo foi bem maior, chegando a 80%. "A chuva veio atrasada e tive que preparar tudo de novo", diz ele.O presidente do Sindicato, Antônio Alves da Gama, disse que essa situação de irregularidade do inverno acabou prejudicando o pequeno produtor, que muitas vezes se sente desestimulado de realizar o mesmo plantio, depois de perder boa parte já plantado no início do ano. Uma das vantagens, mesmo com os espaços sem chuva, é que não houve registro de pragas no roçado.NÚMERO92 milímetros foi o maior índice de chuvas registrado pela Funceme no Município. Em janeiro deste ano, foram 72mm, enquanto que, no ano passado, foram 476mmMais informaçõesSindicato dos TrabalhadoresRurais do Crato - Rua Pedro II, nº 56, Centro - Crato/CE Telefone (88) 3523-3809.
Fonte: DN.