terça-feira, 30 de junho de 2009

O comércio tem que abrir toda hora

Liderança

Da infância pobre no interior do Ceará ao exercício da liderança no mundo empresarial, Honório Pinheiro, dono da rede Pinheiro Supermercado, fala ao O POVO sobre as dificuldades de negociação entre empresários e trabalhadores do comércio e chama a atenção para a necessidade de uma regulação no setor de supermercados

Dalviane Pires
da Redação
29 Jun 2009 - 00h58min

O empresário Honório Pinheiro recorda a infância com brilho nos olhos. Lembra do tempo em que comia peixe em praticamente todas as refeições do dia. Vida difícil, sofrida. A alternativa encontrada por sua família, muitas vezes, era buscar alimento onde era possível: em um açude perto de casa, no distrito em que morava, Boqueirão, Solonópole, a 330 quilômetros de Fortaleza.

Apesar das poucas condições financeiras, nunca descuidou dos estudos. Era questão de honra para a mãe professora e para o pai agricultor, homem pouco letrado, mas “muito disposto”. Na casa dele, quem estudava nem precisava ir para a roça. Mesmo assim o menino ‘aplumava’ o jumento e saia pela estrada de piçarra entregando água nas casas para ganhar um trocado.

E se o mundo roda, rodou para Pinheiro. Chegou em Fortaleza com uma mão na frente e outra atrás. Morou de favor em um bar. Queria dar continuidade aos estudos e deu a volta por cima. Formou-se, trabalhou em grandes empresas, abriu o próprio negócio. Hoje é uma liderança comercial e um empresário de sucesso no setor de alimentos.

Sobre o momento do comércio local, tendo em vista as dificuldades de negociação entre empresários e comerciários sobre o horário de funcionamento do comércio, Pinheiro reforça que os dois lados precisam ceder, mas defende a separação entre direitos do trabalhador e horário de abertura dos pontos comerciais.

Pinheiro fala ainda sobre o setor de supermercados no Estado e chama a atenção para a necessidade de uma regulação do segmento, onde os grandes e pequenos possam conviver de forma harmônica, cada um no seu espaço.

O POVO - O senhor nasceu em Boqueirão, em Solonópole. Que lembranças guarda daquela época?
Honório Pinheiro - Nasci numa família extremamente pobre.. Somos em cinco irmãos, sendo uma mulher e mais uma irmã adotiva. Minha mãe era professora e meu pai era agricultor. Tive uma infância como a de todo menino pobre daquela região, com momentos de dificuldades na alimentação. Lembro que morávamos próximo a um açude público que na época tinha um volume de água muito forte. Esse açude se chamava Boqueirão, como o distrito. O peixe era um dos alimentos que tínhamos mais farto.

O POVO - E quem pescava?
Pinheiro - Nós pescávamos, a comunidade pescava. Uma das coisas difíceis era ter que tomar café da manhã com peixe, almoçar peixe e jantar peixe. Mas depois as coisas melhoraram e a gente criou uma vaca, tinha leite. Essa foi minha primeira infância, dos zero aos sete anos. Dos sete em diante, eu colocava água nas casas pra poder ganhar algum dinheiro. Colocava a água num jumento, com umas ancoretas e também no ombro. Daí fui para Solonópole e na cidade comecei a trabalhar na paróquia. Fui secretário do padre Agenor Tabosa Pinto.

O POVO - Sua mãe, até por ser professora, pegava no pé de vocês para que estudassem?
Pinheiro - Pegava. E o papai, apesar de muito pobre, sempre direcionou para que a gente estudasse. Quem estudava não precisava ir para a roça. E eu sempre tive o desejo de estudar.

O POVO - E como foram os estudos em Solonópole?
Pinheiro - Logo me tornei líder de classe e também fazia um programa numa radiadora que tinha na paróquia. À noite eu dava os avisos na radiadora. Costumo dizer que tenho voz de locutor de rádio do interior. Uma voz grave, né? Parece voz de quem quer brigar. Nessa época estudava em um ginásio da comunidade. Teve um ano de muita seca e eu me tornei líder, fazia discurso nas frentes de serviços. Naquela época no Ceará eram comuns as frentes de serviços. Não sei se você sabe o que é isso, mas frentes de serviço era quando na seca iam fazer uma barragem, uma estrada e juntava toda a gente para trabalhar e eu trabalhava com aquela gente, tentando mostrar alguns aspectos políticos.

O POVO - E como foi a vinda para Fortaleza?
Pinheiro - O meu irmão mais velho, o Bosco, que hoje é meu sócio, foi estudar com os irmãos Maristas em Aracati. Mais tarde tinha que ir para Recife, mas para ir para Recife tinha que pagar e papai não pode pagar. Então ele terminou o primeiro momento dos Maristas e como não foi para Recife veio para Fortaleza trabalhar no comércio. Daí vim para morar com ele. Peguei um ônibus e vim fazer o chamado segundo grau.

O POVO - Veio sem nada certo?
Pinheiro - Só sabia que vinha pra cá e que vinha estudar. Tinha alguns parentes distantes, sem muita condição. E quando cheguei aqui encontrei com meu irmão e ele morava na casa de um parente. Mas lá não dava para morar os dois. Então fomos morar num bar, na Clarindo de Queiroz, em frente a Faculdade de Direito. Era o bar do Milton. O Milton abria o bar de manhã, nós saíamos e à noite quando ele fechava o bar trancava a gente pra dormir. Ali era a nossa morada.

O POVO - E você arrumou um emprego logo?
Pinheiro - Meu primeiro trabalho em Fortaleza foi de vendedor de livros. Vendia livros de porta em porta. Para vender esses livros eu precisava andar de paletó. A pessoa mais próxima a mim que tinha um paletó era um tio meu, já falecido, que era motorista do Tribunal de Justiça. E motorista de desembargador também tinha que andar de paletó. Ele tinha dois paletós e me emprestou um. E com esse paletó comecei minha vida de vendedor de livros. Depois de quatro meses fui campeão de vendas sem conhecer ruas, só rodando e conversando com as pessoas.

O POVO - Foi aí que você sentiu que tinha tino comercial?
Pinheiro - Eu sempre tive facilidade para expor meus pontos de vista. Mas sempre com muita humildade. Na época era muito difícil conseguir um emprego. Não havia capacitação, era na marra. Depois comecei a trabalhar em escritórios. Conheci algumas empresas, pessoas e fui criando meus relacionamentos aqui na Capital.

O POVO - E os estudos?
Pinheiro - Foi depois de casar que passei no vestibular.

O POVO - Isso trabalhando em escritório?
Pinheiro - Já estava em um grupo de crédito imobiliário, uma empresa grande na época. Passei no vestibular para Administração. Foi também uma grande oportunidade. Na época a Unifor estava iniciando e o Edson Queiroz dava algumas bolsas. Consegui uma bolsa através de um primo que trabalhava na Receita Federal. Mas aí já estava casado e as coisas estavam melhorando. Fui executivo de outras duas empresas: do Grupo J. Macedo, que foi minha grande escola, e depois da Volkswagen.

O POVO - E a ideia de ter o próprio negócio surgiu quando?
Pinheiro - Em abril fez 18 anos que baixei minha carteira profissional e comecei a trabalhar com supermercados.

O POVO - Como era o setor na época?
Pinheiro - Só existiam o Romcy e os pequenos. Botei uma mercearia para o papai trabalhar. Montei a mercearia com o meu irmão Bosco. O papai era um camarada muito disposto. Não sabia ler, mas sabia fazer conta, sabia negociar. Essa coisa do comércio nós herdamos dele. A mercearia se chamava União e ficava no Pan Americano.

O POVO - E o negócio deu certo logo de primeira?
Pinheiro - A mercearia crescendo e veio o plano Collor. Na época começavam a trabalhar com o autoserviço e era preciso derrubar o balcão. Papai nunca aceitou. Achava que se derrubasse o balcão a mercearia ia acabar.

O POVO - Era o começo desse conceito de venda, sem balcão?
Pinheiro. Sim. Era o autoserviço se capilarizando. Os grandes supermercados já tinham isso. O Bosco, que era mais tolerante, conseguiu convencer o papai. E quando derrubou o balcão o negócio cresceu. E papai começou a se animar.

O POVO - Daí foi o momento do senhor ampliar o negócio?
Pinheiro - Sim. Nessa época eu já era executivo, tinha três filhos, tinha casa, carro, estava cursando uma segunda faculdade, Direito. Mas eu queria construir meu negócio.

O POVO - Onde foi a primeira loja?
Pinheiro - Abri uma loja onde, na época, só quem não conhecia abriria uma loja lá. Na Vila Manoel Sátiro. Foi o único local que encontrei com espaço. Para você ter uma ideia, hoje está tudo asfaltado, mas na época tinha um riacho que passava na Perimetral e a gente tinha que passar com as coisas na cabeça. O nome era Casas Pinheiro, que mais tarde se transformou em Pinheiro Supermercado. Meu irmão Bosco no começo continuou na Brahma, onde trabalhava na época, mas dois anos depois veio cuidar do negócio comigo e o negócio alavancou. Mas nunca deixei de estudar e nunca fiz uma única coisa.

O POVO - Voltando no tempo em que ainda era Casas Pinheiro e que foi crescendo. A que você atribui o sucesso?
Pinheiro - Sempre há momentos e eu cresci em um momento de grande crise do Brasil que foi na época do Collor, onde ele congelou os recursos de todo mundo. Criei alguns músculos ali. Acho que de certa forma eu tive uma visão já prática, com muita coragem para trabalhar. Já possuía alguns pilares que me davam competência para trabalhar com qualidade. Isso começou a fazer a diferença a partir desse momento.

O POVO - Hoje, se bobear, nasce um supermercado novo na cidade todo mês. O que mudou daquela época para cá?
Pinheiro - O Estado cresceu, o Brasil cresceu, se fortaleceu e o mercado foi aberto. Se tornou integrado, globalizado. E as empresas lá de fora vieram pra cá e chegam aqui de forma muito forte. Chegam com capital, com escala, comprando fortemente. Chegam com tecnologia. Então elas vêm com isso tudo e sem uma regulação. Os nossos governos não regulam o mercado para poder definir o que é um mercado interno e um mercado externo. No país de origem dessas empresas elas são reguladas, mas aqui não.

O POVO - E como funcionaria o setor em caso de uma regulação?
Pinheiro - Funcionaria da seguinte maneira: se você vai montar uma loja de 10 mil metros, não pode colocar junto de quem tem loja de mil, oitocentos metros, lojas pequenas. Tem que colocar em um outro mercado, distante para que se torne uma loja abastecedora e não uma loja de vizinhança. Hoje não há critério. As lojas abastecedoras se confundem com as lojas de vizinhança. Então a regulação do mercado é uma coisa que precisa ser repensada. Nós temos várias lojas imensas de multinacionais para abrir aqui. Então os pequenos, que somos nós, só estamos bem porque estamos cultivando um negócio chamado associativismo comercial, através da Super Rede. É onde os supermercados regionais se juntam.

O POVO - E onde o associativismo faz a diferença?
Pinheiro - Na compra, já que a gente compra em escala, na tecnologia, já que trocamos experiências, e ajuda na mídia.

O POVO - Ainda há espaço para supermercados de bairro?
Pinheiro - Há. Há porque os tempos só melhoraram. Hoje você tem capacitação gratuita,, tem microcrédito muito mais fácil. Então, hoje o mercado está mais fácil por um lado, mas está mais difícil por outro. O mercado está mais exigente. Quem quer iniciar ainda tem um bom espaço, mas é claro que tem que examinar alguns conceitos: o ponto de venda é fator determinante. Por exemplo, hoje eu jamais aconselharia alguém a fazer como fizemos com a nossa segunda loja, abrir em um local só porque encontramos um espaço desocupado.

O POVO - E como foi a expansão do Pinheiro para o interior?
Pinheiro - Foi uma coisa interessante porque a partir da provocação das multinacionais chegando aqui, fui ao Sebrae e pedi para que fizessem uma pesquisa para saber em quais cidades do Interior poderíamos colocar um supermercado. Na época Sobral foi colocado como a melhor alternativa. Começamos a estudar o projeto de Sobral e surgiu uma oportunidade de comprar uma loja pronta em Quixadá, uma loja pequena de alguém que estava desistindo do negócio. E ao mesmo tempo começamos a construir a loja de Sobral, onde fomos bem acolhidos. A cidade estava precisando e o prefeito na época era o Cid Gomes. Ele apoiou, entendeu como um avanço, e nos estruturamos em Sobral imaginando estar dez anos a frente da cidade. Só que isso não aconteceu. Três anos depois chegaram mais uns três supermercados com a mesma capacidade nossa.

O POVO - Em uma entrevista que fiz com o seu João Melo, dos Mercadinhos São Luiz, no ano passado, pouco antes dele falecer, ele me falou dessa preocupação com os pequenos comerciantes do interior, do cuidado para não ‘engolir’ os pequenos. Como você lida com essa questão?
Pinheiro - Nós temos que entender o seguinte: no nosso caso, há a consciência de que nossa chegada no interior provocou no mercado local uma espécie de inquietação. Mas se você observar em um período de maturação, os de lá também cresceram. Hoje ,quando se vai para o interior, não vai mais tão mais fortalecido. Vamos com mais escala, serviços. Mas eles absorvem a nossa experiência e começam a melhorar a escala deles também.

O POVO - Mas o consumidor gosta de novidade...
Pinheiro - Gosta nos primeiros 60 dias, depois se acomoda. Porque em uma atividade de varejo o que ele deseja e absorve é a proximidade dele. Depois é o atendimento e em terceiro é o preço.

O POVO - O comércio local vive hoje um momento delicado em relação a lei municipal que determina o fechamento do comércio de rua a partir das 16h de sábado e aos domingos. Por que é tão difícil patrão negociar com empregado?
Pinheiro - Eu nunca tive dificuldade para negociar com nossos colaboradores não. Há muito tempo a gente exercita bem essa coisa da negociação. Agora é preciso separar horário de funcionamento do comércio e direitos trabalhistas. Acho que o comércio tem que abrir toda hora, ainda mais em uma cidade como Fortaleza. Você não pode restringir horários. Você trabalha o tempo todo e quer ir na Dom Luís fazer uma compra no sábado, fim de tarde. Já imaginou a Dom Luís fechada, a Monsenhor Tabosa fechada? Sou contra essa coisa que regula o horário. Mas acho que tem que acompanhar bem os direitos dos trabalhadores. As coisas estão misturadas.

O POVO - O setor de supermercados já tem acordo para abrir e como foi essa negociação com os trabalhadores?
Pinheiro - Foi a evolução natural das coisas. O ser humano evolui, as demandas vão surgindo. Os supermercados já abrem no Brasil há não sei quantos anos, então aos poucos fomos conquistando esses espaços. Mas ainda há quem faça pontuações para que o setor não abra. Veja bem, o Código do Direito Comercial é muito antigo. Acho que dos anos 40. Estamos em 2009. E o código diz o seguinte: que somente podem abrir nesses horários empresas que vendam remédios, pães e verdura. Mas ainda não tinha supermercados. Acho que precisamos evoluir nesse conceito de relação de trabalho no Brasil. Precisamos compreender que o Brasil precisa é de trabalho.

O POVO - E por que as negociações entre empresários e comerciários de outros setores não avançam?
Pinheiro - Acho que as partes precisam ceder. Mas é preciso lembrar que o comércio no Ceará é composto por 96% de micro, pequenas e médias empresas. É um universo muito grande. Essa coisa precisa ser bem trabalhada. O direito do trabalhador tem que ser respeitado, o trabalhador tem que folgar. E é preciso fiscalizar esse direito do trabalhador. Mas o que está acontecendo agora é que estão atrelando a legislação apresentada pelo município para poder ganhar um pouco na negociação.

Honório Pinheiro nasceu em 1954 no distrito de Boqueirão, em Solonópole, distante 330 quilômetros de Fortaleza.

Honório é o segundo filho de uma família de cinco filhos. Quando os mais velhos começaram a vir para Fortaleza para estudar, os pais de Honório adotaram uma menina.

Na presidência da CDL, Honório Pinheiro colocou em prática um projeto voltado para a educação. Criou a Faculdade CDL que forma a primeira turma no ano que vem, e deve ser reconhecida pelo MEC.

Nas palavras de Honório Pinheiro “não há desenvolvimento sem educação e todos os que investem em educação recebem o bônus de uma forma muito célebre”.

Durante a entrevista, Honório destacou mais de uma vez a importância da capacitação do comércio cearense. Segundo ele, há gente procurando emprego e empresas recrutando e muitas vezes não se encontram profissionais pela falta de capacitação.

A entrevista foi acompanhada pela assessora de imprensa da CDL, Eugênia Nogueira. Antes de começar a conversa, educadamente Eugênia perguntou se poderia acompanhar a entrevista. A reportagem abriu uma exceção e disse sim. Muitas vezes a presença de outras pessoas inibem o entrevistado.

Honório se formou em Administração e mais tarde em Direito. Há pouco tempo fez cursou Psicologia. “Um curso que fiz de mim para mim com muito amor. Recomendo a qualquer um que tenha a possibilidade de fazer”.

Honório está no segundo casamento. Espera para os próximos dias o nascimento de Pedro, seu quarto filho.

Honório conta que se interessou pela psicologia inicialmente pelo interesse no campo organizacional. “O maior proveito que tirei do curso foi trabalhar melhor a minha escuta. Eu como latino e nordestino sou muito oral e a psicologia me deu a oportunuidade de desenvolver melhor a escuta”.

Honório Pinheiro deixa a presidência da CDL em julho. Quem assume o cargo é o empresário Freitas Cordeiro, dono Mil Tintas, FZ Imóveis e Himperjet

Uma das coisas difíceis era ter que tomar café da manhã peixe, almoçar peixe e jantar peixe. Mas depois as coisas melhoraram e a gente criou uma vaca, tinha leite. Essa foi minha primeira infância, dos zero aos sete anos

Sempre há momentos e eu cresci em um momento de grande crise do Brasil que foi na época do Collor, onde ele congelou os recursos de todo mundo

Então os pequenos, que somos nós, só estamos bem porque estamos cultivando e desenvolvendo um negócio chamado associativismo comercial, através da Super Rede

Leia a entrevista na íntegra no: www.opovo.com.br/conteudoextra

domingo, 28 de junho de 2009

Show de bola



Lançamento do Programa em 2009

A Prefeitura Municipal de Solonópole, por meio da Secretaria de Desporto, realizou na manhã desta quinta-feira (25) no auditório do CRAS, a solenidade de lançamento do Programa Show de Bola, que tem como premissa a doação de uma bola a cada sessenta dias para as equipes de futebol cadastradas junto a Secretaria de Desporto, como medida de incentivar o esporte amador no nosso município.

A solenidade contou com a presença do prefeito municipal, Dr. Valterno, que tem sempre apoiado e marcado presença nos eventos esportivos; primeira dama e secretária de ação social, Júlia Neide; secretário de desporto, Raimundo Helder; demais secretários municipais; vereadores; representantes das 52 equipes de futebol cadastradas; e a população em geral.

Após a execução do hino do município, e a exibição de um vídeo contendo a reportagem sobre a final do Campeonato Municipal de Futsal 2009, veiculada no canal de tv, TVC, o secretário de desporto e prefeito municipal, fizeram o uso da palavra.

Na oportunidade, o prefeito Dr. Valterno Pinheiro, destacou a importância em incentivar o esporte e reafirmou o seu compromisso, juntamente com o secretário Raimundo Helder, em promover novas competições e apoiar os nossos atletas.

A doação do material esportivo é uma demonstração de apoio e compromisso da Prefeitura para com o esporte local, por acreditar que o esporte é uma boa forma de socialização, lazer, bem-estar, e cidadania.

Colonia de Ferias da ARS

Atenção Criançada!
Estão abertas as inscrições para COLONIA DE FERIAS da Associação Reacreativa de Solonopole e só terminará no dia 02 de julho as 17 horas.
Venha e participe!
A equipe motiva-ação ja esta preparada para receber essas crianças e adolescentes que desejam participar, tanto faz ser da ARS quanto da comunidade em geral.
São 10 organizadores cxapacitados que buscam atrativos importantes e inovadores para estarem com o tempo precioso dos nossas crianças e adolescentes da nossa cidade.
Terá: Passeio ecologico, NOITE DE PIJAMA, pique-nique, campeonato de bateria, teatro, musica com a Banda da ARS, tocando enfrente a entidade.

Colaboração: Clebia da ARS

http://www.projetoars.hpg.ig.com.br

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Arraía do Fenelon

Aconteceu na noite do ultimo dia 23 de junho nas dependencias do Salão Praoquial na Avenida Prefeito Jose Sifredo Pinheiro, uma festa belissima com a grande participação da população.
Iniciou com desfile das candidatas a Rainha da Escola. Sendo as candidatas da sala de aula da referida escola. Onde desfilaram 09 garotas, que teve na composição da mesa as pessoas de: Ana Telma Pinheiro-Diretora da Escola Eldorado; Antonia Aglaê Pinheiro-Professora Universitaria; Maria Ambrosina Cavalcante Pinheiro-Funcionaria da Secretaría de Cultura do municipio; Maria Conceição de Souza Dantas-Coordenadora da A.R.S(Associação Recreativa de solonópole); Simone Maria Saraiva Leite-Ex-Diretora da Escola de Ensino Medio Fenelon Rodrigues Pinheiro, que há vários anos sempre conduziu bem e fez um excelente trabalho a frente desta escola e deixou um legado muito grande, na qual deixou no calendario escolar este movimento social.
Segundo o Diretor Luiz de Gonzaga Ferreira diretor geral da escola "iremos oferecer movimentos sociais atraves de festividades, jogos estudantis, logo que nós concluirmos a conclusão da nossa quadra, nós iremos tambem promover torneios esportivos e que movimente a juventude.
01 - Raiane Cristina - 1º ano Manhã;
02 - Keila Naiane - 3º ano Manhã;
03 - Sabrina - 1º ano Tarde;
04 - Marcia Silva de Lima - 1º anoB tarde;
05 - Antonia Jakeline - 3º ano tarde;
06 - Bruna Aparecida-2º ano tarde;
07 - Leonia Cristina - 1º ano noite;
08 - Kelvia Cristina - 1º ano noite (Eleita 192 votos);
09 - Tania Raquel Pinheiro Bezerra - Aluna do Tempo de Noite (2º Lugar) com 191 votos.
Convite foi realizado em todas as salas e muito delas recusaram diz o professor Luiz Ferreira. Apesar delas cobrarem e exigirem muito, mas quando agente precisa, muito delas se esquivam, não querendo colaborar.
Logo após aconteceu o grande arraía com a quadrilha GARRANCHÊ, nome encontrado na internet, realizado pelos alunos da escola Fenelon, com uma apresentação belissima com a orientação de RODRIGO colaborador da escola, e em seguida, a animação ficou por conta da Banda Falcões do Forró & Ceguinho de Solonópole. A entrada foi um preço bem acessivel a populãção e a comunidade escolar em geral, na noite dedicada ao são João.
A Escola de Ensino Medio Fenelon Rodrigues Pinheiro conta com 815 alunos, contando com os anexos dos Distritos de São José e Assunção.
Visitem o site: www.escolafenelon.com.br

As capas que citam morte de Michael Jackson

E a Dal Pires me envia link com todas as capas de jornais de hoje, reunidas por Gil Dicelli, reportando-se sobre a morte de Michael Jackson. Seleção primorosa.
Do Blog do Nonato Albuquerque
Apresentador da Tv Jangedeiro.

Salário supera R$ 7.000

Autorizado concurso para Polícia Federal.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, autorizou nesta quinta-feira (25) a realização de concurso para 600 vagas na Polícia Federal. A medida está descrita na Portaria nº 165, publicada no "Diário Oficial da União".

O concurso terá a oferta de 400 vagas para escrivão de Polícia Federal e 200 para agente de Polícia Federal, com o subsídio inicial de R$ 7.514,33 para ambos os cargos. Já o salário final é de R$ 11.879,08. Os cargos exigem nível superior em qualquer área.

O Departamento de Polícia Federal tem o prazo de quatro meses para lançar edital de abertura do concurso. A Portaria 165 não fixou data provável de nomeação, ficando o provimento dos cargos na dependência de prévia autorização do Ministério do Planejamento mediante a publicação de uma nova portaria.

Michael Jackson morre aos 50 anos

Michael Jackson, considerado o Rei do Pop, morreu na tarde desta quinta-feira (25) após sofrer parada cardíaca e ser levado às pressas para o hospital UCLA Medical Center, em Los Angeles. O cantor de 50 anos não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa e deu entrada no hospital em estado de coma.

A morte de Jackson foi confirmada pelo porta-voz do Instituto Médico Legal de Los Angeles, Fred Corral, em entrevista à rede de TV CNN pouco antes das 20h30, horário de Brasília.

"Posso dizer neste momento que fomos informados por investigadores do Departamento de Polícia de Los Angeles Oeste que Jackson foi levado (...) para o hospital. Ao dar entrada, estava sem os sinais vitais e foi declarado morto por volta das 14h26 esta tarde [18h26, horário de Brasília]", declarou Corral à CNN.

Antes, o site do jornal "New York Times" publicou que uma autoridade da cidade de Los Angeles "afirmou que ele morreu à 1h07 PM, horário do Pacífico [17h07, Brasília]".

Segundo o porta-voz do IML, uma autópsia "provavelmente" será realizada na sexta-feira. Ele preferiu não especular sobre a causa da morte.

Um exemplo a ser seguido


O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, esteve na manhã desta quinta-feira (25/06), na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), e na ocasião protocolou um pedido de auditoria em todas as obras conveniadas com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), e a prefeitura Municipal de Iguatu.

Há alguns dias atrás, numa operação deflagrada pela Polícia Federal para investigar a FUNASA, foi recolhido documentos e computadores da sede do executivo municipal. Diante disto, o prefeito Agenor Neto resolveu tomar as providências cabíveis, até porque, segundo o mesmo, no município de Iguatu não existe nenhuma obra superfaturada ou que tenha sido paga e não executada. Ouça trechos da entrevista.

Cá pra nós

Quem não deve não teme. É por isso que Agenor Neto faz a diferença e é hoje cotado para governar o Ceará, pela sua seriedade e zelo pela coisa pública. Bem que outros prefeitos do Ceará poderiam fazer o mesmo.

Lindomar Rodrigues

quinta-feira, 25 de junho de 2009

PROJETO EU SOU CIDADÃO


COORDENADORA PARTICIPA DE FORMAÇÃO EM FORTALEZA

Glicia Ferreira( Projeto em Solonópole) e
Amélia Prudente (coordenadora executiva da APDMCE)

A coordenadora do Projeto Eu Sou Cidadão em Solonópole, Glícia Ferreira, participou nos dias 16-18 de junho, da 2ª etapa de momento de Formação de Leitores, na capital cearense iniciado em abril do corrente ano. Na oportunidade, aproximadamente 100 coordenadores, estiveram presentes na cerimônia de lançamento do Livro "Caixinha da Memória", da escritora Arlene Holanda, que resgata a cultura e a história cearense.

Escritora Arlene Holanda na sessão de autógrafos

Fonte: http://www.apdmce.org.br/

Blog da Educação de Solonópole
Contate-nos: Fone/Fax: (88) 3518-1438
sec.sol.ce@hotmail.com kenispinheirosilva@hotmail.com kenispsilva@gmail.com

terça-feira, 23 de junho de 2009

TCM visita Solonopole

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municipios do Estado do Ceara, com o objetivo de promover a transparencia das ações de fiscalização, continua divulgando os municipios cearense fiscalizados bem como bem como a programação de fiscalizações para os periodos indicados.
Dados atualizado ate 22 de junho de 2009.
Visitado o municipio de Solonopole no periodo de 22 a 24 de junho, com tipo de inspeção especial.
Clique no link abaixo:

segunda-feira, 22 de junho de 2009

PM desarticula quadrilha de assaltantes no Interior do Ceará

A Polícia Militar do município de Deputado Irapuan Pinheiro (319 km de Fortaleza), prendeu uma quadrilha de assaltantes que agia na região. Os recentes alvos do grupo foram um supermercado no município de Solonópole e contra oito beneficiários de um programa do Banco do Nordeste que haviam se deslocado até Mombaça para receber pagamentos.

As investigações iniciadas quarta-feira (17) resultaram na prisão dos bandidos da quadrilha, detidos na Cadeia Pública de Solonópole. A operação foi realizada através de uma articulação entre policiais dos municípios de Dep. Irapuan Pinheiro, Acopiara, Solonópole e Senador Pompeu.

Cerca de R$ 12 mil foram roubados pelo grupo de assaltantes. Destes, foram presos:- Manoel Giliardi da Silva, que coordenava as ações da quadrilha à distância;

1- Ilderlândio Silva de Melo, conhecido como Alemão, que participou diretamente dos assaltos;

2- Eder Soares Bezerra, assaltante e coordenador das ações;

2- Kal Márcio Diógenes, apelidado de Japonês, com participação direta nos crimes;

3- William Lemos da Silva, que prestou depoimento, foi indiciado por participação direta no assalto em Solonópole, mas responde em liberdade.

4- Antônio Marcondes da Silva, acusado de também ter participado dos assaltos.

Outro membro da quadrilha foi identificado e está foragido.
5- Eliomar Pinheiro de Souza, conhecido como Mazinho, é fugitivo da Cadeia Pública de Acopiara e participou diretamente dos dois assaltos.

Caso você tenha informações sobre o foragido, entre em contato com a delegacia do município de Dep. Irapuan Pinheiro através do telefone (88) 3569-1999.

Jangadeiro Online

I Copa de Futsal Sub 16

Previsão para o incio da copa: Sábado 04/Julho/2009
Serão 09 equipes inscritas, divididos em 03 grupos de 03 times.

1º Jogo: Valencia X Assunção
2º Jogo: Plejusc X Força Jovem
3º Jogo: Pasta X Santa Tereza
Se classifica o primeiro colocado de cada chave, mais um quarto time com melhor classificação.

Só poderão ser inscritos jogadores que tenham nascido a partir do ano de 1993, que seja natural de Solonópole, ou que more no municipio, devendo apresentar declaração (10 anos) da escola em que estuda.

Ordem para treinamentos no Ginasio Poliesportivo:
1 - Força Jovem
2- Santa Tereza
3 - Juventude
4 - Valencia
5 - Vasp
6 - Plejusc

Em Cedro

Mulher recebe ligação informando sobre morte de cachorro e quando chega ao local se depara com o amante morto

Ontem, por volta das cinco horas da manhã, o Destacamento Policial de Cedro/CE, recebeu uma ligação via 190, onde uma pessoa informava sobre um corpo que encontrava-se às margens da estrada que dá acesso ao sitio dos Afonso, distante 01 km da sede urbana.

No momento em que se deslocava para o local citado a polícia recebeu outro telefonema, desta vez, de uma mulher dizendo que havia recebido uma ligação informando que o seu cachorro estava morto na mesma estrada que dá acesso ao sítio Afonso.

Os policiais passaram na casa da solicitante e a conduziram para acompanhar a operação.

Chegando ao local foi constatado que a vítima tratava-se de Marcelo Urlandi da Silva Mendes, 20 anos. Aparentemente o rapaz foi morto com um tiro nas costas. Ele era amante da mulher que acompanhou a operação.

No bolso da vítima foi encontrada uma meia com duas perfurações dando aparência de uma bala clava.
Segundo a amásia, Marcelo havia saído de sua residência por volta das dezessete horas do dia anterior dizendo que voltaria logo e não retornou.
O corpo foi encaminhado para o IML de Iguatu para ser necropsiado.

PROJETO EU SOU CIDADÃO

O MISTÉRIO DA PROFESSORA JULIETA: MAIS NOVA TRAMA DA COLEÇÃO EU SOU CIDADÃO

O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS foi o palco. A platéia, os alunos da Escola José Oster Machado, seus professores, convidados e autoridades presentes. Estamos falando da Solenindade de Lançamento do 10º Livro da Coleção Eu Sou Cidadão - O Mistério da Professora Julieta - da autora Socorro Aciole. Foi uma cerimônia muito bonita e bem participada que contou com os Amigos da Leitura teatralizando, cantando e dançando para o deleite de todos, inclusive, da Primeira-Dama e Secretária da Ação Social, Júlia Neide, da presidente da Câmara Municipal, Maria Costa de Carvalho, da Assessora Especial da Secretaria de Educação, Silvia Helena, entre diretoras, professoras e demais autoridades.

O Projeto Eu Sou Cidadão - Amigos da Leitura, que passa a ser coordenado em Solonópole, a partir de junho/2009 por Glicia Ferreira (titular/Sec. Educação) e apoiado por Laiana Nogueira (auxiliar/Sec. Ação Social), conta com o trabalho voluntário de 15 crianças e adolescentes que assumem ao entrar para o grupo, o papel de incentivar outras crianças e adolescentes ao prazer pela leitura. São agentes de leitura e teatro que passam a oferecer aventura em forma de criatividade e imaginação com os livros do acervo do projeto abordando temas sociais que vinculam a imaginação à vida cotidiana do povo cearense que convive com mazelas e situações que levam o povo a clamar por justiça e respeito por seus direitos.

O mais novo livro lançado, tece um enredo, no mínimo, intrigante. "O Mistério da Professora Julieta" incita no leitor a imaginação de como descobrir o segredo contido dentro de sua mala preta carregada de um mistério que resolve o problema da indisciplina e promove o gosto pela leitura em uma escola, não diferente das nossas.

Na oportunidade de lançamento do 10º Livro, ocorrida na segunda-feira 15/06/2009, apresentaram números artísticos, crianças da AABB Comunidade e PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, mantidos pela SAS - Solonópole. O senhor prefeito, Dr. Valterno Nogueira, que não pode se fazer presente à solenindade, manisfestou total apoio para a consolidação do Projeto em nosso município.

No encerramento do evento, as coordenadoras fizeram a distribuiçaõ de kits compostos por camiseta + blusa para atuação dos amigos da leitura nas atividades a serem implementadas.

Para maiores informações e esclarecimentos, acesse: http://www.apdmce.org.br/

Do blog da Secretaria de Educação de Solonopole

sexta-feira, 19 de junho de 2009

O Cozinheiro Infiel, em Solonópole ?



Título dado por Dalviane Pires.

Do Blog do Nonato Albuquerque.


Parece engraçado. Isto que vi no blog do Nonato Albuquerque. Em Solonópole, existe um caso de um cozinheiro infiel que cuspiu no prato de comeu.

É meus amigos blogueiros e internautas. Parece historia de trancoso, mas o fato é veridico na minha querida Solonópole que tem uma população de 17.921 habitantes. Mas que coisa hein?

Comunidade do Alto Vistoso

Foi realizado na noite do ultimo dia 16 de junho, na capela de São Francisco, situado no Bairro Alto Vistoso em Solonópole, uma reunião que teve como tema DST´s - Doenças Sexualmente Transmissiveis, e foi ministrada por Dra. Norma Enfermeira-chefe do Hospital e Maternidade Maria Suely Nogueira Pinheiro com o suporte do Coordenador da Atenção Basica do Municipio Dr. Wellygton Vidal, Dra. Anatiane, da Secretária de Saude Margarete Pinheiro e de cidadão Olivaldo Lopes.
Foram apresentados slides sobre varios tipos de DST´e explicação de como combatê-las e de como vivenciar com portadores. Acrescentando que existem programas no municipio, enfocando o public0-alvo na prevenção e atendimentos medicos nosPSF´s bem como nos postos de saude e bem como no hospital.

Vacinação contra paralisia infantil acontece neste sábado

Neste sábado acontece em todo o Brasil a vacinação contra a poliomielite ou paralisia infantil. Com o slogan ,“Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”, o Ministério da Saúde incentiva os pais a não esquecerem de vacinar suas crianças.

Ao todo 1.600 postos fixos estarão funcionando das 07 horas da manhã até às 17 horas da tarde na capital e no interior do estado e mais 20 mil postos volantes espalhados em lugarejos e distritos no interior.

É importante que os pais não esqueçam de levar a cartela de saúde do seu filho, menor de cinco anos, para o registro da vacinação.

Amistoso de Futsal

















No ultimo dia 11 de junho (quinta-feira), o Ginásio Poliesportivo foi palco de mais um grande jogo de futsal. Dessa vez, um amistoso envolvendo a seleção de Solonópole, formada com jogadores que se destacaram no Campeonato Municipal de Futsal 2009, contra a seleção de Quixeramobim, que por sua vez, está disputando o intermunicipal de futsal.

A seleção de Quixeramobim venceu o jogo com o placar de 1 x 0 (gol de João Paulo).

Ficha Técnica:
Na ocasião, foi realizado um jogo preliminar envolvendo as equipes de futsal feminino: Solonópole x São José, cujo placar foi de 4 x 2 para Solonópole.

Os jogos tiveram o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desporto, tendo a frente o seu secretário Raimundo Helder Ferreira.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Carros são apreendidos em Solonópole

Informação do Sd Vanderlan do destacamento de policia militar de Solonópole. Informando que os agentes da policia civil estiveram fazendo um trabalho de rotina na região do Sertão Central, que na manhã de hoje, dia 18 de junho de 2009 estiveram na cidade de Milhã e em seguida, por volta de 10 as 13 horas na cidade de Solonópole.

Em Solonópole, ate o momento foram apreendido dois carros: sendo 01 por usar gás de cozinha e o outro na questão de chassi. Na blitz que estão sendo realizado, esta sendo verificado: motor, chassi, placa, e que combustível é utilizado no veiculo. Segundo as informações colhidas pelo Antonio Elanio "O Reporter do Povo" de O Grande Jornal Falado as 12h30 desta quinta-feira, 18 de junho de 2009. A Policia Civil esteve encerrando os trabalhos em Solonopole por volta das 14 horas e logo em seguida se deslocara pra regional de Senador Pompeu-Ceará para fazer os procedimentos cabíveis.

terça-feira, 16 de junho de 2009

A agenda de Dilma nesta 4ª feira no Ceará

Divulgada, nesta manhã de terça-feira, a agenda que a ministra Dilma Rousseff cumprirá em sua visita ao Ceará, nesta quarta-feira. Confira:

9 horas - Chegada da ministra-chefe da Casa Civil à Base Aérea de Fortaleza - avião da FAB

10 horas - Balanço das obras do PAC no Ceará, no Centro de Treinamento do BNB, no Passaré

11h40min - Entrevista coletiva no Passaré

14 horas - Solenidade de assinatura do memorando da siderúrgica do Ceará

14h40min - Sovrevôo pelas obras do PAC em realização no Estado

- Ampliação do Porto do Pecém (São Gonçalo do Amarante)

- Urbanizaçao do rio Maranguapinho

- Metrofor

16 horas -Retorno para Brasília."

Fonte: Blog Eliomar de Lima

Adiado de novo !!!

Mais uma vez foi adiado a INAUGURAÇÃO e ENTREGA do novo matadouro publico e demolição do antigo matadouro de Solonópole.

A data marcada para amanhã não irá acontecer por motivo que o prefeito Dr Valterno Nogueira foi convidado a esta presente em uma solenidade com a Ministra Chefe da Casa Civil Dilma Roussef vai estar na capital cearense, em Fortaleza nesta Quarta-feira, dia 17 de junho.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Saude Bucal de Solonópole


Com 07 Equipes de Saúde Bucal-ESB a odontologia caminha junto com a comunidade do Município de Solonópole na implementação da qualidade de vida da população.
Recentemente em reunião os Dentistas das ESB: Dr. Glauco (Coordenador da Saúde Bucal), Dr. Renato, Dra. Célia, Dr. Jorge, Dra. Erika, Dr.Douglas e Dr.Samuel; (no momento a Dra. Glauce está afastada por Lincença Maternidade) além das Atendentes de Consultório Dentário-ACD Mirlania, Damiana, Paula, Kátia, Suerda, Sandra, Ana Vladia, Vanderlânia, Auricélia, Josefina e Aretha; foi discutido a maneira mais adequada para os atendimentos dos pacientes nas Equipes de Saúde da Família. Assim contamos com a colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde-ACS que em julho ficarão incumbidos do agendamento dos pacientes para o atendimento ambulatórial odontológico.
Desta forma, em julho, cada ESB funcionará em sua devida unidade: Sede I, SedeII, Sede III, Sede IV (que inclui o Distrito de Cangati), São José, e Assunção. Lembramos que o Centro de Especialidades Odontológicas-CEO tem o seu atendimento com as especialidades de Cirurgia Oral Menor, Endodontia (canal), Periodontia (gengivas e anexos), e Pacientes Especiais (portadores de deficiências dentre outros) no período da manhã e tarde (a funcionaria Vanda está designada para a marcação e agendamento das consultas).
OBS.1: No CEO temos o Atendimento Noturno com 03 cirurgiões-dentistas realizando o atendimento de 30 pacientes das 06h as 09h da noite priorizando o trabalhador. OBS.2 Estamos fazendo o atendimento às crianças do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) todas as sextas-feiras e vamos disponibilizar outro horário para uma nova turma do PETI. A odontologia tem o AMOR na caminha junto com os pacientes! Dr.Glauco Martins Fernandes (coordenador de saúde Bucal)

Por Dr. Wellington Vidal, enfermeiro e coordenador da Atenção Básica.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Saude do Quarteirão de volta no Alto Vistoso

O projeto SAÚDE NO QUARTEIRÃO, idealizado pelo Prefeito Municipal de Solonópole, Dr. Antonio Valterno Pinheiro, tem conquistado a adesão espontânea das comunidades e dos profissionais da Secretaria de Saúde.

O propósito é implementar as ações da atenção básica, fortalecendo a estratégia de saúde da família e disponibilizando a intervenção multiprofissional através da busca-ativa de portadores de doenças de interesse epidemiológico e da educação em saúde.

Foram detectadas neste evento 04 pessoas com pressão arterial elevada que serão acompanhadas para o controle da mesma, 01 com mancha na pele e outros agravos. Foram agendadas consultas com o médico da ESF SEDE II no decorrer da semana na qual haverá exame físico e anamnese, e possível solicitação de exames complementares.

No dia 02 de junho foram contempladas com as ações do SAÚDE NO QUARTEIRÃO 38 famílias residentes no bairro do ALTO VISTOSO com distribuição de escovas e creme dental, aferição da pressão arterial e da glicemia capilar, imunização de crianças, adolescentes, adultos e idosos, vacinação de cães e gatos, orientações sobre o combate ao mosquito da dengue e acondicionamento adequado do lixo doméstico, busca-ativa de portadores de hanseníase e tuberculose, orientações sobre postura adequada, alimentação saudável e acondicionamento e uso racional de medicamentos.

SAÚDE NO QUARTEIRÃO É A GARANTIA DO ACESSO IRRESTRITO AO SUS.

SOLONÓPOLE DE LUTO

11 de junho de 2009

Grande Solonópole de luto desde ontem

Os municípios de Solonópole, Milhã e Deputado Irapuam Pinheiro estão de luto desde ontem, com o falecimento do agropecuarista e ex-prefeito Osmundo Pinheiro Landim.
Prefeito duas vezes na década de 70 (segunda metade do século passado), Osmundo era um homem muito querido entre todas as correntes políticas.
Deixa viúva dona Risoleta Pinheiro, a filha Ângela Machado Pinheiro e vários netos.
Por vontade própria, após seu falecimento ontem na cidade de Milhã (300 km da capital), a família trasladou o corpo para a Ethernus Velatoriuns (na Padre Valdevino), onde está sendo velado desde à noite passada.
O sepultamento acontecerá nesta quinta-feira, às 11horas, no Parque da Paz, após missa de corpo presente.
Seus familiares, amigos e as colônias de Solonópole, Milhã e Deputado lrapuam Pinheiro, todos estão convidados para participar desse ato de fé e piedade cristã.
Osmundo Pinheiro morreu aos 88 anos.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Rede Ceará de Notícias


A Rádio Tataíra FM de Irapuan Pinheiro passou a integrar a Rede Ceará de Notícias nesta segunda, 08. Com essa adesão a Rede passa agora a contar com sete emissoras na transmissão do noticiário Mais Ceará.

Os milhares de ouvintes do programa têm agora mais uma emissora levando ao ar diariamente as principais notícias da região, do Estado e do País. O Mais Ceará segue com seu projeto de expansão da rede que em breve estará abrangendo todo o Estado do Ceará, com novas estréias já agendadas para até o final desse mês de junho.

A Rádio Tataíra FM pode ser sintonizada na freqüência 87, 9 no receptor ou através da Internet, ao vivo, no endereço eletrônico: www.portalirapuan.com.br Para ficar por dentro da notícia é só sintonizar ou acessar, de segunda a sexta-feira, às sete da manhã.

Sérgio Machado

Ex Prefeito de Solonopole

Faleceu hoje, por volta do meio-dia, na cidade de Milhã, no Sertão Central do Estado, vítima de insuficiência respiratória, o ex-prefeito de Solonópole, Osmundo Pinheiro, aos 90 anos de idade. Osmundo morreu em casa ao lado de familiares.
Há dias Osmundo Pinheiro tentava se recuperar de um problema nos pulmões. A família não divulgou o local do velório e nem a cidade onde será sepultado o ex-prefeito.
Ele tinha varios problemas de saúde, e estava com os rins paralisando e ah alguns dias ele tinha caido.
16º Prefeito (Eleito): OSMUNDO PINHEIRO LANDIM
Gestão: 25/03/1967 - 24/03/1971
Informação também do companheiro Crispim do Valle - Radialista da Radio Raizes Fm de Milhã-CE.
Em parceria com meu amigo Lindomar Rodrigues de Iguatú-CE
http://www.solonopole.blogspot.com/ http://lindomarrodrigues.blogspot.com/

Peti II

Crianças e adolescentes recebem atendimento odontológico prioritário

Desde fevereiro de 2009 as crianças e adolescentes atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI da Sede do Município estão recebendo atendimento odontológico prioritário no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO do Município. Ação esta firmada através de uma parceria entre a Secretaria da Ação Social e a Secretaria de Saúde de Solonópole.

Monitores do PETI solicitam autorização dos pais e levam as crianças e adolescentes todas as sextas-feiras para o tratamento que inclui: extrações, restaurações, limpeza, aplicação de flúor e selante, além de um trabalho de orientação preventiva de escovação e do uso correto do fio dental.

Cuidar da Saúde Bucal é mais uma ação implantada dentro do PETI. Dos 73 participantes da Sede, 30 (trinta) crianças já estão concluindo esse tratamento, o que deixa os pais satisfeitos e incentiva uma maior participação das demais crianças, pois só podem realizar o tratamento as crianças com freqüência superior a 85%.

O próximo passo será uma reunião com os pais e responsáveis pelas crianças para falar sobre a importância da saúde bucal e os cuidados que a família deve ter para a prevenção de cáries, visto que foi encontrado um grande índice de crianças e adolescentes com a perda prematura de dentes permanentes.

Fonte: Secretaria da Ação Social

terça-feira, 9 de junho de 2009

PETI nos distritos

Implantadas Unidades do PETI nos distritos de Prefeita Suelly e Cangati
A Prefeitura Municipal de Solonópole, através da Secretaria da Ação Social, implantou recentemente mais 02 unidades de atendimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. As unidades implantadas dia 27 de maio em Prefeita Suely e dia 04 de junho em Cangati beneficiarão cerca de 50 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 aos 15 anos.

O PETI é um programa do Governo Federal em parceria com o Município. Tem como objetivo atender as crianças e adolescentes em situação de trabalho ou famílias em vulnerabilidade social que estão em risco de colocar os filhos para trabalhar.

A abertura das atividades sócio-educativas foi realizada pela Secretária da Ação Social e primeira-dama do Município, Dra. Júlia Neide Pinheiro, que fez questão de conhecer as crianças e repassar o material educativo (jogos e bolas) e ainda pedir que todas as crianças do projeto aproveitassem a oportunidade de participar de um programa tão rico de atividades.

Em Cangati a equipe foi recebida com uma linda paródia enfocando que criança não é para trabalhar e sim brincar, além de todo o agradecimento do Distrito ter sido beneficiado. O encontro reuniu pais e crianças e teve muita brincadeira e descontração.

É a Administração Nossa Terra, Nossa Vida exercendo o seu papel de prevenir que crianças e adolescentes trabalhem por compreender que o trabalho insalubre priva-os dos seus direitos fundamentais.

Daniele de Moraes Araújo
Assistente Social - Coordenadora do PETI

PLEJUSC campeão no FUTSAL

PLEJUSC - Plebe Juvenil Sporte Clube

PLEJUSC vence duas vezes, no tempo normal e na prorrogação, e conquista o título municipal.

A equipe do PLEJUSC conquistou no último sábado, dia 6 de junho, o Campeonato Municipal de Futebol de Salão 2009; competição promovida pela Secretaria de Desporto de Solonópole, com apoio da Administração Nossa Terra, Nossa Vida. Durante mais de dois meses, doze fortes equipes participaram do mais disputado campeonato de futsal da região. Foram quarenta empolgantes partidas realizadas no belíssimo ginásio poliesportivo José Atualpa Pinheiro Landim, com 341 gols marcados (média de 8.52 gols por jogo). No final, sagrou-se campeã a equipe de melhor campanha.

A Grande Final
Após a derrota na primeira partida (3x4), a equipe do PLESJUC entrou em quadra precisando vencer de qualquer maneira para não permitir que o adversário ficasse com o título. Tal necessidade transformou-se em determinação, e o resultado foi um gol marcado logo nos primeiros minutos. Com 1 x 0 no placar, a responsabilidade passou para a equipe de Pasta, que não se afobou e com belas jogadas chegou ao empate e a virada. Com 2 x 1 no placar, ainda no primeiro tempo, acreditou-se que o time do PLESJUC não teria forças para reagir; no entanto, o que se viu foi um time guerreiro e lutador, focado no objetivo único de vencer. Vitória que viria nos instantes finais da partida. Após estar perdendo por 3 x 2 , em dois gols relâmpagos o PLEJUSC empataria e viraria o placar (4x3), levando, com a vitória por um gol de diferença, a decisão para a prorrogação.

A prorrogação
A prorrogação começou com os dois times demonstrando cansaço. O ritmo alucinante do tempo normal não se repetia, entretanto, os jogadores tentavam superar todos os obstáculos em busca da vitória. Empurrado por sua torcida, o PLESJUC faria o gol que lhe daria o título através do jogador Michel.

PLEJUSC CAMPEÃO!

Campanha:
Foram dez jogos. Venceu oito, empatou uma e perdeu apenas uma partida. Marcou 74 gols (melhor ataque da competição) e sofreu apenas 26, num saldo de 48 gols positivos.
1. 9 x 3 Força Jovem
2. 15 x 1 Vitória
3. 5 x 5 Pasta
4. 7 x 2 Assunção
5. 5 x 0 Valência
6. 8 x 3 Cangati
7. 9 x 2 Força Jovem
8. 8 x 3 Força Jovem
9. 3 x 4 Pasta
10. 4 x 3 Pasta (1 x 0 – prorrogação)

Os campeões: Papagaio, Cléber, Diego, Claudinho, Jean, Maico, Neguinho, Michel, Andson, Orlando, Luquinhas, Cláudio e Carlos Roberto.

Semana do Meio Ambiente

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Solonópole, com total apoio da Prefeitura Municipal, realizou de 02 a 05 de junho de 2009 a “Semana do Meio Ambiente”.

Durante o evento, foram realizadas palestras sobre a importância da preservação dos recursos naturais nas escolas da rede municipal (sede e distritos) e ainda uma ‘passeata’ na sede do município, oportunidade em que foi realizado o plantio de mudas de árvores para sombreamento.
O secretário de Desenvolvimento Rural do município, Sr. Antônio Guedes de Souza, destaca a importância desses eventos como instrumento de conscientização de jovens, crianças e adultos; e agradece o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Ação Social, e ainda do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE.

Dia das Mães é comemorado em Solonópole

Em 14 de maio de 2009, a Secretaria da Ação Social comemorou o Dia das Mães no Ginásio Poliesportivo José Atualpa Pinheiro Landim. O evento teve início às 18h onde as mães foram recepcionadas com música ao vivo. Contou com a presença da Secretária da Ação Social e primeira-dama Dra. Júlia Neide, e teve como atração principal o grupo de Contação de Histórias Arte Educador que tem como apresentador Marcelino Câmara. Este realizou brincadeiras com as mães e apresentou uma programação voltada para esse público.

As crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI confeccionaram suas próprias lembrançinhas com material reciclado e realizaram uma apresentação artística para as mães.

O púbico presente lotou o ginásio superando as expectativas dos organizadores. Houve ainda sorteio de diversos brindes, além de um jantar servido para as mães presentes.

Secretaria da Ação Social

Lançamento do Programa Segundo Tempo em Solonópole

Nesta quinta-feira, 04 de junho, às 09:30h no Ginásio Poliesportivo, aconteceu a solenidade de lançamento do Programa Segundo Tempo do Governo Federal. Programa este, idelizado pelo Ministério do Esporte e realizado em parceria com o estado e município. O evento contou com a participação de autoridades municipais, alunos, responsáveis e a comunidade em geral.

O Programa oferece atividades esportivas no contra-turno escolar, com finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção à saúde, desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.

Serão beneficiadas 200 crianças e adolescentes de 07 a 16 anos de idade. As atividades irão contar com a orientação e acompanhamento de um profissional de educação física, um monitor pedagógico e dois monitores esportivos. Os participantes receberão material esportivo, fardas e reforço alimentar enquanto fizerem parte do núcleo, e as atividades serão realizadas três dias por semana.

Na oportunidade de lançamento do programa, a Administração Nossa Terra, Nossa Vida, representada pela Primeira Dama Municipal e Secretária de Ação Social, Júlia Neide, juntamente com o Secretário de Desporto, Raimundo Helder, homenagearam com uma placa, o atleta profissional Herculis de Oliveira, que tem brilhado no futebol nacional, levando o nome de Solonópole a outros estados. Em seus agradecimentos, Herculis falou da importância de um programa como o Segundo Tempo, e lembrou que também já fez parte de um programa semelhante.

Grupo de Gestantes Canguru

O Grupo de Gestantes Canguru se reuniu no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, onde aconteceu mais um encontro, cujo tema foi atividade física de relaxamento.

Realizando esses exercícios as gestantes tiveram a oportunidade de participar do dia D do Desafio. O encontro foi facilitado pela Drª. Andréa Holanda – Assistente Social e coordenadora do CRAS.

As gestantes desse grupo, que iniciou em 04 de março de 2009 e se encerrou em 27 de maio de 2009, foram contempladas com um kit bebê, entregue pelo Prefeito Dr. Valterno Pinheiro e a Secretária da Ação Social e primeira-dama Júlia Neide.
Secretaria da Ação Social

Dia do Desafio do CRAS Solonopole

Em comemoração ao “Dia do Desafio”, realizou-se no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Solonópole, no último dia 27 de maio, atividades físicas envolvendo os projetos sociais: Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

O início do evento ocorreu às 7 horas no auditório do CRAS, com a realização da dinâmica ‘Feitiço Contra o Feiticeiro’ e em seguida houve a abertura dos jogos de futsal entre as equipes masculinas e femininas dos projetos supracitados. Sendo ministrados pelos Agentes Sociais Bruno Américo, André Leônidas e Renan Silva.

Ao finalizar os jogos, foram servidos lanches às crianças participantes, que em seguida praticaram gincanas, como: Dança da laranja; Cabo de guerra; Brincadeira da bexiga; Dança da cadeira; Ritmo de dança e música, organizada por Cerlange Rodrigues e Simara Pereira, Agentes Sociais responsáveis pelo quadro, e que foram apoiados por Layanna Nogueira, Andréa Pinheiro, Cristiano Rodrigues e Wilkson Amorim. E logo após ocorreu a premiação com entrega de medalhas às equipes vencedoras e o troféu à equipe vitoriosa da gincana, o projeto AABB.

Cumprida todas as tarefas, foi servido o almoço, coordenado pelas Auxiliares de Serviço Gerais: Vilany Guimarães, Maria do Carmo, Ieda Lucena e Daniele Marques.

Secretaria da Ação Social

Ação Social vence o torneio de Futsal

Dia do Desafio 2009

Criado no Canadá com o objetivo de incentivar cidades dos cinco continentes a promover a prática de atividades físicas diárias de seus moradores, o Dia do Desafio 2009 em Solonópole - ocorrido no último dia 27 de maio - foi marcado por intensas atividades esportivas. Destaque maior para o torneio de futsal masculino envolvendo as secretarias municipais, conquistado pela Secretaria da Ação Social, e os jogos de futsal feminino.

Campeões da Ação Social
André Leondas, Bruno Américo, Francisco Jairton (Ganoto), Leandro Pinheiro, Raimundo Renan, Adriano Dantas, Pedro Silva, Lindomar Pinheiro e Cristiano Rodrigues.

Em em Milhã

Casal é acusado de invadir casa e assaltar idoso

No dia de ontem, 08/06, por volta de 19h, dois indivíduos, sendo um homem e uma mulher, portando uma faca tipo peixeira, adentraram na residência do Sr. JOAQUIM VALMIR PINHEIRO, residente no Sítio Beco, neste município. Que os referidos elementos adentraram na referida residência e ameaçando a vítima com uma faca, tomou de assalto um cofrinho, contendo R$ 63, 41, em moedas, em seguida fugiram do local.

Acusado 1º - FRANCISCO NASCELIO DE OLIVEIRA, brasileiro, solteiro, agricultor, natural de Milhã-Ce, residente Faz. Nova, Milhã-CE.

Acusado 2º - MARIA CELVANEIDE BELÉM SILVA, brasileira, solteira, agricultora, natural de Milhã-Ce, residente na zona rural de Milhã-CE.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Trecho Solonópole-Banabuiú

08 de junho de 2009 às 15h50m

Seinfra finaliza com o BID financiamento para obras rodoviárias do Programa Ceará III

O Programa está orçado em U$ 254,3 milhões e prevê a construção de 500 km de estradas e recuperação de mais mil quilômetros.

O secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, está em Brasília, onde se reúne até quarta-feira (10) com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na sede do órgão, para finalizar o acordo de financiamento do Programa Rodoviário do Ceará (Ceará III) para a aplicação em obras de construção e recuperação da malha rodoviária cearense. "O programa rodoviário recuperará estradas municipais com investimentos de R$ 28 milhões", destacou o secretário. Os Programa está orçado em U$ 254,3 milhões, dos quais o Governo do Estado deverá aplicar U$ 95,7 milhões de contrapartida nos próximos cinco anos. Os investimentos rodoviários integram as obras do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP) que investe R$ 5,5 bilhões em obras neste ano. "Esperamos recuperar mil quilômetros de estradas e construir outros 500 quilômetros, num prazo de cinco anos", disse Adail Fontenele salientando ainda que mesmo sem a assinatura do contrato definitivo com o BID o Governo do Estado já iniciou os trabalhos, com 300 km sendo recuperados e outros 90 km de vias em construção.

O Governo do Estado já está aplicando recursos na construção e recuperação de 16 trechos rodoviários, que incluem obras de pavimentação da CE-153, trecho Banabuiú-Solonópole, CE- 445, entre Reriutaba e Pacujá e a CE- 060, entre o distrito de Zorra e a sede de Piquet Carneiro. Outros dois trechos aguardam a assinatura da Ordem de Serviço e mais sete trechos estão em processo de licitação, cujas propostas de preços devem ser abertas nos dias 15 e 16 próximos.

Os objetivos gerais do Programa fundamentam-se na execução de duplicação, pavimentação e restauração/reabilitação de Rodovias Estaduais, objetivando dotá-las de infraestrutura viária, garantindo o escoamento da produção interna, melhorando as condições de trafegabilidade e segurança viária, promovendo a melhoria da integração rodoviária do Estado e contribuindo para o desenvolvimento sustentável econômico e social do Estado. A execução e fiscalização das obras são feitas pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Seinfra. Em julho, segundo adiantou o secretário, serão licitadas duas importantes obras para a melhoria da malha rodoviária de Fortaleza visando a Copa do Mundo de Futebol em 2014, que é o viaduto da avenida Padre Cícero e o prolongamento da avenida Senador Carlos Jereissati, indo até a avenida dos Expedicionários.

Assessoria de Imprensa da Seinfra:

José Milton (comunicacao@seinfra.ce.gov.br - 3101.3763)

Distrito de São José

AÇÃO CONJUNTA PROMOVE O SOCIAL NA COMUNIDADE


Foto: Da esquerda para a direita: Senhora Helena - comerciante do distrito, Raimundo Neto - gerente do SESC Iguatu e Sônia Moreira - diretora da escola Mundoca Moreira (São José).


O SESC e o SENAC de Iguatu em parceria com a Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Mundoca Moreira desenvolveram um significante trabalho de ação comunitária, não só com os alunos, mas com todos os que fazem a escola: professores, funcionários e a comunidade em geral, de forma dinâmica e prazerosa, transmitindo conhecimentos. Foram abordados vários temas, através de palestras como a exemplo:

Oficina de teatro para adolescentes;
Oficina de contação de estória para professores de 1º ao 5º ano;
Oficina de arte para professores de 6º ao 9º ano;
Oficina de aproveitamento integral de alimentos;
Biblioteca itinerante;
Contação de estórias para crianças do 1º ao 4º ano;
Palestras como:
Consumo consciente da água para os pais dos alunos e comunidade em geral;
Envelhecimento saudável para as pessoas de meia idade;
Alimentação saudável, obesidade e desnutrição, para a comunidade em geral;
Sexualidade DST’s / AIDS para adolescentes e jovens.
Cinema itinerante.

Além do trabalho pedagógico, foi oferecido o serviço de corte de cabelo gratuitamente atingindo a 106 pessoas.



A parceria estabelecida entre as duas instituições de Iguatu e a escola foi possível graças ao empenho dispensado pela senhora diretora, Sônia Moreira e os coordenadores pedagógicos, Marcio de Souza e Alexandra Honório e, ainda da secretária escolar, Maitê Moreira.
A soma de esforços resultou em acréscimo de conhecimentos ao núcleo gestor, corpo docente, funcionários e alunos daquela unidade de ensino.O evento ocorreu no segundo bimestre deste ano.

sábado, 6 de junho de 2009

42 hospitais do Interior recebem novos equipamentos

A entrega será feita pelo governador Cid Gomes nesta segunda-feira (08) na Escola de Saúde Pública.

Trinta hospitais-polo que atendem a população do Interior do Estado passam a ter mais capacidade para realização de diagnóstico e de cirurgias de média e alta complexidade. Na segunda-feira, dia 8 , às 9 horas, o governador Cid Gomes e o secretário da Saúde, João Ananias, farão, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), na Av. Antônio Justa, 3161, Meireles, a entrega de equipamentos hospitalares aos prefeitos dos municípios onde estão localizados 30 hospitais-polo. Hospitais de Pequeno Porte (HPP) também terão a estrutura reforçada, na área de assistência ao parto. Doze hospitais receberão kits, com camas para o parto, berços acrílicos, cardiotocógrafos, escadinhas com dois degraus e poltronas para acompanhantes.

Para os 31 hospitais-polo, serão distribuídos, no total, 108 equipamentos. São aparelhos de ultrassom, aparelho de raio X portátil, processadoras de raio X, oxímetro de pulso, mesas de cirurgia, camas de recuperação, monitores multiparâmetros e 12 carros de anestesia. Atualmente, nos centros cirúrgicos dos 30 hospitais-polo não há carros de anestesia com a tecnologia e capacidade dos novos que estão sendo entregues pelo Governo do Estado.

Os recursos para a aquisição dos equipamentos dos hospitais-polo, no valor de R$ 3,62 milhões, são do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. A maior parte do investimento foi do Tesouro do Estado: R$ 2,1 milhões. O restante, R$ 1,51 milhão, veio do Ministério da Saúde. Já na aquisição dos kits para os Hospitais de Pequeno Porte o Tesouro do Estado foi fonte única. O total investido chegou a R$ 585,7 mil.

Os resultados esperados desse investimento, afirma o secretário João Ananias, estão na humanização do parto, que promove redução da mortalidade materna e também diminui a mortalidade infantil. Ele lembra que "as mães tem direito a acompanhante, mas que na maioria das vezes ficam em camas e cadeiras improvisadas sem as mínimas condições de acolhimento, de humanização do parto". Agora, com a distribuição dos novos equipamentos, em 12 Hospitais de Pequeno Porte as poltronas são dobráveis e confortáveis.

São os seguintes os Hospitais de Pequeno Porte beneficiados com equipamentos novos: Unidade Mista de Banabuiú (Banabuiú), Hospital Maternidade Pe. José Bezerra Filho (Choró), U.M.S Irapuan Pinheiro (Dep. Irapuan Pinheiro), U.M.S de Ibaretama (Ibaretama), Unidade Mista de Saúde (Piquet Carneiro), Hospital Municipal Suely Pinheiro (Solonópole), Hospital São Sebastião (Apuiarés), Hospital Maternidade Julia Jorge (General Sampaio), Hospital Maternidade Antônio R. de Silva (São Luis do Curu), Unidade de Obstetrícia (Umirim), Hospital N. S. do Patrocínio (Aiuaba) e Hospital Geral de Catunda (Catunda).

Hospitais-polo e Hospitais de Pequeno Porte são unidades filantrópicas e públicas municipais que recebem todos os meses investimentos do Governo do Estado, numa estratégia de reforçar a assistência à saúde da população na média complexidade e na atenção secundária. Só para os hospitais-polo (31 no Interior e mais três localizados em Fortaleza), a Secretaria da Saúde do Estado repassa, por mês, R$ 3,59 milhões, recursos 100% do Tesouro do Estado.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Ação contra operadoras de telefonia

TV Diário - 05/06/2009 - 15:11

O Ministério Público do Ceará entrou com Ação Civil Púbica contra operadoras de telefonia móvel: Vivo, Claro, Tim e Oi. As empresas são responsáveis pela colocação no mercado do serviço celular móvel de banda 3G.

Segundo o Ministério Público, as empresas não entregam ao consumidor o serviço prometido e cometem práticas abusivas, como cobrança de multa, para obrigar a manter contratos de clientes.

Segundo o promotor Ricardo Memória, as empresas colocaram um produto deficiente no mercado de consumo.

Aumento de tarifas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta sexta-feira (5) que autorizou um aumento de 2,89% para as ligações interurbanas feitas e recebidas por clientes da TIM usando o código 21 da Embratel. Os preços dos interurbanos das demais operadoras já tinham sido reajustados em março deste ano.

O aumento deverá entrar em vigor no início da próxima semana, já que a operadora, antes de repassar o reajuste, tem de publicar os novos valores por dois dias consecutivos em jornais de grande circulação.

Agência do BB de Orós é assaltada

A agência do Banco do Brasil de Orós, no Centro Sul do Ceará, foi assaltada às 10h30min desta sexta-feira (05).
Segundo a polícia, oito homens fortemente armados invadiram o banco e roubaram malotes de dinheiro.

Um cliente e um funcionário foram levados como reféns, mas já foram liberados.

A quantia levada pelos bandidos ainda não foi divulgada pela polícia.
Todos os policiais da região estão mobilizados para tentar capturar os bandidos.
TV Diário - Sexta , 05/06/2009 - 12:13
Três homens armados renderam funcionários da agência dos Correios, em Aratuba, no Maciço de Baturité, nesta sexta-feira (05), e levaram todo o dinheiro que estava em caixa.

O valor roubado ainda não foi revelado e, até agora, ninguém foi preso.