domingo, 25 de março de 2012

Ler por prazer

Tenho estudado sobre como ensinar o prazer de ler. Uma das estudiosas que tem me ajudado com suas teorias é a Isabel Solé. Seu livro “Estratégias de Leitura” é maravilhoso e aconselho meus colegas professores alfabetizadores a lê-lo. Outras pesquisadoras como a Dra. Marisa Lajolo também me animam e me ensinam muito sobre o gosto pela leitura. Uma das coisas legais que estou colocando em prática é que os alunos precisam ler com o simples objetivo de degustar o texto, devorá-lo como se devora um alimento gostoso. Com essa intenção, tenho incentivado meus alunos a lerem sem nenhum objetivo a ser atingido rigorosamente, a não ser aprender a gostar de ler. Assim, eles estão lendo poemas, quadrinhos, blogs, entre outros gêneros textuais, sem ter que preencher alguma ficha ou fazer alguma atividade escrita sobre o mesmo. Hoje, dia 22/03/2012, quinta-feira, eles foram apresentados a esse blog e amaram. Eu fiquei super feliz com a recíproca.


Um abraço, Reginalda.
Visite o Blog da Reginalda Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário