domingo, 1 de abril de 2012

Habilitação dos pescadores de Solonópole e Deputado Irapuan Pinheiro

Um evento realizado na manhã da última terça-feira, dia 28/03, na Centro de Referência Assistência Social – CRAS na cidade de Solonópole para o cadastramento de pescadores dos municípios de Solonópole e Deputado Irapuan Pinheiro que contou com a presença de Ministério Publico do Trabalho Dr. Francisco José Vasconcelos além de Marcio Greyck da Silveira presidente da Colônia Z-46 de Solonópole e Manoel Iltemar da Associação dos Pescadores do Sitio Genipapeiro II (Aspag) do Município de Deputado Irapuan Pinheiro e dos pescadores que ali estavam presentes.

Marcio Greyck da Silveira presidente da Colônia Z-46 de Solonópole e Deputado Irapuan Pinheiro, “com relação a reunião hoje que é muito proveitosa, que esta acontecendo o cadastramento dos pescadores de Solonópole e como podemos assistir na reunião foi bem debatido o tema de quem tem direito e que não tem, foi bem explicado e, infelizmente vai haver alguns cortes de pescadores que não pescaram este ano e, outros que estavam obtendo outra renda fora da pesca. Mais como você viu foi salientado e foi tudo explicado e eu acho que vai transcorrer tudo bem os trabalhos. Tendo uns casos sendo analisado pelo Neto Oliveira e que chegará a um total de 60 pescadores no somatório dos municípios de Solonópole e Deputado Irapuan Pinheiro”.

Manoel Iltemar da Associação dos Pescadores do Sitio Genipapeiro II (Aspag) do Município de deputado Irapuan Pinheiro falou da importância desta reunião na cidade de Solonópole “eu achei bom a reunião, informando os deveres que agente tem que fazer né, aí pra mim foi muito importante”. Seu Manoel otimista da vida disse que a associação do qual faz parte ”esta boa, o pessoal todos organizados, ai dar pra gente ir levando ai”. Manoel Iltemar acrescentou ainda que faz parte 35 pescadores mais que receberam o beneficio apenas 15 pescadores.

Neto Oliveira trabalha na Coordenação do Seguro Desemprego a nível estadual onde esta coordenação fica na Avenida da Universidade, 2596, no bairro Benfica em Fortaleza que tem como coordenadora Dra. Julia Torres Colares e hoje estamos representando aqui também a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social STDS na pessoa de Dr. Evandro Leitão.

O que nós viemos fazer hoje aqui conjuntamente com o Ministério Publico do Trabalho com Dr. Francisco José Vasconcelos, é sensibilizar os pescadores dos seus direitos e deveres. O que eles devem fazer pra ter jus a esse beneficio. Ele não é só ter a carteirinha de pescador. Hoje você tem que entender que pra ter direito ao seguro desemprego ele tem que exercer a pesca de forma ininterrupta. Ele tem que pescar de maio de 2011, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro e janeiro de 2012, exercer a pesca das espécies de piracema, isto sem ter outra atividade sem sair da atividade da pesca.

Foi colocado na reunião de algumas pessoas que lidam com outras atividades do tipo, vende leite, agricultor, todas essas pessoas infelizmente ela tem outra atividade. Ela não são assegurados especiais na verdade no papel mesmo ela tem uma atividade como contribuinte individual. Ela descaracteriza como segurado especial que esta fora do seguro da pesca que não entra na classificação de atividade de pescador. O certo é que vamos levar o caso ao MPT e os pescadores têm que entender que por algum motivos eles perderam o beneficio. Que motivos são esses? Ai eles vão ter que entender que tem outra atividade e isso é que deixamos bem claro nesta reunião.

Hoje nós já vamos começar a habilitação dos pescadores de Solonópole e deputado Irapuan Pinheiro pra que este recurso venha até porque já esta demorando muito. Pois nós tivemos um problema de autoridade que ficaram de assinar o documento e não foi possível, e só agora o Procurador do Trabalho esteve aqui com agente pra que desce fim a esse trabalho. A realização hoje vai ser total e hoje fizemos a declaração, ele já vai assinando e agente já vai habilitando o seguro.

Uma reunião muito participativa e os pescadores estão muito fechados com o presidente da Colônia Marcio Greyck que é uma pessoa seria que relata tudo nas reuniões e agente acha isso interessante que são poucos as colônias de pescadores que você tem essa abertura, numa assembléia você esta batendo um papo aqui com os pescadores e é exposto mesmo, “olha, nós temos uma situação assim, assim, daquele jeito”. Ele mostra transparência nas suas ações, isso é bom, é verdade que uma clareza nas informações que pra gente é muito louvável, que são poucos, infelizmente as colônias de pescadores que fazem um trabalho que o Marcio. O próprio Genival, o colega da colônia de Banabuiú faz um trabalho muito bem feito. Então agente tem que aplaudir esses presidentes de colônias que faz um trabalho dessa forma.

Neto Oliveira espera que os casos sejam analisados não demore tanto tempo até porque tem ate o dia 30 de abril para habilitar.

Programado - Acreditando que no mais tardar uns 15 dias já tenha um posicionamento. Até sexta-feira estar nesta região daqui segue para Iracema, Ererê retorna a Jaguaretama tendo que habilitar aqueles pescadores como também Morada Nova, sendo que nesta semana vamos ficar aqui juntinhos trabalhando com esses pescadores que eu tenho um apreço muito grande que eu sou da região do Vale do Jaguaribe e eu gosto muito desse povo dessa terrinha, terra sofrida mas de homens sérios com dignidade, pescadores íntegros, então é bom trabalhar com as pessoas dessa forma. Confira as fotos . Continue acessando: www.solonopole.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário