quinta-feira, 29 de março de 2012

Capacitação de recursos humanos e jurídicos

Foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 28/03, por volta das 18h00min, no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, a Capacitação de recursos humanos e jurídicos para os profissionais da secretaria de saúde.

Dentre os palestrantes da noite, a primeira foi a professora bastante conceituada Aglaê Pinheiro sobre níveis das relações humanas. Aglaê citou que todos nós precisamos de mais capacitação e qualificação, pois nunca é tarde para aprender e que devemos esta sempre buscando algo novo e melhorar os conhecimentos. Criticando a mesma que no mundo em que vivemos com a globalização “ninguém tem tempo para ouvir os outros e só sabemos falar, nunca erramos ou não aceitamos que erramos? E não gosta que alguém nos corrija, mesmo sabendo que estamos errados”. Isto Falando em ética profissional. Que todo profissional que fala de seu ambiente de trabalho embora ele qual o seja, deve zelar pelo mesmo assim como zela por sua pessoa, pois o ambiente de trabalho, em outras palavras, é como se fosse a sua casa, no quesito, não falar mal e nem deixar que alguém o destrua, protegendo de qualquer forma, estando usando nela disciplina e ética profissional. Após, um vídeo foi apreciado pelos presentes e em seguida uma musica gospel. Encerrou dizendo “Eu jogo uma semente, não sei se vai dar bons frutos ou se ela vai dar maus frutos, mas a minha missão aqui na terra é exatamente semear, e a minha semente que joguei foi para o bem e espero que aproveite. Muito obrigada pela atenção esperando que saiam diferente, melhorem em todos aspectos de modo especial, o profissional”.

A secretaria Francilda Rodrigues de Paula explanou “já algum tempo estava com vontade de fazer essa capacitação pra todos os funcionários da saúde e que alguns profissionais não poderam esta presente por esta no trabalho no hospital, e que a intenção da secretária que toda a equipe da saúde estivesse aqui, mas como Aglaê disse: “hoje ela veio aqui e plantou uma semente, que essa semente ela possa brotar e der fruta”, se as pessoas não vieram ate aqui ver este trabalho belíssimo que ela faz e que agente precisava, porque agente não vive só de trabalho, e que este trabalho possa transformar os nossos corações e que agente possa transmitir a alguém. Agente só faz uma saúde de qualidade quando agente dar as mãos pra poder fazer uma causa só. No dia 07 de abril vamos ter o dia mundial da saúde e nós vamos nos unir pra dar o ponta-pé inicial do projeto que agente já tem algum tempo pensado”.

O Dr. Sigeval Pinheiro “Nós fomos brindados com esta palestra da nossa amiga Aglaê, pois poucas palestras chegam a ser uma qualidade desta”.

Segundo o advogado do povo “Nós confundimos muito eficiência de trabalho com correligionários, (não eu sou do lado do prefeito eu posso fazer isso aqui que num ta valendo nada não. Agora fulano acolá não vota com o prefeito, tem que trabalhar e tem que levar castigo?). Não, todos nós temos que trabalhar e desenvolver nossa função independente das cores partidárias. Existem regras. Não me preocupe que o meu funcionário erre, pois eu sei muito bem quem não erra, é quem não trabalha, pois quem não trabalha não tem perigo de errar, más quem trabalha erra... (a platéia aplaudiram) ...nossa obrigação é muito importante. Temos que procurar o melhor em cada um de nós”. Ele concedeu espaço para perguntas espontâneas.

A funcionaria da secretaria de saúde do município Lucicleia falou da “valorização do nosso trabalho como nosso procedimento, pois temos cardiologista, ultra-sonografias, endoscopia, pediatra, psiquiatra, psicanalista. E um médico de outra cidade comentava comigo dizendo que Solonópole tem mais especialista do que na cidade de Quixadá fazendo um comparativo do índice populacional de Solonópole quanto Quixadá”.

Francilda falou do atraso do pagamento de sua secretaria justificando assim a queda do FPM - Fundo de Participação dos Municípios, preocupação não só da mesma quanto do executivo municipal. Pois o dinheiro vem separado em blocos que é para pagar determinados blocos, especificando melhor, os PSF - Programa Saúde da Família é do recurso direto do Governo Federal e o maior numero de funcionários são com recursos próprios, explicou Francilda de Paula.

Dra. Norma Marques diretora do Hospital Maria Suely Nogueira Pinheiro falou sobre a capacitação e incentivou que “Os palestrantes explanaram maravilhosamente, parabenizar Aglaê e Dr. Sigeval, que assim, vocês falaram, eu acho assim que cada um de nós que viemos aqui queremos ouvir. Pra mim foi gratificante como funcionaria da saúde, como uma pessoa que esta assumindo um cargo de gerente, então assim foi uma vantagem imensa e eu acredito que pra cada um de vocês também. Parabenizar mais uma vez aos palestrantes e a vocês que vieram. É uma pena que os outros não estão aqui, seria assim maravilhoso cada um ter escutado, mais vamos fazer o que foi passado aqui, vamos fazer essa semente brotar então cada um que esta aqui repassar o que ouviu e o que foi dito e de melhor pra nossas vidas. Vamos com certeza sair melhor sem duvida desta noite. Muito obrigada”.

O evento contou também com a presença de Antonio Vitorino Có Supervisor de Endemias, Wellygton Vidal Coordenador da Atenção Básica, Dra. Denise Idelfonso do CAPS, Dr. Daniel Lopes Coordenador do Programa Saúde na Escola e do NASF Núcleo de Apoio a Saúde da Família, o vereador César Bastos do Democrata. Continue acessando: www.solonopole.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário