quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Distribuição de sementes Hora de Plantar vai ao Sertão Central

Clique para Ampliar
FOTO: ALEX PIMENTEL
O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta (centro), acompanhou a distribuição de sementes do Hora de Plantar no Sertão Central.

Quixeramobim Após o Cariri, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), iniciou a distribuição de sementes selecionadas para os trabalhadores rurais do Sertão Central. Segundo o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, foram disponibilizados 200 mil quilos de grãos, principalmente de milho híbrido, feijão, sorgo forrageiro e de mamona para os agricultores desta região. Os investimentos no programa de distribuição gratuita são da ordem de R$ 1,7 milhão para Quixeramobim e outros nove Municípios do Centro do Estado, beneficiado cerca de 18 mil lavradores. Para o Ceará, o programa Hora de Plantar está disponibilizando 4,5 milhões de quilos de sementes para 2012. Custou ao tesouro estadual a importância de R$ 17 milhões.

Acerca da distribuição no restante do Estado, José Maria Pimenta espera que ocorra ainda nesta semana. Antes, havia atraso em razão de problemas técnicos e burocráticos. Mas, desde a implantação do Hora de Plantar no Ceará, no início da década de 1990, o programa tem sido aperfeiçoado. Agora, as sementes estão chegando antes do anúncio oficial da quadra invernosa no Estado, feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Entretanto, o presidente da Ematerce alerta os pequenos produtores para iniciarem o plantio somente após o sinal verde dos técnicos da Empresa de Extensão.

Para José Maria Pimenta, a distribuição de semente neste ano está respeitando uma característica importante para o agricultor familiar da região do semiárido: a oportunidade de não perder tempo na hora de semear a planta. Na opinião do presidente da Ematerce, existe uma diferença enorme para quem planta pela manhã, de quem planta à tarde, na agricultura de sequeiro. Um dia nublado já faz diferença e o mais importante: quem planta primeiro bota o legume mais cedo na panela.

Procura

Por esses motivos, o escritório regional de Quixeramobim estava lotado no início da distribuição. Conforme o gerente local, engenheiro agrônomo Tarcísio do Rego, respondendo temporariamente pelo núcleo regional, a distribuição neste Município deve se estender até o fim do mês.

Para receber as sementes, o agricultor deve estar cadastrado e não ter débitos referentes a anos anteriores. No início de fevereiro, o escritório regional realizará um balanço para analisar a possibilidade de abertura de novos cadastros de agricultores, os quais poderão ser beneficiados com as sementes que por ventura venham a sobrar. A distribuição em Banabuiú, Choró, Ibaretama, Milhã, Mombaça, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole deve ser iniciada até este fim de semana. A Ematerce está fechando um convênio com a Associação dos Produtores de Sementes Selecionadas no Ceará (Aproscence), para entrega das sacas nos escritórios locais e secretarias de Agricultura desses Municípios. No caso de Quixeramobim, o prefeito Edmilson Júnior se antecipou, contratou caminhão e capatazia para disponibilizar os grãos para plantio o mais rápido possível. Tão logo o chão comece a molhar, cerca de três mil lavradores vão começar a plantar.

Pela segunda vez, a agricultura Ana Célia de Sousa, 42 anos, residente da Fazenda Riacho da Cruz, distrito de Damião Carneiro, foi até o armazém da Ematerce e recebeu 20Kg de milho híbrido. Ela pretende cultivar numa área de dois hectares, consorciada com o feijão. Ela demonstrava muita satisfação. "Agora é só esperar a chuva molhar a terra, para poder plantar, e se Deus ajudar, vamos colheita da boa".

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR
Diario do Sertao Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário