quinta-feira, 30 de junho de 2011

Solonópole-CE: Cinco pessoas de uma mesma família que moravam em Juazeiro e Caririaçu morreram em acidente

Demontier Tenório
Foto: Fotos do Local Lela Melo/Demias fotos cedida pela família - Fonte: Miseria.

Um grave acidente com um veículo Pajero foi registrado por volta das 16 horas desta quinta-feira na Rodovia Padre Cícero, resultando na morte de cinco pessoas. À altura do Distrito de São José, entre os municípios de Quixelô e Solonópole, o carro passou direto em uma curva e caiu dentro de um acúde na zona rural de Solonópole. Os corpos de um casal e dois filhos foram resgatados sem vida de dentro do manancial, a exemplo de um aposentado de 82 anos.

Raimundo Inácio de Oliveira, mais conhecido como Raimundo Soares, residia na Rua Carlos Morais em Caririaçu e era presidente do PMDB daquela cidade. As outras vítimas fatais foram o seu sobrinho José Jucier Fernandes, de 49, a esposa deste, Socorro Vania Gonçalves Fernades, de 47, e os filhos do casal Juliana Gonçalves Fernandes, de 10, e João Pedro Gonçalves Fernandes, de 6 anos de idade. O adolescente Lucas Samon Fernandes, de 19 anos, sobrinho de Jucier, escapou ileso do acidente.
Os seis haviam deixado Juazeiro do Norte no início da tarde e se dirigiam à Fortaleza. O Sargento Cristóvão do Corpo de Bombeiros de Iguatu comandou o trabalho de resgate dos corpos auxiliado por mergulhadores e o rabecão conduziu as cinco vítimas fatais para o IML (Instituto Médico Legal) de Iguatu. Jucier Fernandes era auditor da Secretaria da Fazenda e residia na Rua Pedro Henrique de Souza (Parque São Geraldo) em Juazeiro do Norte.
O mesmo havia sido transferido para trabalhar na SEFAZ em Fortaleza e ía aproveitar o período de férias a fim de cuidar da mudança e tratar junto à Secretaria de Educação do Estado da transferência de sua esposa para os quadros da SEDUC na capital cearense. Além disso, ía escolher uma nova escola para a educação dos dois filhos que morreram no acidente. Jucier era irmão do jornalista Demontieux Fernandes, diretor do Jornal Folha da Manhã.
Já o seu tio, Raimundo Soares, tinha encontrado agendado nesta sexta-feira com o deputado federal Mauro Benevides para tratar algumas pendências em relação à agremiação em Caririaçu. Por se tratar de uma conhecida liderança política da cidade, o prefeito Edmilson Leite (PSB) decretou luto oficial de três dias no município, onde o clima é de consternação.

Veja o vídeo de uma das pessoas que socorreu as vítimas.

Cinco pessoas morrem após capotamento de veículo em Solonópole

Felipe Lima e Honório Barbosa

Cinco pessoas morreram após um capotamento de um carro no início da noite desta quinta-feira (30), na zona rural de Solonópole, no Sertão Cearense. Segundo as informações da Delegacia de Solonópole, seis pessoas da mesma família estavam em um carro quando o veículo capotou e caiu dentro de uma lagoa.

O veículo sobrou em uma curva da rodovia CE 375 que liga Quixelô a Solonópole e caiu em um açude da localidade. Os corpos já foram resgatados por mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Iguatu e estão no IML da cidade.

Fonte: Portal verdes mares.

O internauta Luis Flávio Lavor registrou o resgate do veículo:


As vítimas do acidente foram José Jucie Ernande, Socorro Vania Gonçalves, Juliana Gonçalves Fernandes, João Pedro Gonçalves Fernandes e Raimundo Soares de Oliveira. Entre as vítimas, duas crianças de 10 e 12 anos e um jovem identificado por Lucas Saimon Fernandes que sobreviveu ao acidente.

Colisão entre duas motos no Alto Vistoso em Solonopole



Por volta das 12h58min na Avenida Totor Rabelo, altura da oficina de Maitó Motos no bairro Alto Vistoso na cidade de Solonópole/CE, em plena avenida que dá acesso as CE´s 375 que interliga a cidade de Quixelô/CE, bem como 372 que dá acesso aos vizinhos Municípios de Jaguaribe e Orós, sendo que ocorreu um acidente de trânsito (colisão entre duas motos) com escoriações leves, segundo informou o plantonista do destacamento de policia militar do municipio sd pm Sena.

Moto I:
Condutor Simão Pedro de Lima da Silva, 47 anos de idade, residente em Solonópole/CE, foi conduzido para o hospital local.
Moto: CG Titan, de cor verde , placa: não anotado.

Moto II
Condutor José Edinaldo da Silva, 20 anos de idade, residente em Solonópole/CE.
Moto Honda cg 125 titan placa HWO 2131 ano 1998/1999, vermelha. A moto em nome de Jose Edaldo da Silva da Avenida Totor Rabelo, Alto Vistoso, Solonópole/CE.

Compareceram ao local os PM´s: CB PM Erinaldo, SD PM Joel, SD PM Sena.

As motos foram recolhidas para o pátio deste destacamento.

Permanente do dia 30/06/2011, SD PM Sena.

Confira as fotos

Blog de Solonópole- Ceará.
Contato: 88-9661-3403 E-mail: elaniosol@hotmail.com
Acesse: www.solonopole.blogspot.com

Secretaria promove Conferência de saúde em Solonópole


A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) do município de Solonópole está promovendo hoje a 4ª Conferência Municipal de Saúde. O evento acontece durante todo o dia no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS.

Prefeito e vice de Senador Pompeu estão presos

Politica

O prefeito do município de Senador Pompeu, Antônio Teixeira, e o vice, Luiz Flávio Mendes de Carvalho, estão presos no quartel do comando-geral do Corpo de Bombeiros (Jacarecanga). Os dois se entregaram na noite desta quarta-feira, 29. A informação é da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSPDS).

Os dois estavam foragidos há oito dias, quando foram expedidos 31 mandados de prisão contra gestores, secretários e vereadores de Senador Pompeu. Ainda de acordo com a SSPDS, a prisão foi mediada pelos advogados. Os prefeito e o vice devem ficar no quartel até que sejam transferidos ou obtenham algum benefício da Justiça.

De acordo com a denúncia e a representação criminal feitas pelo Ministério Público (MP) do Ceará, os acusados cometeram, no exercício de 2008, desvio de recursos públicos, pagamentos indevidos, emissão de cheques para pagamentos de empresas não idôneas que fornecem notas fiscais frias e outras "condutas criminosas", causando "dano de grande monta ao erário municipal".

Até o momento, foram presos quatro acusados de participação no esquema. O secretário de Comunicação do município, José Felismino de Sousa Neto foi preso na última última terça-feira, 28, em Fortaleza. Outros 27 envolvidos continuam foragidos.

Fonte: Opovo.

Prefeito e vice de Senador Pompeu estão presos

O prefeito de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira (PT), e seu vice, Luiz Flávio Mendes de Carvalho, estão presos no quartel do comando-geral do Corpo de Bombeiros, em Jacarecanga, segundo informou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado.

Ambos estavam foragidos há oito dias, quando foram expedidos 31 mandados de prisão pelo Tribunal de Justiça do Ceará, decretando prisão de gestores, secretários e alguns vereadores do município.

O grupo é acusado por lavagem de dinheiro, desvio verba público e crime de peculato. Na última terça-feira (28) o secretário de Comunicação do município, José Felismino de Sousa Neto foi preso na avenida Beira-Mar.

Até o momento, quatro prisões foram efetuadas. Outros 27 envolvidos continuam foragidos.
Fonte: DN.

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Roubo de moto

A Policia Militar do Município foi informado por populares de que o Sr. Geraldino Alfredo de Lima, filho de João Alfredo Carneiro, 60 anos, casado, aposentado, natural de Solonópole, residente e domiciliado no Sitio Poço do Bento, rural de Solonópole-Ceará, havia sido assaltado por volta das 06h30min da manhã desta quinta-feira, dia 30 de junho de 2011, quando se deslocava de sua residência para a cidade de Solonópole, há 10 km da sede, quando de repente foi abordado por dois individuo, a pé, armado com revolver, e tomaram de assalto sua moto, uma Honda Cg Titan ESD, de cor verde, ano 2004/2005, chassi 9C2K08205R805746, placa: HYF 4895, capacete preto, e a carteira de bolso contendo o RG, CPF, CTPS, Titulo de Eleitor, documentos da moto, 02 (dois) cartões do Banco do Brasil, R$ 210,00 (duzentos e dez reais), um celular, os documentos de sua esposa já falecida, da Sra. Marilene Neto de Sousa e o registro de nascimento de sua filha de nome Samara Neto de Lima. E em seguida tomaram rumo ignorado.

A vitima não soube precisar as características possíveis dos assaltantes. E a policia esta em diligencias a captura dos mesmos.

A ocorrência se deu por volta das 06h30min e a policia tomou conhecimento do fato as 06h50minutos.

AÇÃO PM

A composição da Vtr. 1492, composta pelo, Cb PmErinaldo, Sd Pm Joel, Sd Pm Sena dirigiram-se ao local e estão fazendo diligencias para localizar os acusados.

RESULTADO FINAL DA AÇÃO PM

A composição da Vtr. 1492, composta pelo, Cb Pm Erinaldo, Sd Pm Joel, Sd Pm Sena estiveram no local, pegaram as características possíveis dos assaltantes e estão em diligências à captura dos mesmos.

O policial plantonista: Sd Pm Sena.

Cmt do Destacamento: 1° Sgt PM Benicio (Francisco Airton de
Souza Benicio).
Telefone de Contato: (88) 3518-1999 ou 190 - VTR 88-9661-
3405
End: Rua José Carlos Freire Machado, 114, Centro, Cep: 63.620-000 - Solonópole-CE.
Fonte: PM de Solonópole.

Blog de Solonópole-Ceará.
Contato: 88-9661-3403 E-mail: elaniosol@hotmail.com
Acesse: www.solonopole.blogspot.com

quarta-feira, 29 de junho de 2011

EM RESTAURANTE Polícia prende ex-secretário


Sousa Neto deixa o plantão do 2º DP, escoltado por policiais para fazer o exame de corpo de delito na Pefoce

FOTO: TUNO VIEIRA

Policiais do Batalhão de Policiamento Turístico (BpTur) capturaram, na noite de ontem, um dos 31 foragidos da Justiça cearense acusados de envolvimento na fraude em processos licitatórios na Prefeitura de Senador Pompeu (a 275Km de Fortaleza). O ex-secretário de Comunicação daquele Município, radialista José Felismino de Sousa Neto, foi detido quando jantava em um restaurante na Avenida Abolição, no Mucuripe, em companhia de três amigos.

Sousa Neto, como é conhecido o radialista, teve prisão preventiva decretada há quase duas semanas pelo desembargador Darival Beserra Primo. Ele era um dos assessores diretos do prefeito de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira (PT), que está foragido.

A prisão foi efetuada pelos soldados Abidiano e William, da patrulha RT-3031. "Recebemos a informação do local onde ele estava, fizemos a abordagem e não houve reação. Logo, ele se identificou e demos voz de prisão", explicou o soldado Abidiano, que comandava a patrulha do BpTur. Do restaurante, o ex-secretário foi encaminhado ao plantão do 2º DP (Aldeota) e apresentado à delegada plantonista, Cândida Brum.

Por volta das 23 horas, o acusado foi conduzido à sede provisória da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), na Avenida Heráclito Graça, Centro, e submetido à exame de corpo de delito. Em seguida, por determinação do diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Pequeno, transferido para a carceragem da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), Centro, onde permanecerá à disposição do Tribunal de Justiça do Estado.

Foragido

Sousa Neto é o primeiro preso dos 31 acusados de fraudar os cofres públicos através de um esquema criminoso instalado na Prefeitura de Senador Pompeu, conforme as investigações do Ministério Público Estadual. O ´rombo´ nos cofres públicos pode chegar a R$ 6 milhões.

O prefeito afastado permanece desaparecido. Na última segunda-feira, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou habeas corpus para o ex-gestor. Por conta disso, a ordem de prisão foi mantida e a Polícia faz diligências para localizá-lo.

A fraude na Prefeitura de Senador Pompeu envolve, ainda, pelo menos duas empresas do ramo de engenharia. Além do prefeito, seu vice, vários secretários municipais e assessores, também são procurados membros da Comissão de Licitação e três engenheiros.

FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA
DN Virtual.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Comercialização e regularização do leite são debatidas em Solonópole

O município de Solonópole, no Sertão Central do Ceará, foi espaço na manhã desta terça-feira (28/06) de audiência pública da Subcomissão de Convivência com o Semiárido, que integra a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa.

O objetivo do debate foi discutir sobre a comercialização e a regularização do leite e seus derivados, e a iniciativa partiu do deputado Leonardo Pinheiro (PR), presidente da subcomissão.

O parlamentar destacou a importância do tema que, de acordo com ele, é de grande interesse para o pequeno produtor e para a economia da região. “Para que se faça um Ceará forte, desenvolvido e com qualidade de vida, é preciso passar pela diminuição das desigualdades sociais. Enquanto temos economia em desenvolvimento na Região Metropolitana, temos ainda uma economia atrasada no Interior”, disse.

De acordo com ele, as políticas de distribuição de renda como o programa Bolsa Família e os programas de erradicação da miséria do Governo Federal têm proporcionado aos sertanejos uma transição “menos dolorosa, de um período de grandes adversidades para um período de desenvolvimento”.

Para Leonardo, é necessário pensar um semiárido mais forte e desenvolvido, onde as pessoas tenham melhores condições de vida, fortalecendo as atividades econômicas do Interior. Segundo ele, não adianta levar para Solonópole uma fábrica de produtos eletrônicos, por exemplo, porque o município não possui matéria prima e mão de obra qualificadas.

“Precisamos aproveitar as potencialidades de cada região com medidas racionais e realistas, baseadas em políticas que tenham condições de serem implantadas na região”, afirmou.

O parlamentar ressaltou, por fim, que deve haver uma fiscalização e regulamentação do leite e seus derivados, para que os produtos tenham uma condição boa de venda e não prejudiquem a saúde da população.

O prefeito de Solonópole, Valterno Pinheiro, disse que o principal intuito do debate é a geração de emprego e renda para a população, lembrando que já foi implantada a inseminação artificial do gado no município. “Queremos uma produção de leite maior. É importante criar uma associação ou cooperativa de todos os produtores da região para que, cada vez mais, a política de desenvolvimento do semiárido evolua”, complementou.

O representante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Márcio Peixoto, informou que a pasta ampliou a produção estadual para cem mil litros de leite por dia no Ceará, destacando também a aquisição de tanque de resfriamento de leite. Segundo ele, na região de Solonópole foram entregues dois tanques, que são importantes, principalmente, para as comunidades da agricultura familiar.

Adrianne Paixão, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará, e a representante do Sebrae, Wilma Ferreira, destacaram a importância dos cuidados nos processos da produção do leite e dos seus derivados, especificamente o queijo. Wilma ressaltou, ainda, a qualidade do potencial empreendedor do Sertão Central.
RT/JU

Agenda do Dia – Três audiências públicas nesta terça-feira


A Subcomissão de Convivência com o Semiárido, vinculada à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa, promove nesta terça-feira (28/06), no município de Solonópole, audiência pública para debater a comercialização e a regularização do leite e dos seus derivados.

O debate será às 8h30, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município, por solicitação do presidente da subcomissão, deputado Leonardo Pinheiro (PR).

No Complexo de Comissões Técnicas da AL, às 15h, a Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação debate o projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2012. A audiência pública, que atende a requerimento do deputado Lula Morais (PCdoB), vai contar com a presença do secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Eduardo Diogo.

A LDO contém as principais metas do Governo do Estado, estabelecendo os parâmetros para elaboração do projeto orçamentário para 2012.

Também na parte da tarde, a partir de 15h, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania debate a campanha “Ceará sem Homofobia”. A audiência pública atende a requerimento da deputada Patrícia Saboya (PDT).
Da Redação

Fonte:Agência de Noticias da Assembleia Legislativa
e-Mail:agencia@al.ce.gov.br
Twitter:@Assembleia_CE

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Acidentes em Banabuiú e Solonópole deixa uma pessoa morta e outra em estado grave


Acidente de trânsito com vítima lesionada

Redação
E-mail Imprimir PDF

Um acidente na BR 226, em frente ao Mercadinho Ponto da Economia, no Centro de Solonópole, deixou uma pessoa em estado grave. De acordo com o motorista A.D.P., 68 anos, que compareceu à unidade policial informou que parou o seu veículo Ranger, de cor preta, ano 2000, de placas HWD-8136, disse ainda que o condutor da moto veio a colidir contra a lateral de seu carro. O motociclista, o A.A.S., 24 anos, que estava com sintomas de embriaguês, foi socorrido por populares ao hospital local e de lá foi transferido para o Hospital de Quixeramobim, para melhor avaliação médica. Policiais do destacamento local constataram a veracidade dos fatos e tomaram as devidas providências.

Outras informações:

Fonte: Revistacentral.

IguatuNet

Mais Informações:
Delegacia de Polícia Civil de Senador Pompeu

Rua Francisco Leandro
Contato: (88)3449-1324 ‎

Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Endereço: Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate

Fone: (88) 3445.1047

Campanha de Vacinação Anti-rábica 2011

Postos e horários de vacinação

A campanha de vacinação anti-rábica 2011 acontecerá entre os dias 02 de Julho e 06 de Agosto. A vacina anti-rábica não tem contra indicações e os donos devem levar para vacinar os animais a partir dos dois meses de vida, inclusive fêmeas prenhes, visando prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, diminuindo assim a possibilidade da ocorrência da raiva humana.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a raiva no Estado contemplará os municípios com registro de casos de raiva canina, felina e humana nos últimos três anos, testes positivos para raiva em morcegos em áreas urbanas e municípios vizinhos a áreas de risco (que é o caso de Solonópole).

Em 2010, a campanha de vacinação foi suspensa em todo o país depois de mortes e reações adversas em cães e gatos que haviam sido vacinados.

A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%. Em 20 anos, entre 1990 e 2010, o Ceará registrou 43 óbitos em conseqüência da raiva humana. No ano passado foram dois casos.

No dia 02/07/11, será realizado o Dia “D” na sede municipal e o dia “D” nos distritos irá acontecer no dia 06/08/11. A vacinação dos animais na zona rural do município, terá início no dia 04 de julho e irá se estender até o dia 05 de agosto.

Bairro (Posto de Vacinação)

Manhã

Tarde

Alto Vistoso / COHAB e Nossa Senhora das Graças (Secretaria de Infra-estrutura)

7:30h às 11:30h

13:30h às 16:30h

Centro (Avenida Cachoeira Riacho do Sangue)

7:30h às 11:30h

13:30h às 16:30h

Monte Castelo (em frente ao campo de futebol)

7:30h às 11:30h

-

Planalto Santa Tereza (em frente ao posto da Telemar)

7:30h às 11:30h

-

Simeão Machado

-

13:30h às 16:30h

Domingos Sávio

-

13:30h às 16:30h

Alto Vistoso (equipe móvel – do Bar do Gobá até a entrada do Conjunto COHAB)

7:30h às 11:30h

13:30h às 16:30h

Barra Nova (equipe móvel – da Pousada até o Centro de Saúde)

7:30h às 11:30h

13:30h às 16:30h

Informações de Érico de Medeiros Coordenador de Endemias e Zoonoses e de Antonio Vitorino Có Supervisor de Endemias.