terça-feira, 30 de novembro de 2010

Confira a tabela Veteranos no 30 de novembro

Aqui voce tem acesso a tabela do veteranos.

TABELA - Veteranos

Confira a tabela - Sub-16 no dia 30 de novembro

Aqui voce tem acesso a tabela do sub-16

TABELA - Sub-16

Aquisição de Transporte Escolar Programa Caminho da Escola

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLONÓPOLE
Justificar
EXTRATO DE CONTRATO

Processo Administrativo N° 23034.000194/2010-31 - Contra-to N° 20100243.
Contratante: Prefeitura Municipal de Solonópole - CNPJ N° 07.733.256/0001-57. Contratada: Man Latin América Indústria e Comércio de Veículos Ltda - CNPJ N° 06.020.318/0001-10.
Objeto: Aquisição de Veículos de Transporte Escolar Diário de Alunos da Educação Básica, para atender ao Programa Caminhos da Escola, conforme Termo de Adesão à Ata de Registro de Preços N° 36/2010 do Pregão Eletrônico N° 16/2010/FNDE/MEC, Convênio N°
701049/2010, celebrado entre o Município de Solonópole e o Ministério da Educação (FNDE). Valor do Contrato: R$ 608.000,00 (seiscentos e oito mil reais).
Data da Assinatura do Contrato: 26 de Julho de 2010.
Vigência do Contrato: 12 (doze) meses. Origem dos
Recursos: Ministério da Educação e próprios do Município.
Dotação Orçamentária: 04.02.12.361.0065.2.016 - Aquisição de Transporte Escolar
Programa Caminho da Escola. Elemento de Despesas: 44.90.52.00.
Pela Contratante: Antônio Valterno Nogueira Pinheiro.
Pela Contratada: Adriana Cecconello.

Fonte: Diário Oficial.
[PDF]

180 3 Ineditoriais

Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat
PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLONÓPOLE. EXTRATO DE CONTRATO. Processo Administrativo N° 23034.000194/2010-31 - Contra-to N°. 20100243. ...
ncstmg.org.br/.../c363c7dba4afe8279f949dc0e515dc41DIARIO_OFICIAL_SECAO_3_DO_DIA_30112010.pdf

No diário do Nordeste, Terça-feira, dia 30/11/2010 caderno Cidade pag. 13

Condema realiza reunião em Solonopole

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) representado por seu presidente Antonio Guedes de Souza realizou reunião na última segunda-feira, 29 de novembro, nas dependências do Plenário Manoel Alfredo Pinheiro Sobrinho da Câmara Municipal de Vereadores de Solonópole, que teve inicio às 10:00 da manhã, para discutir o Regimento Interno do Conselho Municipal de Defesa do meio Ambiente e outros assuntos diversos.E na oportunidade foi lido Regimento Interno em pauta.

Fizeram presentes: Clerton Josino Técnico Agricola da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município, O secretario de Desenvolvimento Rural Antonio Guedes de Souza, Filomena Maciel (representando a Secretaria de Educação), os vereadores: Chagas Bezerra PRB e Jean Nedson DEM.

Muitos gestores municipais devem ter a consciência da questão ambiental. A expectativa é que, mesmo com as enchentes, os municípios não deixem de se inscreverem em programas desta natureza.

Em pauta: Calendário de reuniões, planejamento das ações 2011 e apresentação de projetos.

Pr´xima reunião esta agendada para terça-feira, 14 de dezembro de 2010, às 09h00, na Camara Municipal de Solonópole.

Confira as fotos.

Diretora Executiva de Unidade Municipal visita Brasília através do PAA


A diretora da E.E.I.E.F. Antônio Benigno Bezerra - Pasta - em visita à Brasília esteve presente no 3º Encontro Nacionaldo Programa de Aquisição de Alimentos - PAA. Dentre os demais executivos das escolas municipais, Maria Lima Dantas, foi convidada para representar a categoria de Direção de Escola, não só em Solonópole, mas diante do estado do Ceará. Méritos seus devidos á sua competência como diretora, evidentemente apoiada por sua equipe e, também, pela representação que a Administração Nossa Terra Nossa Vida, através do Sr. Prefeito Valterno Nogueira, que tem esforçado-se para dispor de meios para o engrandecimento de seu povo, por tanto, da sua qualidade de vida.



A realização deste III Seminário reforçou a tragetória da participação graças à experiência adquirida por gestores, operadores e beneficiários na execução do PAA e na realização de outros eventos voltados para a sua avaliação. Certamente esses três dias fortaleceram o Programa, na perspectiva da construção da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e suas estratégias de realização do Direito Humano á Alimentação Adequada.


Sem dúvidas, esta experiência acresceu á vida profissional da profissional exemplar e referências, Mona, como é conhecida por sua comunidade.


A administração municipal e a SME PARABENIZAM a Profª. Mona por seus méritos.

Colabore conosco comentando esta postagem.
Fonte: Núcleo Gestor - Colaboração: Kênis Silva, Contate-nos: escola.benigno@gmail.com

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Seminário “Ceará Acessível” começa nesta terça-feira (30)

O Governo do Estado realiza nos próximos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, na Universidade Regional do Cariri (Urca), Campus Crajubar, o Seminário Ceará Acessível: A Transversalidade do Controle Social no Contexto das Políticas Públicas. O evento é dirigido aos representantes dos Conselhos Municipais: da Assistência Social, da Saúde, da Educação, do Trabalho, da Segurança Alimentar e Nutricional, dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos Direitos da Pessoa Idosa e dos Direitos da Mulher. Participarão também gestores e técnicos municipais das secretarias responsáveis pela execução das políticas de assistência social, saúde, educação, trabalho, segurança alimentar e nutricional.

O evento acontecerá em duas turmas: Na primeira (30 de novembro) participarão os representantes dos municípios : Abaiara, Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Baixio, Banabuiú, Cedro, Dep. Irapuan Pinheiro, Ererê, Ibicuitinga, Icapui,Icó, Independência, Iracema, Juazeiro do Norte. E na segunda (01 de dezembro), Auto Santo, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jucás, Lavras da Mangabeira, Milhã, Nova Olinda, Orós, Porteiras, São João do Jaguaribe, Senador, Umari, Pedra Branca, Pena Forte, Quixelô e Solonópole, Barbalha, Caririaçu e Crato, Brejo Santo, Missão Velha, Barro e Jardim.

Executado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Instituto de Consciência Global e Ecologia Social – Instituto JANUS, sob a coordenação da primeira dama Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes, o Seminário tem como objetivos promover a intersetorialidade das políticas públicas no Ceará e fortalecer a ação dos Conselhos Municipais e Estaduais no exercício do Controle Social e fazer o levantamento das demandas municipais nas instâncias públicas relativas aos programas e projetos voltados para os segmentos em foro.

As palestras serão ministradas pelos técnicos da STDS, Isabel Cristina Pontes, assistente social, e assessora do Gabinete da Primeira Pama, Maria Meirilene Lopes Lemos, assistente social da Coordenadoria de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional da STDS e Paulo Pimenta contador, especialista e contabilidade pública,responsável contábil da STDS.

Assessoria de Imprensa da STDS

Vólia Rocha ( volia.fonseca@stds.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3254.4028 - 8728.0360)

Diocese de Iguatu realiza encontro com missionários

Liceu de Iguatu foi completamente tomado por missionários

Aconteceu no Liceu de Iguatu neste final de semana o Retiro Missionário que teve a participação de centenas de representantes das paróquias da Diocese de Iguatu. O objetivo do encontro foi de preparar os representantes para o ano jubilar que terá início em fevereiro de 2011.

“Foram momentos maravilhosos e só agradeço ao meu Deus por me oferecer algo tão belo. Cantamos e louvamos ao nosso senhor para que tenhamos as condições de fazer um grandioso ano jubilar” disse a missionária Catarina Villar, 35.

O evento teve início na última sexta-feira, 26 e durou até o dia 28. Neste período aconteceram grandes momentos de orações e sermões com a participação de vários padres de Iguatu e região.

Vejam o vídeo :


Fonte Iguatu.net

domingo, 28 de novembro de 2010

Jogo de futsal por pouco não termina em tragédia em Solonópole

Antonio Elanio
E-mail Imprimir PDF

Um torcedor revoltado com a arbitragem instigou os demais a iniciar uma rebelião.

Uma partida entre as equipes de Juventude e Distrito de São José, no município de Solonópole, no Sertão Central cearense, onde a equipe de São José venceu por 7x3 a equipe do Juventude. A equipe do Juventude logo após o jogo reclamava do arbitro Maílson de dois lances: Um que o jogador tinha pego com a mão e o outro de uma suposta falta. E nesses dois lances aconteceram dois gols da equipe do Distrito de São José de Solonópole.

Logo após a partida um torcedor, entrou na quadra, instigando os demais a protestar, por pouco não aconteceu uma tragédia, onde torcedores partiram pra cima dos jogadores do São José. A Secretaria de Desporto tomando providencias colocou um portão, a partir de agora nenhum torcedor poderá adentrar na quadra.

O Secretario Raimundo Helder, deixou claro que um atleta da equipe do Juventude foi punido. Diferente dos outros casos anteriores em Solonópole que jogadores foram suspensos durante um ano por todas as competições. O atleta punido é um jovem de 14 anos.

A presidente veio conversou com o secretario e pediu para as partidas do Juventude não colocar o Maílson.

A competição continua do mesmo jeito, está programado a partir de agora ter mais cuidado em relação a policiamento.

Antonio Elanio
Correspondente em Solonópole
Acesse também Solonópole

RevistaCentral.

Falta de sinalização preocupa município de Solonópole

Foi aqui neste ponto onde no inicio da semana passada uma criança foi atropelado por individuo desconhecido, aparentemente em uma moto, que logo se evadiu do local sem socorrer a vitima e sem ninguém ter o visto. Apenas deparam com a criança acidentada proveniente com escoriações na parte facial (boca).

"Eu acho que precisa de uma lombada aí já que aqui não tem sinalização ou semáforos, e as crianças você ver ai na hora de passar, sempre passa correndo. Como é o caso também lá defronte o hospital onde os velhinhos e velhinhas passam lentamente e os carros e motos só faltam passar por riba né, ai eu acho muito perigoso essa passagem aqui" acrescenta um morador do bairro que não quis que fosse mencionado seu o nome, referindo-se os locais mencionados por ele (defronte Escola Aníbal saída pra cidade de Jaguaretama e também enfrente Hospital e Maternidade Maria Suely Nogueira Pinheiro).

Outros pontos críticos na sede do município, além de ruas e avenidas sem sinalização, tanto para os Jovens da Terceira Idade ou os velhinhos do nosso município, bem como as crianças atravessam rua correndo e também correndo o risco de serem acidentadas. Aqui citamos vários pontos tais como: Enfrente Hospital e Maternidade Maria Suely Nogueira Pinheiro; enfrente Posto de Saúde Dr. Ozanan Campos Monteiro e vizinho tem a escola Jose Oster Machado, seguindo direto pra Avenida Prefeito José Sifredo Pinheiro temos mais escolas: José Oster Machado anexo - Escola Fenelon Rodrigues Pinheiro e também a Biblioteca Publica Municipal profª. Stela Rabelo Machado. De lá seguimos para Escola Aníbal Rodrigues Pinheiro saída pra cidade de jaguaretama, na divisa dos bairros: Alto Vistoso e Conjunto Nossa Senhora das Graças aonde existe quase enfrente uma creche. Seguiremos agora em direção ao bairro mais populoso da cidade, Alto Vistoso, seguindo pela Avenida Totor Rabelo, chegamos à creche Walt Disney que faz parte com a Associação Recreativa de Solonópole - ARS, instituição filantrópica no qual deparamos-nos com uma situação precarissimo em relação à segurança no transito. Nesta avenida esta sendo realizado a obra de calçamento que dá prosseguimento a duas grandes obras do Governo do Estado do Ceará que são as CE´S que dá acesso Solonópole a Quixelô e outra que liga Solonópole ao distrito de Nova Floresta/Jaguaribe e de lá até a cidade de Orós.

O progresso já adentrando ao município de Solonópole no sertão cearense e as pessoas têm que se educarem no transito, na forma de prevenção contra acidentes ou ate mesmo do pior. Pois nesta urbe não existe ainda departamento municipal de trânsito ficando assim um transito livre para os que circulam em Solonópole.

Seria viável locar uma pessoa competente engenheiro de trânsito para fazer um projeto e levar para o nosso gestor e colocar nos lugares mais críticos, caso não coloque semáforo ou lombadas eletrônica, que venha lombada ou quebra-molas.

Acesse: www.solonopole.blogspot.com

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Polêmica no Futsal sub 16 em Solonópole

Na última quarta-feira, dia 14 de Novembro, aconteceu a partida entre as equipes de Juventude e Distrito de São José, onde a equipe de são José vence por 7x3 a equipe do Juventude. E que a equipe do Juventude logo após o jogo, que foi um grande jogo entre a equipe de São José e equipe do Juventude reclamava do arbitro Maílson de dois lances: Um que o jogador tinha pegado com a mão e o outro que tinha sido falta. E nesses dois lances aconteceram dois gols da equipe do Distrito de São José de Solonópole.

Logo após a partida um torcedor, um cara que entrou pra dentro da quadra, incentivou todos que estavam lá e graças a Deus por muito pouco, quase que acontece uma tragédia muito grande, onde torcedores partiram pra cima dos jogadores do São José, mas rapidamente foi selecionado.

Agora a Secretaria de Desporto tomando providencias disso, a partir de hoje, sexta-feira, 26/11/2010, foi colocado o portão, a partir de agora não vai poder mais nenhum torcedor vai entrar dentro da quadra, só apenas quem trabalha com a reportagem e as duas equipes.

Hoje o Secretario Raimundo Helder participou do programa Sol Esporte com Eudes Pinheiro já falando do que aconteceu, logo foi apurado, conversado com o arbitro Maílson e ver apuração dessa questão que aconteceu. O secretario deixou bem claro que o VALDECIO de número 14 da equipe do Juventude foi punido da competição. Como ele viu, o secretario viu que esse menino, é apenas um garoto, fez só mesmo suspender da competição. Diferente dos outros casos aqui em Solonópole que jogadores foi suspenso durante um ano por todas as competições que a secretaria realizava. Mas ele não, ele viu que realmente ele é um garoto que esta começando agora, não podemos botar a culpa só nesse garoto. Então ele só puniu apenas essa competição que esta sendo realizada, mas o secretario também trouxe hoje as novidades no esporte no caso que vai ser feito, ele disse foi muito contestado pela torcida querendo que o secretário trouxesse outra arbitragem da competição, vai ser todos os árbitros daqui. Agora caso o cara tenha ou venha pedir carinhosamente, com delicadeza ao secretario, ele pode não colocar aquele arbitro que o cara não quer que o time não aceita. Como no caso, a partir de agora ficou, a presidente veio conversou com o secretario e pediu para as partidas do Juventude não colocar o Maílson. Então no caso pode ser o meu velho ou outro qualquer aqui de Solonópole, mas o Maílson não vai apitar. E assim sucessivamente, porque ele não vai trazer arbitro, porque não recompensa. É uma competição ai que é feita pra que? Qual interesse, o objetivo desse sub-16? Revelar jogadores, de amostrar ao publico o talento que nós temos em futsal. Então já tivemos da competição anterior jogadores que disputaram há pouco tempo o sub-18 junto com os grandes e agora novamente ta saindo outros jogadores. Ta surgindo ai novos jogadores. A competição continua do mesmo jeito que começou e esta sendo programado pra a partir de agora ter mais cuidado, o policiamento vai vim hoje. Então pra essa partida de hoje com certeza as coisas vai mudar a diferença que teve pra outra.

Eudes Pinheiro – Programa Sol Esporte das 11h00 às 11h30 - Rádio Sol Fm 87.7 Mhz.
Colaborou.

Acesse: www.solonopole.blogspot.com

ENSAIO: Os 20 anos da Saúde do Trabalhador no SUS do Brasil - por Dr. Wellington Vidal, enfermeiro da ESF SEDE I.

O texto “Os 20 anos da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde do Brasil: limites, avanços e desafios” das autoras Vilma Sousa Santana e Jandira Maciel da Silva, relata o desenvolvimento das políticas públicas quanto a atenção à saúde do trabalhador desde a promulgação da Constituição de 1988, na qual estão inseridos artigos específicos, e se prolonga cronologicamente até o ano de 2008, citando inclusive a Expoepi daquele ano.

A Saúde do Trabalhador é definida como a promoção da saúde e a prevenção das doenças ocupacionais ou em decorrência do trabalho, e que envolve o conhecimento especializado e a aplicação de tecnologia específica; e que no Brasil é uma área de atuação na Saúde Pública com maior amplitude desde o Movimento da Reforma Sanitária e tendo a sua implementação concomitante ao SUS, se mesclando e que ainda almeja a ampliação dos seus serviços na rede de saúde e maior difusão do próprio processo de trabalho, enfrentando alguns obstáculos tais como a divisão compartilhada da responsabilidade técnica entre os Ministérios da Saúde, do Trabalho e Emprego, e da Previdência Social.

A saúde do trabalhador não pode ser confundida com saúde ocupacional, pois a última busca manter o trabalhador em condições psicossomáticas para continuar a sua jornada de trabalho, mesmo que haja risco de danos ao longo prazo. A saúde do trabalhador propõe que o trabalhador esteja protegido dos riscos a que seu trabalho o expõe e estabelece critérios para uma avaliação contínua.

No Brasil, a partir do início do século XX, a medicina do trabalho era desenvolvida dentro das próprias empresas e com propósito assistencialista. Os trabalhadores preocupados com as doenças que eram consideradas próprias da pobreza depositavam pequenas quantias em uma “caixa” comum para o custeio da contratação de profissionais e serviços de saúde em eventuais enfermidades. Estas caixas evoluíram para Caixa de Aposentadorias, com a participação dos sindicatos e maior organização dos trabalhadores e que culminaram nos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAP’s) que organizavam a atenção médico-hospitalar além das aposentadorias e pensõe, e em 1943, com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que obrigava todas as grandes empresas a aderir ao sistema de garantias do trabalhador, houve uma grande expansão, principalmente no grandes centros industriais do país. Em 1970, todos os IAP’s foram unificados em um único Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) que detinha o INAMPS e o IAPAS. Com o advento da Reforma Sanitária e a criação do SUS, a atenção à saúde foi estendida a todos os brasileiros independentemente do seu emprego ou contribuição, separando o sistema de saúde do previdenciário.

Todo o processo para a consolidação do SUS no Brasil, assim como as políticas de promoção da saúde do trabalhador, foi lento e gradual, e houve várias discussões destacando as Conferências Nacionais em Saúde do Trabalhador (1ª em 1986, 2ª em 1994 e a 3ª em 2005), a 8ª Conferência Nacional de Saúde em que por ação dos militantes a saúde do trabalhador consta no Artigo 200 da Constituição daquele ano como atribuição do SUS, as Portarias GM/MS 1.679 e 2.437 (que cria e amplia a RENAST, respectivamente). Hoje o SUS é uma realidade proporcionando atendimento a população sem restrição e oferecendo todas as especialidades da medicina moderna, além de atuar na elaboração de políticas públicas de saúde e de estabelecer o controle social amplo e buscando a melhoria da qualidade da assistência e a formação dos seus profissionais. Quanto a Saúde do Trabalhador, cuja RENAST articula e sistematiza as ações estabelecidas ao longo dos anos 80, garantindo a intrasetorialidade coesa com a atenção integral à saúde dos trabalhadores através da assistência, vigilância, e promoção da saúde. A criação dos CEREST trouxe a perspectiva das políticas de saúde do trabalhador para as microrregiões de saúde, e uma comunicação mais estreita e próxima dos municípios. A Portaria nº 777 que estabelece a notificação compulsória de 11 agravos ocupacionais a posterior reformulação desta portaria com a esperada retificação do SINANNET para consolidar a vigilância à saúde nos municípios, busca dar dinâmica as estatísticas e causar o impacto necessário da realidade das condições insalubres existentes nas empresas brasileiras.

Eu tenho alguma experiência na saúde dos trabalhadores de saúde, sou enfermeiro, e lido com as injúrias mecânicas, químicas e biológicas as quais a enfermagem é exposta diariamente; e percebo que as EPI e EPC são consideradas desnecessárias pelos gestores, inclusive como artigos cujo custo-benefício não tem justificativa. Também, atendi diversos trabalhadores rurais e rendeiras cujas atividades ocupacionais causaram algias e lordoses, e que os mesmos são submetidos a terapias medicamentosas paliativas, causando outros agravos (gastrites, hepatites, etc) e que as queixas desta população são consideradas pelos profissionais de saúde como “coisa de gente pobre e sem tem o que fazer pra viver no posto de saúde com a mesma queixa”.

O maior desafio da atenção à saúde do trabalhador é que esta seja compreendida pelos profissionais de saúde dos diversos âmbitos e nível de assistência (primário e secundário principalmente), gestores de saúde, componentes do controle social, vigilância à saúde, e a população; para que a execução de suas ações tenha maior impacto e maior adesão dos diversos serviços da rede de saúde. Mas é importante ressaltar que pouco foi feito para esclarecer as ações e propostas da RENAST e do próprio CEREST nos demais segmentos da rede pública de saúde. As reuniões com gestores municipais de saúde se resumem a estabelecer convênios “financeiros” e em quatro anos que estive a frente da vigilância à saúde do Município de Solonópole não houve qualquer treinamento ou capacitação sobre a notificação, fiscalização ou ações de prevenção dos agravos ocupacionais, e tampouco sobre a alimentação desses dados no SINANNET. Os técnicos que atuam no SINAN têm prioridade com as doenças transmissíveis e todos os treinamentos e atualização tratam da dengue, leishmaniose, hanseníase, tuberculose, AIDS, sífilis congênita, etc.

Outra questão a esclarecer, como profissional atuante na estratégia de saúde da família é que TUDO o que é realizado no SUS é direcionado para o PSF, tendo o enfermeiro e médico grandes responsabilidades por 4 mil pessoas, e que pela proposta deve deter conhecimento especializado em saúde do trabalhador, doenças tropicais, pediatria, gineco-obstetrícia, geriatria, educação em saúde, políticas de saúde pública, imunização, referência e contra-referência, ouvidoria, controle social, etc. Ou seja, cada PSF deve funcionar como um núcleo do Ministério da Saúde dentro da área definida, contando com 01 médico, 01 enfermeiro, 01 auxiliar de enfermagem, 01 dentista, 01 ACD, Agentes Comunitários de Saúde (entre 06 de 12), em alguns casos com outros funcionários do nível médio, e sendo responsável por todas as ações desenvolvidas pela SAS e SVS (MS).

Portanto, é necessário repensar o modelo de atenção à saúde da família, e o NASF (inclusive o embrião nível 3) não traz qualquer solução a curto prazo neste processo de intervenção, pois suas ações são ínfimas quando consideramos a gama de atribuições do PSF, e que muitos médicos e enfermeiros têm observado apenas um única característica: ser porta de entrada e trabalhando apenas como sujeitos a realizar referência.

Dr. Wellington Vidal é enfermeiro do Município de Solonópole e aluno do I Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador da Escola de Saúde Pública do Ceará. O texto acima, é o ensaio apresentado como atividade curricular do referido curso.

XII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas encerra hoje, em Fortaleza


Limoeiro do Norte. Se há escassez de água no País ou ela é encontrada em abundância, o que fazer com esse recurso natural indispensável é responsabilidade de vários organismos instituídos e aglomerados nos comitês de bacias hidrográficas. Todos eles estarão reunidos, a partir de hoje, no XII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), o segundo realizado no Ceará. Mais do que em anos anteriores, o evento em Fortaleza traz a responsabilidade de mediar as propostas de "uso racional" na partilha do recurso hídrico na perspectiva climática de um futuro com água cada vez mais cara, escassa e disputada.

São esperados mais de 1.500 representantes de 170 comitês de bacias de todo o País. O encontro ainda não reúne todos as bacias hidrográficas existentes (apenas 40% do território nacional têm comitês implantados), mas representa o estágio mais avançado até agora sobre gestão e partilha da água nas reservas hídricas, seja em açudes, rios ou aquíferos.

Com o tema "a importância da comunicação e da mobilização", o Encob deste ano traz o alerta: é preciso ordem na partilha da água, sob os mais diversos interesses.

É um nivelamento de interesses que começou a ser demonstrado em 1909, com a Inspetoria de Obras Contra as Secas (depois Dnocs), a criação da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH) em 1987, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos em 1993 e, no mesmo ano, a criação do primeiro Comitê de Bacias do Ceará, a Bacia do Curu.

Diversos conceitos

O Nordeste, em especial a região do semiárido, passou por diversos conceitos, que iam do "castigo" da natureza passando pela salvacionista "política de açudagem", predominante no período, até a observação de que ou se regulamenta o uso da água reservada ou ela evapora, literalmente, sem atingir o mínimo de seus objetivos. O Ceará é, hoje, referência nacional no gerenciamento dos recursos hídricos, por ter instituições específica e com trabalhos permanentes sobre os recursos hídricos. O grande desafio: ampliar as garantias de água, com qualidade, para os diversos níveis de demanda.

"Precisamos recuperar dezenas de anos perdidos no tempo quando ´cuidar da água´ era tópico deixado de lado no desenfreado planejamento desenvolvimentista", afirma o coordenador geral do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, Lupércio Ziroldo Antônio. Para o diretor de planejamento da Cogerh, João Lúcio, um importante ponto a ser discutido no encontro durante esta semana é o aumento do controle social sobre a água. "Quanto mais os diversos setores da sociedade participarem das discussões, maior será a eficiência na alocação das águas", explica.

Gestão integrada

Será abordada no Encob a gestão integrada das águas nos comitês de bacias, a importância dos veículos de comunicação social como ferramentas de divulgação das experiências exitosas, preservação da saúde das populações consumidoras e, importante capítulo à parte, o debate sobre cenários futuros sobre recursos hídricos no Brasil e formas de compatibilidade com o desenvolvimento econômico. Ou seja: das indústrias à residência doméstica, ´abrir a torneira´ deve ser ato medido por bom senso, responsabilidade e sustentabilidade. O Encob é aberto pelo encontro estadual da mesma finalidade. Devem participar diversos setores do Sistema Integrado de Recursos Hídricos do Brasil, que inclui poder público, setor privado, usuários, Organizações Não Governamentais e universidades.

Fique por dentro

Comitês

O Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas é a Instância Colegiada formada pelo conjunto de comitês de bacias legalmente instituídos no Sistema Nacional de Recursos Hídricos. Atualmente, existem no território brasileiro 170 comitês. Existem comitês de bacias formados em 40% do território brasileiro. Desde sua criação, em 2009, o Fórum coordena o Encontro Nacional de Bacias, buscando a integração e a troca de experiência entre seus comitês membros. O objetivo maior é a gestão participativa e compartilhada dos recursos hídricos, bem como alternativas de controle para o uso racional da água.
















Solonópole
. O Secretário de Desenvolvimento Rural do municipio Antonio Guedes de Souza está participando do XII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), e segundo Antonio Guedes - vice-presidente do CSBH do Médio Jaguaribe, "Um encontro muito bom e importante rico em conhecimentos de discussão de projetos" enfatizou. Acrescentou ainda que estará retornando para o municipio de Solonópole após este evento nesta sexta-feira, 26 de novembro.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos
(85) 3101.4023
Cogerh: (85) 3218.7020
Fonte: Diário do Nordeste com adaptações.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

5 pessoas morrem em acidente na BR-226

Canal Última Hora
Portal Verdes Mares

5 pessoas morreram em acidente no fim da manhã desta quinta-feira (25), na BR- 226, entre os municípios de Senador Pompeu e Milhã.

Um Fiat Uno colidiu de frente com um caminhão. O Fiat estaria na contra mão, segundo as primeiras constatações da Polícia de Senador Pompeu.

As identidades das vítimas ainda não foram divulgadas.



Internauta envia informações de acidente em 1ª mão

VC-repórter: envie flagrantes em fotos e vídeos
------------------------------------
VC-repórter:
Derisomar Ferreira
Cidade: Milhã/CE
Notícia: "Acidente grave na BR-226, entre as cidades de Milhã e Senador Pompeu entre um Fiat Uno, de placa HXF-3261, de Jaguaretama e um caminhão deixa 5 mortos. Pela pericia, o Fiat avançou na contra-mão e pegou o caminhão de frente".

FESTA DOS PROFESSORES 2010: satisfação de todos os professores

Unanimidade entre os participantes: organização, dedicação, receptividade, enfim, a festa dos professores deste ano atingiu a excelência. Todos as idéias convergiram para que os convidados estivessem confortáveis e que o clima estivesse propício ao seu bem-estar.



A secretária e professora Alboina Pinheiro, respaudada pelo apoio do Sr. Prefeito Valterno e da Primeira-dama Júlia Neide, quer tornar pública a sua satisfação em poder ter oferecido uma festa de tamanha grandeza e também pela presença massissa de convidados. Bebida e comida servidas por conta da Secretaria, música de qualidade em um abiente de laser que proporcionou descontração e diversão a todos.

Parabéns aos que fizeram parte da organização e aos professores que foram o público alvo daquela grande festa.

A Administração Nossa Terra Nossa Vida também torna público os seus agradecimentos aos fornecedores da Prefeitura pela colaboração com os brindes sorteados entre os professores.

Professores da Escola José Oster Machado

Professores da Escola Antônio Benigno Bezerra

Professores da Escola Anibal Rodrigues Pinheiro
Colabora conosco. Sua opinião é muito importante para nós.

Contate-nos: Fone/fax: (88) 3518 - 1438
E-mail: sec.sol.ce@hotmail.com kenispsilva@gmail.com

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Formação eclesiástica
















A frequência do Senhor Bom Jesus pertecente à arquidiocese de Fortaleza, em 24 de novembro de 1864, há 146 anos atras foi criada a paróquia do Bom Jesus Aparecido de Solonópole, tendo como vigário na epóca o Pe. Pedro Pinheiro Landim nomeado em 24/11/1864 e exonerado em 09/12/1867.

A primeira visita do bispo foi no dia 24 de março de 1962.

O Padroeiro do município é o Bom Jesus Aparecido, cuja festa é celebrada a 1º de janeiro. A paróquia conta com 18 capelas, estando a de Vila Cachoeirinha em fase de construção.

Em janeiro de 1961, foi criada a Diocese de Igutú e, em 04/02/1962 o primeiro bispo tomou posse, Dom José Mauro Alarcom Santiago.

O atual bispo é Dom João José Costa e o paróco da cidade de Solonópole é José Ricardo Pompeu Ferreira.

Acesse: www.solonopole.blogspot.com

FECLI conquista planetário móvel para a região Centro-Sul

Professores da FECLI, Lazara Castilho e Célio Muniz

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovam o Projeto de Extensão denominado de Astronomia VIVA. O projeto contempla a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

No Estado do Ceará, existe um único planetário fixo em operação na capital, o que torna o Astronomia Viva pioneiro no Estado. A facilidade da locomoção, do armazenamento e do manuseio do planetário móvel permitirá que objetivos da UECE/FECLI sejam atingidos, uma vez que ele pode ser instalado em espaços públicos abertos, como parques e praças, em espaços fechados como escolas, quadras poliesportivas e museus das cidades do interior, que serão visitadas para este fim.

“Haverá um treinamento para os alunos da FECLI que tiverem o interesse de trabalhar como bolsistas nesse Planetário, como assim haverá também um teste de seleção para os monitores. Será uma cúpula Insuflável semi esférica que abrigará um projetor que vai projetar imagens na superfície interna dessa cúpula que vai simular o céu noturno e diurno, são nove mil objetos estelares.” Célio Muniz

O projeto terá duração de 24 meses, sendo que nos primeiros dois meses será feita a aquisição dos equipamentos, a seleção de bolsista de Iniciação Científica (via edital), o treinamento das pessoas envolvidas com a instalação e manuseio do planetário e o aprendizado para utilização do software livre Stellarium.

As primeiras exibições serão realizadas nos municípios da região centro-sul, Acopiara, Quixelô, Orós, Icó, Jucás, Cariús, Saboeiro, Várzea Alegre, Cedro, Lavras da Mangabeira, Mombaça, Piquet Carneiro, Solonópole, Irapuan Pinheiro, Milhã e Catarina. Em seguida serão promovidas exibições nos municípios de Jaguaribe, Tauá, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu e Quixadá. As respectivas prefeituras e o CREDE 16 auxiliarão na mobilização e na divulgação dos eventos.

Leia reportagem completa no Jornal O Popular nas melhores bancas de Iguatu e Região.

Fonte: Iguatu.Net

Câmara Municipal de Solonópole entra em recesso

A Câmara Municipal de Solonópole realizou nesta segunda-feira, dia 22 de Novembro, a última sessão ordinária do semestre, conforme prevê o Regimento Interno, entrou em recesso parlamentar e retornara aos seus trabalhos a partir do dia 01 de janeiro de 2011, durante o período de trinta dias, segundo informou à reportagem a presidente da Casa de Leis, vereadora presidente Maria Costa de Carvalho.


Nesse período, que também é chamado de sessão legislativa extraordinária a Câmara só poderá se reunir para deliberar matéria urgente e de interesse público relevante mediante convocação do prefeito ou da presidente da Câmara em matéria de suas respectivas competências ou pela maioria absoluta dos vereadores.


Antes disso acontecerá no dia 17 de Dezembro, no plenário Vereador Manoel Alfredo Pinheiro Sobrinho da Câmara Municipal do Município, a entrega dos Títulos de cidadãos honorários de Solonópole.


O Título de cidadão Solonopolense é a maior honraria que um cidadão não nascido em Solonópole pode receber.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Fretcar começa transporte de passageiros de Fortateza a Irapuan Pinheiro dia 1º


A partir de 1º de dezembro, o povo de Dep. Irapuan Pinheiro vai ter maiores opções quando precisar viajar a Fortaleza, desfritando dos serviços de uma das empresas de transporte coletivo mais conceituadas do Estado. Trata –se da Fretcar que estará fazendo a linha Dep. Irapuan Pinheiro / Fortaleza, passando por Milhã, Solonópole, Banabuiú e Quixadá. Agência da Fretcar ainda não está com seu funcionamento definido, mas os ônibus Fretcar num primeiro momento estarão saindo da Churrascaria Moreiras. Por enquanto, a Fretcar definiu dois horários de saída de ônibus diários para Fortaleza: 04:30 da manha e 15 horas (três horas da tarde). Informação nos foi prestada por João Batista Pinheiro.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Prefeito reunem secretario no forum

Encontro aconteceu dia 22 de novembro de 2010 com participação de José Valrinete Pinheiro e Leonardo Pinheiro representantes da Federação das Entidades Comunitárias de Solonópole.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e Vice-Governadoria, realizam nesta segunda-feira, dia 22, o IV Fórum Estadual de Planejamento Participativo e Regionalizado. O encontro tem por objetivos debater os desafios do planejamento territorial para o desenvolvimento do Estado e apresentar o balanço da execução orçamentária e das ações de Governo no período de 2007 a 2010.

O encontro acontecerá no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), na avenida Alberto Craveiro, 2222, bairro Castelão, e deverá reunir mais de 200 participantes entre prefeitos e secretários municipais. O evento será realizado das 8 às 17 horas e deverá ser aberto com a presença do governador Cid Gomes, vice-governador Francisco Pinheiro, secretária do Planejamento e Gestão, Desirée Mota e outros secretários estaduais.

A programação constará de palestra do sociólogo José Borzacchiello sobre “Os desafios do Desenvolvimento Territorial do Ceará” e debates sobre temas como orçamento público, transparência e controle social, objetivos de desenvolvimento do milênio e indicadores regionais, sinalizando diretrizes prioritárias para o planejamento governamental

Fonte: seplag.ce.gov.br

Acidente deixa uma pessoa morta e duas em estado grave em Dep. Irapuan Pinheiro

Jackson Perigoso
E-mail Imprimir PDF

Ultrapassagem pode ter sido a causa do abalroamento das motocicletas.

No distrito de Betânia, no município de Dep. Irapuan Pinheiro, no Sertão Central cearense, ocorreu uma colisão envolvendo motocicletas, causando duas mortes. A primeira vítima foi à proprietária da Honda Bis-125, placa HWT -8247, Antonia Esmerina Pinheiro, 34 anos, natural de Solonópole, casada, agricultora, residente no distrito de Betânia, ela sofreu trauma abdominal, fratura exposta no membro inferior esquerdo, ainda foi transferida para Fortaleza, mais não resistiu aos ferimentos vindo a falecer na cidade de Quixeramobim.

A segunda vitima foi a garupeira Francisca Tarsiana Dantas Lima, 26 anos, sofreu fratura exposta no membro superior esquerdo, trauma cervical e abdominal e hemorragia transvaginal, foi também transferida para Fortaleza.

O Segundo veiculo envolvido no acidente foi uma moto Honda CG 125 Fan, cor preta, placa HUY-4653, nesta o condutor Francisco Romário da Silva, 20 anos, natural de Solonópole, solteiro, residente no bairro Planalto Santa Tereza, Solonópole, teve fratura exposta no membro superior e inferior esquerdo, trauma de tórax e abdominal, sendo transferido também para Fortaleza.

As informações fornecidas pela Polícia Militar a redação do portal Revista Central dão conta que a moto Bis trafegava sentido Betânia a cidade de Dep. Irapuan Pinheiro e ao fazer uma ultrapassagem em faixa continua veio a colidir com a moto Fan que vinha em sentido contrario.

Ainda em Dep. Irapuan Pinheiro

Uma mãe compareceu a unidade de policia daquela cidade informando desesperadamente que o seu filho tinha chegado em sua residência com sinais de espancamentos, de imediato uma composição fez deslocamento a casa da vitima que foi identificada como um menor de idade, a vítima informou que vinha de uma pequena vaquejada no Sito Cacimbinha, pela CE-371 para sua residência quando foi abordado por dois elementos, o primeiro identificado por Rubio Silva de Almeida, 20 anos, natural de Marabá-PA, Solteiro, agricultor, já o segundo identificado por Antonio Júnior do Carmo, 18 anos, solteiro, agricultor, derrubaram a vítima e começaram a espancá-lo, lesionando-o na altura do olho direito além de feri-lo com um instrumente perfuro cortante no antebraço esquerdo, causando varias escoriações pelo corpo como atesta o laudo médico.

Os autores foram conduzidos para Delegacia Regional de Policia Civil, onde foi autuado em flagrante delito apenas o Júnior (segundo autor) que foi preso nas diligencia. Rubio responderá em liberdade, pois o mesmo apresentou-se na Unidade Policial.

Fonte: Revistacentral.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Paróquia do Bom Jesus Aparecido realizará III Romaria em Solonópole


O padre José Ricardo Pompeu Ferreira anunciou em programa de rádio na tarde desta quinta-feira a programação da III Romaria do Bom Jesus Aparecido de Solonópole, pertencente à Diocese de Iguatú, em prol da reforma da igreja matriz do município.


Confira a programação:

06h00 - Oficio de nossa Senhora na Igreja Matriz

11h30 – Exposição do Santíssimo Sacramento para adoração (Hora santa)

12h00 - Abenção do santíssimo

15h00 – O Terço da Divina Misericórdia

16h30 – Iniciará a caminhada com saída da Capelinha Nossa Senhora de Fátima

Ao chegar à Igreja Matriz onde será concluída com a celebração da Santa Missa e benção da reforma da igreja.


A reforma da igreja iniciou desde o mês de março de 2010 e já esta totalmente concluída.


Bispo Dom João José Costa


Este ano o bispo não estará presente na III Romaria, assim como esteve em anos anteriores. Más já esta confirmada a presença de Dom João Costa na noite de natal, dia 25 de dezembro de 2010 celebrando para os paroquianos e também para os que marcarão presença nesta noite de festa em Solonópole.


Livro “a voz do pastor”.


“Nós temos esse livro que foi escrito por uma pessoa da terra, a professora Maria do Socorro Pinheiro. Ela teve em contato com Dom Mauro e esse é um sonho a muito tempo da Diocese e ela se propôs a realizar este trabalho, e por sinal saiu muito bom. Agente já tem inclusive o livro à disposição aqui na secretaria da paróquia para quem quiser adquirir. O livro foi lançado no dia 12 agora semana passada, dia 12 de novembro, agente estava em plena assembléia diocesana e estivemos lá presente em Iguatu no SESC. Um momento de muita alegria pra Dom Mauro e um momento muito importante onde teve mais de 300 pessoas convidadas para este evento. É um livro que conta toda trajetória de Dom Mauro desde sua infância a sua vida de bispo na diocese de iguatu que foram 38 anos, com sua naturalidade de russas que fazia parte da diocese de Limoeiro do Norte e que depois, trabalhou em Aracati e quando estava em Aracati foi eleito bispo de iguatu em 1972 aqui pra nossa diocese 50 anos do bispo. O livro encontra-se na paróquia ao preço simbólico de R$ 15,00 (quinze reais)”.


Festa do Bom Jesus de 22/12 a 01/01


Para a grande festa do padroeiro do município de solonópole já esta programada os novenários, contando a presença de vários sarcedotes da diocese de iguatú e com o nosso bispo Dom João Costa, com uma programação que visa aumentar a espiritualidade do nosso povo, enfatizando a novena, abenção do santíssimo sacramento. E na parte social que o povo de solonópole realmente gosta muito deste momento de confraternização teremos as quermesses que chamamos de promoções e as novidades como o leilão das mulheres, onde elas mesmas vão fazer parte do leilão, leiloando e ajudando a comunidade. Ainda teremos o bolo do Bom Jesus Aparecido onde cada família vai poder ofertar aquela quantia e no dia 31 iremos abrir os envelopes e a família que tiver doado mais vai ficar com o bolo em homenagem a festa do Bom Jesus. Aparecido. E a tradicional festa que será realizada no dia 31 com um show pirotécnico. Receberemos na cidade a presença dos filhos ausentes neste momento muita fé e muita esperança.


Comunidades Rurícolas


As comunidades já estão articuladas inclusive todas as comunidades do sertame estarão presentes agora no dia 20 de novembro na III Romaria e também estará presente no dia 22 de dezembro quando será feita a abertura da festa que esta programada uma grande carreata na cidade de Solonópole com a presença maciça das comunidades com os carros e motos que vem das comunidades e também os carros e motos aqui da cidade.


Banda de música do município


Estive em contato com a Secretaría da Ação Social, onde a banda de música vai estreiar na nossa festa tocando o hino do Bom Jesus Aparecido; teremos a participação do coral Coração Musical; contando com a participação de um pastoril que vem com a Sra. Marivalda da cidade de Milhã que marcará presença com esse pastoril e junto faremos uma festa bem dinâmica e uma oportunidade de rezar e celebrar juntos. Acontecerá ainda o desfile das afilhadas do nosso padroeiro, onde nove regiões ou capelas trazerão de suas respectivas comunidades para no dia da abertura da festa suas rainhas que logo após o hasteamento da bandeira, acontecerá os desfiles. O regulamento será por dinheiro a partir dos novenarios onde será arrecadado o dinheiro para trazer as rainhas. Na sede será entregues as cartas para as familias dos bairros que esses ofertórios são ofertados na novena de cada bairro. Lembrando ainda que cada distrito vai trazer uma afilhada do Bom Jesus Aparecido.


Esta matéria foi extraído da entrevista do nosso pároco José Ricardo Pompeu Ferreira e colaboraram Socorro Pinheiro e Zilvanir Pinheiro.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Lançamento do Livro "A Voz do Pastor" Dom Mauro Ramalho

por aurilenetomé

No ultimo dia 12 aconteceu na cidade de Iguatu uma grande festa, o lançamento do livro “A Voz do Pastor” que conta a história de vida de Dom José Mauro Ramalho, primeiro Bispo da Diocese de Iguatu. Escrito pela Prof. Maria do Socorro Pinheiro.

O título do livro foi inspirado no programa de radio homonimo apresentado durante anos por Dom Mauro.

Lançamento do Livro de Dom Mauro

Lançamento do Livro de Dom Mauro

Confira algumas as fotos do evento que aconteceu no SESC de Iguatu, que contou com a presença do Bispo atual, João José Costa, o cantor Zé Vicente, que tocou duas músicas, empresários da região e a presença de duas Irmãs da Comunidade Mariana Boa Semente, Irmã Angela de Boa Vista e Irmã Joana de Pedra Branca e muitos outros convidados que fazem parte da vida desse grande pastor.

l

Lançamento do Livro de Dom MauroLançamento do Livro de Dom Mauro

Lançamento do Livro de Dom Mauro

Lançamento do Livro de Dom Mauro

O livro "A Voz do Pastor" focaliza aspectos sobre a vida e o trabalho do primeiro bispo de Iguatu, D. José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago. A história se inicia com a infância do menino Mauro, que nasceu na cidade de Russas, interior do Ceará, e que posteriormente viria se tornar sacerdote aos 23 anos de idade. A partir desse período foram necessários aproximadamente 13 anos para que o jovem pastor fosse chamado para uma nova missão, quando o papa João XXIII resolveu nomeá-lo bispo para a Diocese de Iguatu, fato que foi consumado às 16 horas do dia 06 de janeiro de 1962, na cidade de Aracati, vindo a assumir o posto de primeiro bispo da 5ª diocese do Ceará em 04 de fevereiro de 1962, neste município. Seguiu-se a partir daquele momento, em nosso meio, toda uma trajetória de um homem piedoso e com fecunda missão evangelizadora, que sempre demonstrou zêlo pelas coisas da igreja, de apelo à fraternidade e com grande preocupação com os mais necessitados, como bem expressa a síntese do seu lema episcopal: "Reple cordis íntima" - enchei o íntimo do coração.

Outros relatos da história de Dom Mauro são contados em aproximadamente 290 páginas, nos mínimos detalhes, inclusive com o testemunho de familiares, de amigos e pessoas que se dispuseram a buscar no mais íntimo da memória, lembranças de um tempo em que somente o cérebro humano poderia descrever.

Lançamento do Livro de Dom Mauro

Durante a solenidade o bispo emérito Dom Mauro mostrou-se bastante satisfeito por mais uma tarefa cumprida durante todo o período da sua vida sacerdotal, uma idéia cogitada pelo próprio bispo e que foi confidenciada durante uma conversa com a professora e autora do livro, Maria do Socorro. "Agendei a visita. Nosso assunto era variado. Depois de alguns minutos de conversa, D. José Mauro comentou seu interesse em duas coisas: escrever um livro sobre sua vida e gravar suas músicas. Naquele momento me coloquei à disposição para ajudá-lo na escritura do livro", afirma a autora.

Foi um momento de muita alegria para toda a Diocese e os Iguatuenses.

Fonte: Comunidadeboasemente.


Outras Noticias:

Informe Geração

Iguatu.net