quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dia do deficiente é lembrado em Solonopole





















Apesar de ter passado o Dia Nacional dos Deficientes, o que se vê é um dos exemplos de superação pessoal é encontrado em Solonópole. Operador de som, sanfoneiro, cantor e radialista, conhecido como "Ceguinho de Solonópole".

Francisco Eremilson Silva, 47 anos, torna-se ainda bombeiro hidráulico, encanador e eletricista, quando necessário.

Ele apesar de ser portador de deficiência visual e, como se não bastasse, sem estudo más com o toque dos dedos entende a contas das teclas de aparelhos.

Eremilson Silva nasceu no dia 03 de dezembro de 1963, no município de Jaguaribe/Ceará, e chegou em Solonópole aos 04 anos de idade. Nos encontros que comanda no seu programa de rádio, a conversa gira em torno do aprendizado das teclas, nunca usou de bengala e enfrenta as situações adversas do dia-a-dia. Eremilson procura ainda levantar a alta estima dando conselhos de auto ajuda "falta visão, más não falta a vida. É preciso que todos deixem o comodismo e sintam-se pessoas normais".

Apesar das lições, ele considera ser grande a discriminação e diz que faltam empregos para os deficientes até mesmo a ajuda do poder público.

Pra transpor barreiras, Eremilson aprendeu a tocar sanfona, gravou cds e esta preparando outro igualmente com músicas inéditas. A paixão pelo instrumento surgiu tão logo, aos 11 anos de idade no ano de 1974. Sozinho e brincando com a sanfona, foi aprendendo s notas e hoje é tocador profissional visto sempre nos shows quando é contratado. Outro caminho que trilhou para driblar as adversidades foi o rádio. Ele começou em 22 de setembro de 1997 empunhando microfone na Rádio Comunitária Sol Fm, más até este ano não conseguiu se profissionalizar.

Atualmente, ele apresenta programas de forró em duas emissoras em Solonópole, de 07h30 às 09h00 da manhã na Rádio Difusora "Cachoeira" Am 1520 khz com o programa Amanhecer no sertão, logo das 16h00 às 18h00 na Rádio Comunitária Sol Fm 87.7 mhz.

Eremilson é do tipo que balança o chocalho, usa o canto do galo e o mugido das vacas para despertar os ouvintes. As cartas são lidas em casa pela sua esposa Maria Aparecida da Silva ou na rádio pelo operador(a) de aúdio enquanto o radialista reescreve para o método memorizado antes de ler no ar com o toque da mente "adoro o rádio e faço com muito amor", revela.

Ele é casado pela segunda vez e tem duas filhas e um filho com a última mulher. A primeira separou-se em 01 de abril de 1987, aonde era somente casado no civil. Já no segundo casório foi realizado na igreja católica.

Com apenas um ano e seis meses do segundo casamento, Eremilson perdeu ainda seus pais, no ano de 1998. Primeiro foi sua mãe em 07 de abril de 1998 e com sete meses depois, seu pai veio a falecer em 07 de novembro do mesmo ano. Ele confessa que jamais baixou a cabeça e sempre trilhou por caminhos que apontassem no rumo da superação do problema visual "com muita luta". Aos nove anos de idade perdera sua visão devido a um susto de uma briga de gato com cachorro.

Ceguinho de Solonópole parou de tocar sanfona em 31 de dezembro de 1997 e retornou a tocar sanfona mais tarde em 03 de novembro de 2002.

Parabéns Eremilson Silva pela sua batalha ardua e que Jesus esteja sempre a iluminar seus caminhos por onde trilhem.

Acesse: www.solonopole.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário