quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Réveillon de Solonopole terá Destak Musical

A grande atração da festa de Reveillon será o espetáculo da Banda Destak Musical que será enfrente a Praça Semião Machado "Praça da Matriz", e contará mais uma vez com uma grande estrutura, queima de fogos e ampla segurança para os que irão dar boas vindas a 2010 em Solonopole.

Homicídio marca noite na cidade de Solonópole

"Em Solonópole, distante 275 quilômetros da capital cearense, um homicídio a bala foi registrado na localidade do Sítio Minas, por volta das 19 horas de ontem (29).

Antônio Humberto Moreira, 43, foi alvejado com um tiro na altura do peito por um indivídio que fugiu logo após o crime.

A Polícia da cidade realiza as investigações no intuito de identificar e capturar o criminoso."
Direto do Portal
30 de dezembro de 2009 às 08:58

O acusado fugiu logo após o assassinato sem ser identificado.

Em Solonópole, distante 275 quilômetros da capital cearense, um homicídio a bala foi registrado na localidade do Sítio Minas, por volta das 19 horas de ontem (29).

Antônio Humberto Moreira, 43, foi alvejado com um tiro na altura do peito por um indivídio que fugiu logo após o crime.

A Polícia da cidade realiza as investigações no intuito de identificar e capturar o criminoso.

Mulher é assassinada dentro de pousada em Senador Pompeu

A jovem Ítala Mara Dias Cavalcante (20) foi assassinada a golpes de faca dentro da Pousada Off-Love, situada na cidade de Senador Pompeu (Sertão Central). Ela estava num dos quartos da pousada acompanhada do aposentado Waldemar Rodrigues da Silva (71).

Segundo informações de funcionários da pousada, gritos da jovem foram ouvidos durante uma discussão entre o casal. Ítala Mara, ferida, ainda chegou a ser levada para o hospital municipal de Senador Pompeu, mas não resistiu. A Polícia prendeu em flagrante o aposentado Waldemar Rodrigues que também estava com ferimentos a faca e foi transferido para o Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza. Ele é o principal acusado do crime e está sob escolta policial.
O acusado disse à Polícia que outro homem teria invadido o quarto do estabelecimentol e efetuado o atentado contra ele e a jovem. Não foi encontrado, no entanto, nenhum vestígio de arrombamento no local
No Portal





30 de dezembro de 2009 às 08:36
Jovem é esfaqueada por idoso em motel de Senador Pompeu

O acusado disse à Polícia que outro homem teria invadido o quarto do estabelecimentol e efetuado o atentado contra ele e a jovem. Não foi encontrado, no entanto, nenhum vestígio de arrombamento no local.

A jovem Itala Maria Dias Cavalcante, 20, foi esfaqueada no final da tarde de ontem (30) em um motel, na cidade de Senador Pompeu, a 275 quilômetros de Fortaleza.

O acusado é um aposentado que estava com ela, identificado por Valdemar Rodrigues da Silva, 71. Ele foi preso logo após o crime, mas negou o assassinato.

Valdemar disse a Polícia que outro homem teria invadido o quarto do motel e efetuado o atentado contra ele e a jovem. Não foi encontrado, no entanto, nenhum vestígio de arrombamento.

O acusado foi encontrado com lesões no abdômen e na garganta e encontra-se no Instituto Doutor José Frota (IJF), na Capital.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

I Salão Estadual dos Territórios do Ceará

O Secretario de Desenvolvimento Rural Antonio Guedes de Souza participou em Fortaleza, representando o Prefeito Municipal Dr. Antonio Valterno Nogueira Pinheiro e a Primeira-dama Dra. Julia Neide Pinheiro, juntamente com o Sr. Jerônimo do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Solonópole, do I Salão Estadual dos Territórios do Ceará, período de 14 a 16 de dezembro de 2009, no Hotel Oásis Atlântico Imperial, na Avenida Beira-Mar, 2500, Fortaleza-Ceará.

Participando de diversas oficinas, tais como: Sala de Gestão Social; sala Inclusão Social; Sala Educação do campo; Sala Dinamização Econômica.

Estiveram presentes ao evento: Humberto Oliveira - Secretario Nacional de Desenvolvimento Territorial; Camilo Santana – Secretario do Desenvolvimento Agrário; Marcelo Pinheiro – Presidente do Instituto Agropolos; Roberto Smith – Presidente do Banco do Nordeste; Wilson Dias – Consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário; Josafá Martins – Núcleo dirigente do Território Maciço de Baturité; Anderlisa Candido – Coordenadora do GT Estadual de Juventude Rural da SDA.

Para Antonio Guedes foi muito importante essa participação para que no próximo ano possamos avançar nos projetos de recursos federais a estaduais, para nosso município, exemplo: mini usina de pasteurilização de leite; estruturação da Secretaria de Desenvolvimento Rural, exemplos: veículos, computadores, e entre outros para que possa dar maior apoio aos agricultores e agricultoras familiares.

Na oportunidade foi defendido pelo Secretario Antonio Guedes a implantação do Agente Social e Ambiental para atender a cada 50 famílias a exemplo do Programa Agente de Saúde.

Secretário vai esta reunido ainda este ano com o Prefeito Municipal Dr. Valterno Pinheiro para discutir todas as metas a serem desenvolvido no ano de 2010, de apoio aos produtores e produtoras rurais, por exemplo: Corte de terras; silagem; inseminação artificial; curso de capacitação através do sebrae/senar/faec.

Funcionarios da Secretaria de Educação realiza confraternização de Fim de Ano

Os funcionarios da Secretaria de Educação do Municipio de Solonópole estão realizando hoje dia 29/12 a confraternização de Fim de Ano, nas dependências da Associação Atletica Banco do Brasil - AABB em Solonópole, juntamente com sua secretaria Professora Alboina Pinheiro.

Câmara Municipal realiza última sessão de 2009

A Câmara Municipal de Vereadores do Municipio de Solonópole realizou sua última sessão do ano de 2009.
Hoje aconteceu uma extra-ordinária para o Projeto de Lei N 035/2009, do Executivo, "Dispõe sobre a reestruturação do Plano de Carreira e Remunreção dos Profissionais do Magisterio da Educação Básica Pública do Municipio de Solonópole e dá outras providencias". Solonopole-CE, 18 de dezembro de 2009.
Projeto aprovado.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Secretaria da Educação realiza Audiência Pública

Realizado na manha desta segunda-feira 27/12 nas dependencias do Centro de Referencia da Assistencia Social - Cras em Solonopole.

A Secretaria da Educação realizou no último dia 27, audiência pública para apresentação do projeto de Lei de Reformulação do Plano de Cargos e Remuneração do Magistério Municipal. A reelaboração e apresentação do novo PCR ficaram sob a responsabilidade do Sr. Arnold Cavalcante, assessor técnico contábil, residente em Fortaleza-CE. Na oportunidade, estiveram presentes representantes do Poder Legislativo, sociedade civil e, evidentemente, o corpo docente municipal, além dos técnicos da Secretaria da Educação. A assembléia contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas.

Em breve, FOTOS DO EVENTO.
Colaboração: Kênis Silva
Contate-nos: Fone/fax: (88) 3518-1438

Regional - Mecânica para agricultores

Diário do Nordeste

SERTÃO CENTRAL (28/12/2009)


    CVT de Quixadá apoia a população com formação especializada em áreas carentes do mercado de trabalho

    Solonópole. Com pouco mais de 18 mil habitantes, prestes a completar seu 66° aniversário de emancipação, Solonópole já possui uma significante frota de motocicletas. Segundo dados do Detran, são aproximadamente três mil. Quase um sexto da população possui esse veículo sobre duas rodas. Aos poucos, pangarés e carroças são deixados de lado. Motorizado é mais fácil de se locomover. Apesar da versatilidade, um problema: os "cavalos de aço" estavam sendo encostados por falta de manutenção. Faltavam mecânicos. O jeito foi recorrer à formação de profissionais.

    A solução foi encontrada a 100km dali, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Quixadá. Preocupado com a carência, o presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Solonópole, Valrinete Pinheiro, tomou a iniciativa. Procurou gente especializada em formação profissionalizante. De boca em boca soube do trabalho realizado pela equipe do CVT. Enviou a proposta e pouco tempo depois sua cidade recebia o primeiro curso técnico de mecânica para motocicletas.

    O líder comunitário aproveitou a oportunidade para estender a formação à zona rural. As 40 associações filiadas à Federação de Solonópole foram convidadas. Vinte e dois moradores, na maioria agricultores, se interessaram pelo novo ofício.

    O estudante Leonardo Pinheiro também. Dez deles já exercem a profissão. Estão satisfeitos. Tem renda mensal estimada em R$ 900. Serviço não falta. Até o mês passado havia apenas quatro mecânicos. As filas se estendiam nas portas das oficinas. Hoje a realidade é outra. Juntos conseguem descontos de até 40% nas peças. O abatimento é repassado para os fregueses. A manutenção pesa menos no bolso. Segundo Valrinete Pinheiro, em algumas localidades, existe considerável número de motos. Nova Olinda, a 30km da sede do município, é uma delas. Lá, moram 80 famílias. Todas tem pelo menos uma na porta de casa.

    "Além do mais, nem todo mundo vai ser médico nem engenheiro. Quem vive na roça está acostumado a trabalhar por conta própria", comenta satisfeito.

    Suporte vocacional

    De acordo com o coordenador do CVT de Quixadá, Ildebrando Ferreira Lima, tão logo a Federação das Associações de Solonópole expôs suas necessidades, uma equipe do seu núcleo de formação foi enviada para a cidade. O Centro Tecnológico, mantido pelo Governo do Estado, atua exatamente com esse objetivo, dar suporte vocacional para a formação profissional e inserção no mercado de trabalho. O curso foi o primeiro de mecânica para motos realizado pela unidade regional do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

    Ildebrando destaca o desafio como um anseio cada vez maior nos dias de hoje, principalmente para quem está à procura de emprego. A profissionalização em áreas onde a procura é maior que a oferta é uma saída. As mudanças acontecem. É preciso se adequar a elas. Ele cita a informática como exemplo.

    Os cursos de iniciação são os mais procurados. A justificativa está no uso cada vez mais frequente nos setores do comércio e indústria. Em todo canto o microcomputador é usado. É preciso se familiarizar com suas funções. As filas de espera no CVT são enormes.

    OPORTUNIDADE

    "Bem que o Governo poderia espalhar CVTs por todas as cidades do Interior"
    Valrinete Pinheiro
    Pres. da Federação das Associações de Solonópole

    "Temos a missão de criar oportunidades de trabalho com cursos práticos e úteis"
    Ildebrando Lima
    Coordenador do Centro Vocacional Tecnológico de Quixadá

    Mais Informações:
    CVT de Quixadá, (88) 3412.5928
    cvt_quixada@centec.org.br
    Federação das Associações Comunitárias de Solonópole, (88) 3518.1166

    ALEX PIMENTEL
    Colaborador

sábado, 26 de dezembro de 2009

Pistoleiro fuzila ´cartãozeiro´



CRIME ORGANIZADO (26/12/2009)

Pistoleiro fuzila ´cartãozeiro´

Carro blindado: no momento em que foi assassinado no posto de combustível, Ozenaldo estava ao lado de sua Pajero. O carro foi apreendido pela Polícia e está no 34º DP

Para matar: em julho de 2007, Ozenaldo Sales, o ´Louro´, foi preso quando ia executar Luís Mário



Ozenaldo Rodrigues Sales




Luís Mário Alves Bezerra

26/12/2009


Ozenaldo Rodrigues era suspeito de ter mandado matar outro chefe de quadrilha, Luís Mário Alves Bezerra

Mais um crime com características de pistolagem, na Capital, começa a ser investigado pela Polícia. O fato ocorreu no começo da manhã de quinta-feira (24) passada, quando um homem, identificado por Ozenaldo Rodrigues Sales, 36, conhecido pelo apelido de ´Louro´, foi executado com dois tiros na cabeça disparados por dois homens que estavam em uma motocicleta. O assassinato aconteceu em frente à loja de conveniência de um posto de combustível, localizado na esquina da Avenida Pontes Vieira com Rua José Vilar, no Dionísio Torres.

Segundo apurou a Polícia, Ozenaldo tinha envolvimento em crimes. Era natural de Novo Oriente e apontado como ligado a golpes com cartões bancários. No momento em que ele foi executado, estava bebendo em companhia de outros três homens e duas mulheres. Conforme testemunhas, os seis estavam ao lado do veículo da vítima, a Pajero prata de placas HXP-8329 (CE). O carro é blindado e ainda não estava no nome de Ozenaldo, pois ele havia comprado recentemente.

Execução

De repente, surgiu uma motocicleta de cor preta ou azul escuro. O homem que estava na garupa se aproximou e perguntou: "você é que é o Ozenaldo?" Em seguida, disparou dois tiros na cabeça da vítima. O comparsa, também armado, deu ´cobertura´. Os dois fugiram sem nada roubar da vítima e de seus acompanhantes. Ozenaldo teve morte imediata. Logo em seguida, a Polícia foi acionada, tendo chegado ao local uma viatura do Ronda do Quarteirão. Inspetores do 34º DP (Centro), que estavam de plantão na véspera do Natal, também estiveram no local do crime.

Um dos homens que faziam companhia a ´Louro´, permaneceu no local do crime por alguns instantes e quando a Polícia chegou acabou sendo preso. Trata-se de André Vinícius de Almeida Cunha, 22, também envolvido em crimes de estelionato. Ele era foragido da Justiça.

CONSEQUÊNCIA
Execução pode gerar novos assassinatos

O assassinato de Ozenaldo Rodrigues de Sales, o ´Louro´, pode reabrir a ´guerra´ entre os chefes de quadrilhas de ´cartãozeiros´ no Ceará, como aconteceu em 2007, quando vários foram executados na Capital e no Interior. Ozenaldo era tido como chefe de um bando de estelionatários oponente ao grupo comandado pelo também golpista Luís Mário Alves Bezerra.

Em julho de 2007, Ozenaldo foi preso com mais cinco homens identificados como Edeílton Alves da Silva, o ´Xerife´, pernambucano (pistoleiro); Wállysson Azevedo do Nascimento, Francisco Erivaldo Gonçalves Cabral e os policiais militares (soldados) Gildo Silva de Sousa e Francisco Erivan Tavares da Silva. Os seis foram descobertos dentro de um restaurante na Cidade dos Funcionários, quando faziam uma reunião para finalizar o plano para assassinar Luís Mário.

Segundo apurou a Polícia, na época, Ozenaldo decidiu mandar eliminar Luís Mário após sofrer um atentado no bairro Lago Jacarey, supostamente ordenado pelo chefe da quadrilha oponente. Para tanto, ele contratara o pistoleiro pernambucano conhecido como ´Xerife´, que ia agir junto com os dois PMs. Mas, a Polícia evitou o crime.

Mesmo assim, Luiz Mário não escapou da armadilha montada pelos inimigos. Na noite de 12 de novembro de 2007, acabou executado com 15 tiros de pistola (vários deles no rosto) dentro de um bar, no distrito de Pasta, entre os Municípios de Solonópole e Jaguaretama.

PROTAGONISTAS
Chefes de quadrilhas

Ozenaldo Rodrigues de Sales

Era natural de Novo Oriente. Foi morto, a tiro, na manhã de quinta-feira passada (24), em um posto de combustível, em Fortaleza. Segundo a Polícia, ele possuía uma extensa ficha de crimes e era chefe de uma quadrilha de estelionatários

Luís Mário Alves Bezerra

Natural de Solonópole, foi ´caçado´ durante muito tempo pelas polícias Civil e Federal. Comandava uma rede criminosa ligada a golpes com cartões. Em 2007, foi morto dentro de um bar, em sua terra natal

FERNANDO RIBEIRO
EDITOR

Diario do Nordeste

Arvore gigantesca é atrativo na cidade de Solonópole

A decoração natalina neste município ficou completa com inauguração da arvore de natal de Varios metros de altura. Praças e prédios, entre outros logradouros da cidade, já estão ornamentadas para a grande data de fim de ano. Arvore gigante instalado no Centro da cidade, Praça Silvino Barreira e faz parte do Natal de Luz, que este ano inseriu o município no projeto.

A decoração atrai admiração das pessoas, causando surpresa e provocando emoções na população, que se encanta com a beleza do projeto. Motiva também maior movimentação neste período nos logradouros públicos. Alem da arvore gigantesca, faz parte da decoração natalina “A Casa do Papai Noel”, instalada na residência do atual Prefeito Municipal Dr. Antonio Valterno Nogueira Pinheiro, defronte a Praça Matriz “Praça Semião Machado”, ao lado da Igreja Matriz “Católica”, ponto de maior atração de pessoas. Isto é inédito tanto no município quanto na administração publica em Solonópole, ou seja, pela primeira vez acontece nossa querida cidade.

Um conjunto formado por arcos luminosos, escritório do Papai Noel, fonte de desejos e um presépio completa a Vila, alem de uma decoração formada por mais de 300 sinos espalhados por todas as arvores da praça.

Ainda nas principais ruas e avenidas, tais como: Avenida Deputado Alfredo Barreira Filho – Br 226; antiga Avenida do Estudante; casa do cidadão, avenida cachoeira do riacho do sangue, vila são Vicente, rua Dr. Queiroz Lima entre outras.

O custo da implantação do projeto não foi revelado pela secretaria da Ação Social e Primeira-dama, Dra. Julia Neide Pinheiro. Porem, ela adianta que, alem do Poder Publico, empresas, profissionais liberais e outros colaboradores estiveram participando da decoração natalina. “Os moveis que decoram a Casa do Papai Noel pertencem às famílias Solonopolenses. É uma forma de envolver de forma solidária”. Disse Dra. Julia Neide Primeira-dama e secretaria da Ação Social.

Líder de quadrilha é executado

Clonagem de cartão

Confronto entre grupos rivais já dura mais de uma década, com cerca de 15 execuções. Ozenaldo Sales era líder de uma quadrilha

Nicolau Araújo
nicolau@opovo.com.br
26 Dez 2009 - 00h50min


Dois anos e um mês depois do assassinato do homem apontado como o maior clonador de cartões do Nordeste, o cearense de Solonópole Luiz Mário Alves Bezerra, o confronto entre quadrilhas rivais no Ceará matou mais um líder de clonadores, na última quinta-feira, em um posto de combustíveis no bairro Dionísio Torres.

Com dois tiros na cabeça, um atrás da orelha esquerda e o outro na nuca, Ozenaldo Rodrigues de Sales, o Louro, 36, foi executado quando se divertia com um amigo e duas mulheres. De acordo com declarações de testemunhas no 34º Distrito (Centro), o grupo bebia e ouvia música do som de uma Pajero Sport, quando dois homens em uma moto chegaram e o garupeiro efetuou os disparos.


Segundo ainda o depoimento das testemunhas, antes de efetuar os disparos o homem quis saber se Ozenaldo Sales seria Idelmar (José Idelmar Menezes de Queiroz Júnior, conforme a Polícia), que em 2003 sofreu uma tentativa de homicídio, juntamente com o próprio Ozenaldo e uma mulher.


Para o titular do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Pequeno, a execução de Ozenaldo Sales teria sido motivada por vingança por parte da quadrilha de Luiz Mário.



``O Ozenaldo já havia sido preso por tentar matar o Luiz Mário (julho de 2007). Antes, em 2003, o próprio Luiz Mário havia ordenado a execução de Ozenaldo e duas outras pessoas. Agora, Ozenaldo estava sendo investigado como o mandante da morte de Luiz Mário (novembro de 2007). Acredito que, se a Polícia prender o mandante do assassinato de Ozenaldo, assim como os seus executores, estará prendendo o novo número um da clonagem de cartões no Estado``, comentou o titular do DPE.


Testemunha

Da condição de testemunha para a cadeia. Tão logo prestou depoimento sobre a execução do amigo, o também clonador de cartões André Vinícius Almeida Cunha, o André Paulista, 23, ficou detido no 34º Distrito, por força de um mandado de prisão. De acordo com a Polícia, ele é acusado de tentar aplicar um golpe de R$ 1 milhão, em setembro do ano passado, quando foi flagrado no Cumbuco, em Caucaia (Região Metropolitana), com 250 cartões bancários clonados. No ano anterior, ele também havia sido preso no Paraná, pelo mesmo crime.


E-Mais


> Luiz Mário Alves Bezerra morreu aos 37 anos, no distrito Pasta, em Solonópole, em novembro de 2007, após ser atingido por mais de 10 disparos, efetuados por dois homens. De acordo com investigações da Polícia e do Ministério Público Estadual (MPE), as quadrilhas de clonadores de cartões entraram em ``guerra`` depois que Luiz Mário passou a ordenar a execução de integrantes do seu próprio banco, como queima de arquivo. A ação mais violenta na ``guerra`` dos clonadores de cartões foi em fevereiro de 2007, quando três pessoas foram executadas em um bar, no Bom Jardim.
Fonte: OPOVO

SMS de Solonópole - 07 menções honrosas no ano de 2009 pela 8ª CRES












No dia 17 de dezembro, por ocasião da 12ª Reunião do Colegiado de Gestão Regional promovido pela 8ª Célula Regional de Saúde do Estado do Ceará, sediado pelo Município de Ibaretama que primou pela organização e acolhimento, foram entregues certificados de MENÇÃO HONROSA aos municípios que obtiveram destaques segundo os critérios e metas estabelecidas em várias áreas de assistência e do PACTO DE GESTÃO. Solonópole foi o município mais agraciado dentre os do Sertão Central no ano de 2009.

Dentre os destaques:

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE;
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA;
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA;
SAÚDE DA CRIANÇA;
PROMOÇÃO DA SAÚDE COM O PROJETO SAÚDE NO QUARTEIRÃO.

A Secretária de Saúde Maria Margarete Pinheiro obteve 100% de freqüência nas reuniões da CIB-MR no ano de 2009 e foi agraciada com MENÇÃO HONROSA por assiduidade; e o Coordenador da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica Dr. Wellington Vidal (enfermeiro) também recebeu outra MENÇÃO HONROSA por performance na Assessoria da Gestão Municipal.

O reconhecimento do trabalho do Município de Solonópole quanto a organização de um sistema de saúde humanizado e eficiente motiva todos os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, além da própria Secretária de Saúde Margarete e do Prefeito Municipal Dr. Valterno Pinheiro a buscar intensificar a resolutividade e qualidade do sistema municipal de saúde.

Por Dr. Wellington Vidal, enfermeiro e coordenador da Atenção Básica.

Aniversariantes Mês de dezembro

Quem trocou de idade no dia 23/12 foi a Diretora do SAAE - Serviço Autonomo de Agua e Esgoto de Solonópole, Sra Marla Pinheiro Silveira e a Secretária de Gestão Eva Cristiana em Solonópole, e a Sra. Elexsandra em Maracanaú prima do Reporter do Povo Antonio Elanio.
No dia 24/12 foi a vez do Advogado Dr. Antonio Sigeval Pinheiro Landim que confraternizaram em grande estilo na capital cearense juntamnete com a Sra Marla Pinheiro. Na oportunidade Marla Pinheiro recebeu votos de felicidades de seu esposo vereador Manoel Tomaz Neto Bezerra.
Dia 25/12 foi a vez do Reporter do Povo Antonio Elanio e sua sogra Maria Ducila Coelho de Carvalho no qual comemoraram em familia na localidade de Lagoa Nova, São José de Solonópole.
Felicitando o garotinho Atualpa Neto, completando 08 aninhos de idade neste Sábado, 26/12. Ele é filho da vice-prefeita do Município de Solonópole Cristina Pinheiro e Antonio Carlos Ivan Pinheiro Landim.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Câmara Municipal realiza confraternização de Natal

A confraternização de todos que fazem a Câmara Municipal de Vereadores de Solonópole esta sendo realizado no dia de hoje, 23/12 nas dependências da Associação Atletica Banco do Brasil - AABB em Solonópole.

Na oportunidade a vereadora e presidente Maria Costa de Carvalho desejando a todos um Feliz Natal cheio de paz e prosperidade a todos que fazem a Câmara Municipal, bem como a todas as familias Solonopolense.

Cid garante quase R$ 1 bilhão

EMPRÉSTIMO COM BID E BIRD




23/12/2009

O financiamento deverá ser aplicado em programas do governo estadual que já estão em andamento

O governo do Estado assinou contrato de empréstimo de US$ 508 milhões junto aos bancos Mundial (Bird) e Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimentos no Ceará em 2010. Os recursos captados, que correspondem, hoje, a aproximadamente R$ 1 bilhão, serão aplicados em saúde, educação, estradas, assistência social e desenvolvimento urbano. Desse total, o governo entrará com US$ 181,4 milhões próprios. A notícia foi divulgada, ontem à tarde, direto de Brasília, pelo próprio governador Cid Gomes.

O volume financiado junto ao Banco Mundial (US$ 280,6 milhões) será destinado aos programas Ceará III (recuperação e construção de mais de 2.000 quilômetros de estradas), Proares II (construção dos Centros de Educação Infantil e quadras esportivas em 80 municípios) e Melhoria e Expansão da Assistência Especializada em Saúde (construção de 16 Centros de Especialidades Odontológicas, 21 Policlínicas e hospitais regionais do Cariri e da Região Norte). A contrapartida do governo é de US$ 161,3 milhões.

Junto ao Bird, foram captados US$ 46 milhões, com contrapartida do governo de US$ 20 milhões, que serão destinados ao programa Cidades do Ceará, que compreendem melhorias em praças do Crato, construção do Museu Tupinambá, implantação do Geopark e criação do Centro de Romeiros, em Juazeiro do Norte. "Todos esses programas que contam agora com financiamentos do BID e do Bird já estão em execução no Estado com recursos do Tesouro. O Governo decidiu começar os investimentos antes mesmo de contratados os financiamentos para acelerar as obras que são necessárias", afirmou o governador. "Um exemplo disso é o Proares II que, dos 80 municípios que serão beneficiados, 43 já receberam os investimentos antes mesmo da assinatura do financiamento", ressaltou Cid.

Ineditismo

Segundo o coordenador de cooperações técnico-financeiras do Ceará, Mário Fracalossi, historicamente, o Ceará nunca tinha assinado tantos financiamentos internacionais e nacionais com tamanha diversidade de ações. "O que permitiu que isso fosse possível foi a estabilidade econômica do Estado, o ajuste das contas públicas, o pagamento dos empréstimos rigorosamente em dia e, principalmente, a decisão do governador Cid Gomes em investir em todas essas ações partindo sempre na frente com recursos do Tesouro", pontuou Fracalossi.

De acordo com Jaime Mano, representante encarregado do BID no Brasil, o Ceará está fazendo história. "É a primeira vez que um Estado brasileiro assina três contratos de uma só vez com o banco. Isso demonstra toda a capacidade e vontade do Ceará em se desenvolver", afirmou Mano.

Estradas

Além dos financiamentos contratados, o governador Cid Gomes foi informado durante reunião com dirigentes do banco que seis projetos de importantes estradas foram aprovados pelo BID. Os trechos são Tamboril - distrito de Sucesso; Crato - Farias Brito; Crato - Nova Olinda; Ererê - Pereiro; Solonópole - Nova Floresta - Orós; Chorozinho - Barreira - Acarape.

O Estado está apto a licitar as obras. "São estradas muito importantes para o interior do Ceará. São demandas antigas da população destes municípios que serão atendidas já a partir do ano que vem", disse Cid.

Fonte: Diário do Nordeste

Paróquia de Solonópole inicia festejos ao Padroeiro Bom Jesus Aparecido

Teve inicio nesta terça-feira, 22 de dezembro de 2009 as festas alusivas ao padroeiro Bom Jesus Aparecido da Paróquia de Solonópole tendo a frente o nosso vigário Padre José Ricardo Pompeu. Abaixo a programação das festividades, uma carreta aconteceu grandiosa na tarde de ontem na procissão de abertura com todos os motoristas, motoqueiros, ciclistas saindo da capela de São Francisco no Bairro Alto Vistoso com o andor e a bíblia e também com a bandeira e ainda teve a benção dos motoristas pelo Padre Afonso Queiroga Vigário Geral da nossa Arquidiocese.

A imagem do Bom Jesus Aparecido esta andando em todas as comunidades e a cada noite as comunidades estarão vindo deixar a imagem do padroeiro, imagem esta que tinha sido entregue aos dirigentes e catequistas das comunidades na época da II Romaria do Bom Jesus Aparecido, festa de preparação para a festa do padroeiro.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Programação da Festa do Padroeiro Bom Jesus Aparecido 2010

Paróquia de Solonópole-Ceará, de 22/12/2009 a 01/01/2010
TEMA CENTRAL:
COM BOM JESUS APARECIDO PROMOVAMOS A PAZ FRUTO DA JUSTIÇA.

Dia 22/12/2009 (Terça) Abertura
05:00 h – Alvorada festiva e salva de fogos;
06:00 h – Oficio de Nossa Senhora;
18:00 h – Carreata de abertura saindo do Alto Vistoso (Motoristas e Motoqueiros);
19:00 h – Missa de Abertura – Liturgia Diária (Pe. Afonso Queiroga);
20:00 h – Promoção: Barraca e Ceguinho de Solonópole.

Dia 23/12/2009 ( Quarta)
Tema: BUSCAR A JUSTIÇA DO REINO DE DEUS.
Responsáveis: Região do Monte Mirim, Santa Eulália e Bairro Simeão Machado.
05:00 h – Caminhada para o Bairro Simeão Machado;
19:00 h – Novena (Pe. Carlos Roberto – Senador Pompeu);
20:00 h – Promoção: Barraca e seresta com Sergio Amado

Dia 24/12/2009 (Quinta)
Tema: JESUS, PRINCIPE DA PAZ, NOS DÁ A SUA PAZ.
Responsáveis: Região de Bom jardim e Bairro Domingos Sávio.
05:00 h – Caminhada para o Bairro Domingos Sávio
20:00 h – Missa de Natal e novena (Pe. José Ricardo);
21:00 h - Promoção e apresentação Teatral sobre a História do Bom Jesus Aparecido.

Dia 25/12/2009 (Sexta)
Tema: A HUMANIDADE DESEJA PAZ E FRATERNIDADE.
Responsáveis: Região de Pasta e Bairro Centro.
05:00 h – Missa e novena;
19:00 h – Promoção e seresta (Clodoaldo e Paulo dos Teclados).

Dia 26/12/2009 (Sábado)
Tema: FELIZES OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA.
Responsáveis: Região de Cangati e Bairro Santa Tereza.
05:00 h – Caminhada para o Bairro Santa Tereza;
19:00 h – Novena (Pe. Moésio Pereira – Fortaleza-CE);
20:00 h – Promoção e apresentação do Bumba-meu-boi (Cangati).

Dia 27/12/2009 (Domingo)
Tema: FAMILIA SANTUARIO DA VIDA E DA PAZ.
Responsáveis: Região de Cachoeirinha e Bairro Barra Nova.
05:00 h – Caminhada para a Barra Nova
19:00 h – Missa (Diácono Gilberlanio da silva – Iguatú);
20:00 h – Promoção e Seresta com Marcos Macedo.

Dia 28/12/2009 (Segunda)
Tema: SEGURANÇA E PAZ PARA AS CRIANÇAS.
Responsáveis: Região de Prefeita Suely e Bairro Monte Castelo.
05:00 h – Caminhada para o Bairro Monte Castelo;
19:00 h – Novena (Pe. Anastácio Ferreira – Cedro-CE);
20:00 h – Promoção e Seresta com Wilame dos Teclados.

Dia 29/12/2009 (Terça)
Tema: PRATICAR OBEDIÊNCIA E A JUSTIÇA DE DEUS.
Responsáveis: Região de Assunção e Conjunto Nossa Senhora das Graças;
05:00 h – Caminhada para o Conjunto Nossa Senhora das Graças;
19:00 h – Novena (Pe. João Teixeira – Milhã-CE);
20:00 h – Promoção (Desfile de Crianças).

Dia 30/12/2009 (Quarta)
Tema: A JUSTIÇA DE DEUS É SEGURANÇA PARA OS POBRES.
Responsáveis: Região de São José e Bairro Alto Vistoso.
05:00 h – Caminhada para o Bairro Alto Vistoso;
19:00 h – Novena (Pe. Lázaro Augusto – Iguatú-CE);
20:00 h – Promoção (Apresentação do Distrito de São José – Rumo ao Centenário).

Dia 31/12/2009 (Quinta)
Tema: OS CRISTÃOS ANUNCIDORES DA PAZ.
Responsáveis: Bairro Cohab e todos os outros bairros.
05:00 h – Caminhada para o Bairro Cohab;
20:00 h – Missa do Ano Novo;
22:00 h – Banda Destaque Musical.

Dia 01/01/2009 (Sexta)
Tema: A JUSTIÇA DE DEUS É SEGURANÇA PARA OS POBRES.
Responsáveis: Região de São José e Bairro Alto Vistoso;
10:00 h – Missa Solene do Bom Jesus Aparecido.

Plejusc é novamente Campeão Municipal


Estádio Agenorzão ficou completamente lotado

22.12.09

Plejusc “descarrila” trilhos do Trem e vence o Campeonato Municipal

O Campeonato Municipal de Futebol da 1ª Divisão de Solonópole, conheceu neste final de semana o seu campeão: Plejusc, que na grande decisão derrotou o bom time do Distrito de São José – Trem das Onze – pelo placar mínimo (1x0). Com a conquista, a equipe fundada pelo saudoso padre Agenor, volta à hegemonia do futebol solonopolense.

O jogo:

Diante de um estádio completamente tomado (filas extensas eram formadas para se adquirir o ingresso – algo poucas vezes visto nesta praça esportiva), as duas equipes entraram determinadas a buscar o gol desde o primeiro segundo de partida. E foi assim que, aos seis minutos, após receber um lindo passe do jogador Kleber, o atacante Mardônio invadiu a área da equipe adversária, driblou o goleiro e marcou 1 x 0 para o Plejusc.

O gol não mudou em nada o panorama da partida: as duas equipes continuavam jogando no ataque; e o que se viu no decorrer da primeira etapa foi uma verdadeira chuva de gols perdidos. Os ataques de ambas as equipes – sobretudo da equipe do distrito de São José – criavam e desperdiçavam chances incríveis, para o desespero de seus torcedores, que viram o primeiro tempo terminar sem mais gols.

Na segunda etapa, o time de São José voltou melhor. Precisando do empate, o Trem das Onze partiu todo para o ataque, encurralando o adversário em seu campo de defesa. Contudo, era o Plejusc quem criava as maiores oportunidades de gols, sempre em contra-ataques rápidos pela direita. Embora não tenha “fechado” a partida com a marcação do segundo gol, o contra-ataque do Plejusc tornou-se decisivo por provocar a expulsão de dois jogadores do adversário.

No final, alegria da torcida do PLEJUSC.

Parabéns!

Confira algumas fotos




Mensagens de Natal

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Parabéns Prefeito Dr. Antônio Valterno Nogueira Pinheiro

Esta aniversariando hoje o Médico e Prefeito Municipal de Solonópole, Dr. Antonio Valterno Nogueira Pinheiro Filho da tradicional familia de Manuel Ubiratan Cavalcante Pinheiro & Maria Suelly Nogueira Pinheiro.
Recebe nossos cordial parabéns de todos que fazem o Blog de Solonopole quanto de todos que fazem a Administração Nossa Terra Nossa Vida.

FELIZ NATAL - um momento de confraternização e renovação das energias espirituais e fisicas para continuar na construção do SUS que o povo de Solonópo

Após o Município de Solonópole ter alcançado todas as metas pactuadas no Setor Saúde e ter recebido da 8ª Célula Regional de Saúde do Estado do Ceará - CRES, 07 MENÇÕES HONROSAS (Promoção da Saúde, Atenção Primária à Saúde, Saúde Sexual e Reprodutiva, Vigilância Epidemiológica, Saúde da Criança, Secretária de Saúde com assiduidade de 100% na Comissão Intergestora Bipartite - Margarete Pinheiro - e Assessoria da Gestão Municipal - Wellington Vidal), o Prefeito Municipal Dr. Antonio Valterno Nogueira Pinheiro reconhecendo o esforço e desempenho excelente dos funcionários da Secretaria da Saúde autorizou o recesso natalino para os funcionários da área administrativa e dos postos de saúde.

Durante os dias 16 a 18 de dezembro, em vários eventos, houve confraternização e festejo. Aqui destacamos o evento ocorrido na noite de 17 de dezembro, envolvendo os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e amigos e colaboradores.

SOLONÓPOLE DESEJA A VOCÊ E SUA FAMÍLIA UM NATAL REPLETO DE ALEGRIA E UNIÃO.

Postado por Dr. Wellington Vidal, enfermeiro e coordenador da Atenção Básica.

Plejusc vence o Trem das Onze 1 x 0 e conquista o título municipal 2009

Em Solonópole, que tem o receptor digital assistirão hoje das 12h20 as 13h00 na TVC - TV Ceará, canal 5 de Fortaleza Rede Publica a reportagem feita pelo Jacome Pastores gravados na tarde ontem, domingo 20 de dezembro de 2009.

Na integra serão entrevistados: Prefeito Municipal Dr. Antonio Valterno Nogueira Pinheiro, Secretário de Desporto Raimundo Ferreira, Pedro Nogueira Locutor esportivo, Paulo Cesar de Azevedo, Marques Rabelo, entre outros.

O Plejusc foi o favorito do Campeonato Municipal da 1ª Divisão de Solonópole, cidade esta aonde teve a maior premiação já vista da região do Sertão Central.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Municipio de Solonopole premiado com kit de Inseminação Artificial

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17 de dezembro, na casa do cidadão, as 09:00 horas da manhã que contou com a presença do Secretario de Desenvolvimento Rural Antonio Guedes de Souza e Parceiros como Ematerce, Sindicato Rural, Federação das Entidades Comunitárias de Solonópole, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, entre outros parceiros.
Segundo Tiago Medeiros – do Instituto Agropolos – Coordenadoria de Pecuária - Técnico da SDA, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Estamos aqui para entrega do kit como premiação cedida pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceara – SDA, na pessoa do Dr. Camilo Santana pelos 100% de vacinação contra febre aftosa da segunda etapa hoje do ano, como reconhecimento de todos os produtores e de toda a sociedade do estado.O governo caminha na mudança de risco da campanha e hoje se encontra no pior risco do ministério em risco desconhecido.Estamos tentando no primeiro passo para risco médio. Na região nordeste é o único estado que se encontra no pior patamar do risco da campanha. Agente ta procurando através do Governo, incentivo e fazer premiações, no caso do município de Solonópole, foi premiado com 01 kit de inseminação artificial embora outros municípios priorizarão computadores e outros equipamentos. Mas especificamente no município de Solonópole que é um grande beneficio não só por conta do incentivo à campanha, mas por conta do incentivo a melhoramento do rebanho e consequentemente da produção. Hoje o Estado esta muito carente na questão do leite informal, ou seja, aquele leite que é todo no processo higiênico adquirido ou produzido destinado a indústria de anuidade conhecida, que agente sabe que hoje o Estado tem um grande percentual de leite que é produzido hoje vai do estado ao processamento e unidade desconhecida do padrão inferior exigido pelo regulamento do Estado sanitário.
Composição do kit

Um botijão que comporta 20 litros de nitrogênio liquido dentro deste nitrogênio esta composta 100 doses de sêmen bovino comprovado das vacas holandesa, gir leiteira e parco suíço. E juntamente com este botijão vem todo o equipamento para realizar a aplicação da inseminação. Como o aplicador do sêmen, uma Maleta; Uma caixa de isopor pra conservar a dose após a retirada do botijão e a temperatura aquecida ideal para ser aplicada na hora da inseminação; um avental multiuso 0,70 x 1,40 m; Um pacote com 50 bainhas descartáveis IMV Technologies; 02 pacotes de luvas descartáveis; um cortador de palhetas; um pacote de camisa sanitária; um termômetro analógico; um aplicador universal; 100 doses de sêmen bovino; uma régua de medida de nitrogênio.

O kit de inseminação acima discriminado é de propriedade do Governo do Estado do Ceará, Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, por prazo indeterminado, a contar desta data e comprometendo-se a devolvê-lo(s) em perfeito estado, quando solicitado.

1 - Considerando o êxito obtido por esse município, na campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa, chegando ao percentual de 100 % de vacinação;

2 - Considerando o esforço conjunto do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Municípios e agropecuaristas no sentido de atingir as metas traçadas, o que fez o Ceará batesse todos os recordes de vacinação de anos anteriores;

3 – Considerando o compromisso firmado, por ocasião do lançamento da Campanha, pelo Secretario de Desenvolvimento Agrário, como forma de incentivar, apoiar e premiar os municípios que conseguissem cem por cento d meta, oferecendo kits de Inseminação;

4 – Propõe, através deste termo de responsabilidade, a utilização do KIT de Inseminação Artificial, acima descrito, por parte deste Município, visando o aperfeiçoamento e facilitação do processo de inseminação artificial municipal, com o objetivo de difundir a técnica, bem como o melhoramento genético do rebanho local.

Melhorias

Uma melhoria não só para os produtores, acredito para a sociedade que vai ser um fator a frente em relação a muitos outros produtores. Porque já esta sendo privilegiado com um investimento de aproximadamente cinco (05) mil reais, que teve 1% do BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento Definição Instituição de auxílio ao desenvolvimento.


Raça
Cor de Rack
Cor da caneca
Nome do touro
Nº do touro
Nº Doses
Pardo Suiço
Branca
Marron
Power surge
3781
20
Gir
Amarela
Azul
Destro
2502
10
Gir
Preta
Azul
Debate
2501
10
Holandês
Vermelha
Verde
Basic
11056
20
Holandês
Verde
Verde
Barrick
11035
20
Holandês
Azul
Verde
Pippen
9155
20


Obs: Nível de Nitrogênio no Botijão: Maximo: 35 cm (Régua)
Mínimo: 15 cm (Regua)



Nome Completo:
Destro TE de pecplan
Proprietário:
ABS Pecplan
Criador:
ABS Pecplan
RGD:
B6302
Nascimento:
15/06/1992



Nome Completo:
Debate TE de pecplan
Proprietário:
ABS Pecplan
Criador:
ABS Pecplan
RGD:
B6303
Nascimento:
19/03/1992



Nome Completo:
END-ROAD MARSHALL BASIC
Nº Identificador
29HO11056
RGD:
EUA 132222859
Nascimento:
18/10/2001




Nome Completo:
Brilea Barrick ET
Proprietário:
ABS
Criador:
ABS
RGD:
CAN8233932
Nascimento:
05/06/2001
Nº Identificador
94HO11035




Nome Completo:
GLEN-TOCTIN PIPPEN-ET *CV EX-92
Proprietário:
ABS Global
Criador:
ABS Global
RGD:
EUA 17188116
Nascimento:
15/07/1996


Nome Completo:
Top Acres Power Surge
RGD:
29BS3781
Nascimento:
01/02/2002
Nº Identificador
29BS3781

Vem aí a Final do Campeonato Municipal de Futebol da 1ª Divisão

A Final do Campeonato Municipal de Futebol da 1ª Divisão, acontecerá apartir das 16 horas deste domingo, dia 20 de dezembro, no Estadio Padre Agenor Tabosa Pinto "Agenorzão" em Solonópole e a noite apartir das 19:00 horas, terá Falcões do Forró & Ceguinho de Solonópole na avenida do estudante.
Arbitro
Manoel Sidiney B. Aguiar - Quadro da CBF - Tenente do Corpo de Bombeiro
Auxiliar 01
João Batista Lucas Correia - Federação Cearense
Auxiliar 02
Marley Dantas - Federação Cearense
Realização: Prefeitura Municipal de Solonópole e Secretaria de Desporto.
Administração: "Nossa Terra, Nossa Vida".

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Secretário de Desporto participa de Programa na TV Ceara





O Secretário de Desporto do Municipio de Solonópole, Raimundo Helder Ferreira participou ao vivo nesta segunda-feira, dia 14 de dezembro no Programa Bola 5 da Tv Ceará canal 5 funtelpe em Fortaleza com os apresentadores João e com o Pastore falando sobre suas metas de trabalhos já realizados e o que pretende a frente do desporto em Solonópole com total apoio do Prefeito Dr. Antonio Valterno Nogueira Pinheiro juntamente com a Primeira-Dama Dra. Julia Neide e ainda falou sobre o balanço das competições no município e ainda da final do Campeonato Municipal de Futebol da 1ª Divisão de 2009.
Evento este que acontecerá neste final de semana, no domingo dia 20, apartir das 16h00 no Estádio Municipal Padre Agenor Tabosa Pinto "Agenorzão" na sede do município de Solonópole.
Na partida Final haverá o Jogo Plejusc X Trem das Onze, cuja premiação para o vencedor é de uma moto 0 KM e R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) para o vice-campeão.
Resumo do Campeonato 1ª Divisão

Foram realizados até a semi-final 23 partidas, 163 atletas inscritos, 148 cartões amarelos, 12 cartões vermelhos, 81 goals. O artilheiro até o momento é o Marquinho do Trem das Onze e o goleiro menos vazado é o Zé Welligton do Plejusc.
Renda
O dinheiro arrecadado é repassado aos clubes, até a semi-final, aqui destacamos:
Trem das Onze R$ 1.528,60;
Plejusc R$ 1.366,88;
Caiçara R$ 1.182,92
Juventude R$ 1.147,40;
Marêtas R$ 915,00;
Barra Nova R$ 758,00;
Força Jovem R$ 559,00
soma total R$ 7.457,80.
Foram arrecadados 10.664,00 ( Dez mil, seiscentos e sessenta e quatro reais) deste total menos 30% ficando pra secretaría R$ 3.186,20 (três mil, cento e oitenta e seis reais, e vinte centavos) para pagar a questão de segurança, arbitro, gandulas, entre outras despesas. a quetão de transporte, passagem e alimentação para os arbitros e algumas necessidades assim o surgem.
Direto do site da TVC
* SINOPSE

Um programa semanal, que busca promover e incentivar desportistas amadores, valorizando também os profissionais da área na Capital e no Interior do Estado. A cada edição, são enfocadas atividades esportivas nas escolas, clubes e bairros carentes da cidade, despertando a cidadania e o espírito esportivo.


* APRESENTADORES


O Programa tem roteiro e produção do pedagogo e radialista Jácome Pastore, profissional reconhecido pela imprensa local como um dos incentivadores do esporte cearense. Neste trabalho, Jácome Pastore divide a apresentação com o radialista João Airton da Ponte, professor de Educação Física e, também, um grande incentivador do esporte local. Nos debates e entrevistas, conta com a colaboração do radialista Brandão Júnior, auditor fazendário e Adegildo Férrer radialista, advogado e professor universitário.

Venha torcer conosco. Todas as segundas-feiras às 12h ao vivo.

Sessão simbólica de autógrafos do livro Solonópole

16.12.09


O escritor Chico Dantas ao lado do secretário de cultura, Roneudo Pinheiro (ao centro).


A Prefeitura de Solonópole, através da Secretaria de Cultura do Município, realizou na tarde-noite da última sexta-feira, 11 de dezembro, na Biblioteca Pública Municipal Professora Stela Machado, sessão simbólica de autógrafos com o escritor e historiador solonopolense Francisco Dantas Pinheiro, por ocasião do lançamento de seu mais recente livro: Solonópole – que retrata a história desta cidade na cronologia das ações de seu povo, com início em 1827 até os dias de hoje.

Na oportunidade do evento, o escritor proferiu ainda uma rápida palestra sobre sua obra para estudantes da rede pública de ensino, e respondeu a diversas perguntas dos presentes.

O secretário de cultura do município, Roneudo Pinheiro, em seu pronunciamento, fez questão de destacar a dimensão histórica e o valor cultural da obra, com ênfase para o dinamismo e comprometimento revelados pelo autor: “Está de parabéns não apenas o autor Chico Dantas e sua família; mas também todo o povo de Solonópole”.

Confira algumas fotos PMS Antonio Elanio

Plantão policial em Quixadá e região do dia 15 e 16 de Dezembro

OCORRÊNCIA

VEÍCULO RECUPERADO


QUIXADÁ


HISTÓRICO: Por volta das 07:30 hs,do dia 15/12/2009,foi localizado o veículo HIUNDAI,de cor branca,ano 2009,modelo 2010,de placas NRC 9798,abandonado próximo a fazenda Equador,aproximadamente 08 kms de Quixadá,o mesmo havia sido tomado de assalto na noite do dia 14/12/2009,por quatro elementos armados de revolver,entre as cidades de Ibaretama e Piranji.O motorista do veículo, Sr. A J F,39 anos,vendedor,casado,natural de Mato Grosso do Sul, foi liberado pouco depois assalto e deslocou-se para Quixadá,para oficializar a queixa na DRPC,fato acontecido por volta das 02:00 hs,do dia 15/12/2009.



DA AÇÃO: Compareceu ao local da ocorrência a VTR 1222( SGT ADELINO – CB ANDRÉ – CB AILTON ),que preservou o local até a chegada do PERITO NETO CABRAL(DRPC).



Após os procedimentos de praxe o veículo foi liberado e entregue ao Sr. A, proprietário do mesmo.





OCORRÊNCIA



ACIDENTE DE TRÂNSITO



BANABUIU



HISTÓRICO:. G S L, 17 anos, solteiro, estudante, natural de Banabuiú-Ce,. O mesmo pilotava a motocicleta CG 125 FAN, ano 2007, sem placa, com reboque de placa HXF-3617-Ce, que foi abalroado pelo veículo :Siena de cor preta, de placas JRB-2807-Ba, conduzido por W P O, 39 anos, motorista, casado, natural de Jaguaretama-Ce. O referido motorista socorreu a vítima para o hospital local e apresentou-se na delegacia regional em Quixadá. A vítima foi transferida para fortaleza com suspeita de traumatismo craniano.



Compareceu ao local: VTR 1482 - CB MELO, SDs NUNES e LIVIO.


OCORRÊNCIA


AGRESSÃO FISICA A FACA


SOLONÓPOLE


Que a Patrulha de serviço (Cb Pádua,Cb Fernando,Sd Arruda ) na VTR 1492, tomaram conhecimento de que havia ocorrido uma lesão a faca no local mencionado.Que de imediato a patrulha se deslocou até o local do fato onde constaram a veracidade, adotaram todas as medidas cabíveis ao momento e prenderam o acusado.


HISTÓRICO: Que houve uma discurssão no bar da Maria Erilene no Distrito de Pasta entre o senhor, A A B, agricultor, solteiro, natural de solonopoles, ,o mesmo foi lesionado a faca na altura do tórax sendo transferido para Quixeramobim, o acusado Francisco de Assis Carneiro,solteiro,agricultor,natural de Solonopoles,nasc:01/10/1951 foi preso em flagrante pela composição da Vtr 1492,sendo encaminhado para a delegacia local para os devidos procedimentos cabíveis.


OCORRÊNCIA


ASSALTO A FARMÁCIA


QUIXERAMOBIM


HISTÓRICO:. Por volta das 20h35 min. a Farmácia Santa Rita localizada no Centro da cidade de Quixeramobim-Ce, foi assaltada por dois indivíduos desconhecidos, morenos, estatura mediana, um Trajano camisa rosa e short amarelo e outro usando blusa listrada verde e bermuda jeans. Conseguiram subtrair do comercio a quantia R$ 376,60 (trezentos e setenta e seis reais e sessenta centavos). Bem como, um aparelho de MP6 , barras de cereais e pastilhas. Em seguida fugiram sentido ao bairro Jaime Lopes. Salienta-se que a farmácia possui sistema de câmeras e toda ação foi registrada. O proprietário e vitima do estabelecimento: S M F, 28 anos, solteiro, farmacêutico,.



OBSERVAÇÃO: A farmácia faz fundo com o Rio Quixeramobim, facilitando a fuga dos meliantes.


AÇÃO DA PM: A composição da VTR 6241 Cmt Cb Nº 7601 Batista e Sd N° 16186 Juciliano, Sd PM 18744 Elivelton compareceu ao local efetuaram diligências mais ainda não foi localizado os acusados.


(Copom Quixadá)

Fonte do Site: Sertão Central

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Cesgranrio IBGE – gabarito e provas para download 05/2009

gabarito concurso ibge

Cesgranrio IBGE – o gabarito e as provas do concurso público IBGE realizado no dia 13/12/2009 já estão disponíveis para download no site da Cesgranrio. Nesta manhã (14/12) o acesso está um pouco lento pelo número excessivo de consultas. Para acessar o download completo dos arquivos das provas do IBGE no site da Cesgranrio e gabarito clique aqui.

Para ter acesso apenas ao gabarito divulgado pela Cesgranrio CLIQUE AQUI. (Você precisa ter o Acrobat instalado para ler o gabarito.)

A agenda prevista neste concurso, divulgada pelo IBGE, compreende de divulgação dos gabaritos das provas objetivas em 14/12/2009, interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou gabaritos divulgados em 15 e16/12/2009, divulgação do resultado final dos Agentes Censitários Regionais em 08/01/2010 e contratação dos Agentes Censitários Regionais à partir de 11/01/2010.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

O IBGE é uma instituição da administração pública federal, subordinado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais.

Cesgranrio IBGEgabarito

Publicado em: 14 dezembro, 2009 por Reportagem

http://www.solonopole.blogspot.com

Educação de Solonópole destaca-se pelo incentivo à educação para a cidadania


O Instituto Faça Parte, organização não-governamental que desde 2001 realiza um trabalho de incentivo ao voluntariado nas escolas em todo o Brasil, outorgou à Secretaria Municipal da Educação de nosso município um CERTIFICADO como forma de reconhecimento pelo incentivo à participação das escolas da rede na Edição 2009 do Selo Escola Solidária.

A outorga se deu através da participação da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Nezite Nogueira Pinheiro - sítio Maretas.

Conheça a Iniciativa da Escola que lhe concedeu este reconhecimento (informe nome do estado e município).

Para saber mais sobre o Instituto faça Parte e o Selo Escola Solidária, CLIQUE AQUI.


Fonte: Secretaria da Educação
Redação: Kênis Silva

Contate-nos: Fone/fax: (88) 3518-1438
E-mail: sec.sol.ce@hotmail.com kenispsilva@gmail.com

14ª Crede realiza Confraternização de Natal com Secretários da Regional


No último dia 08, a 14ª CREDE – Senador Pompeu – realizou a Confraternização de Final de Ano com os Secretários da região.

Conjuntamente, os membros de equipes locais dos 7 municípios da CREDE, também se confraternizaram haja visto o término dos trabalhos do ano. Na ocasião houve a troca de presentes com Amigo Secreto da Hora.

Confira fotos a seguir.

Secretária Profª. Alboina Pinheiro e

José Célio, Coordenador da CREDE 14

Chefe do Setor Pedagógico, Gorete Pinto, Socorro Leal (CREDE) e

Silvia Helena, gerente do PAIC - Solonópole


Prof. Júnior Holanda (técnico CREDE 14) e Silvia Helena

Fonte: Secretaria da Educação

Redação: Kênis Silva

Imagens: (cedidas pela 14 CREDE)



Contate-nos:

Fone/fax: (88) 3518-1438

E-mail: sec.sol.ce@hotmail.com

kenispsilva@gmail.com