segunda-feira, 13 de julho de 2009

INFORMAÇÃO VIRTUAL

Regional
Tecnologia facilita criação de blogs
Foto: Facilidade do mundo virtual amplia possibilidades de criação de novos blogs e páginas gratuitas na Internet.

Facilidade do mundo virtual amplia possibilidades de criação de novos blogs e páginas gratuitas na Internet

Quixadá. Pelas contas do universitário Jackson Perigoso existem quase 600 blogs na maior cidade do Sertão Central. Ele fez uma pesquisa na região. Além de Quixadá, rastreou os municípios de Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole. Encontrou, no total, 899 páginas na web. A maioria com conteúdos informativos.

Ao aprofundar suas pesquisas, o blogueiro constatou a existência de 36 mil registros no domínio Blogger no Ceará. No Brasil são 288 mil. A relação demonstra um avanço tímido dessa ferramenta virtual no Interior do Estado. Mas considerando que a maioria das cidades ainda conta com sistema de telefonia precário, onde o “orelhão” é o mais recente advento da tecnologia da comunicação, as barreiras estão sendo superadas por meio da Internet.

Os números demonstram que divulgar informações e expor opiniões estão se tornando uma verdadeira epidemia virtual. Criar páginas eletrônicas, em três passos, com direito a colagem de fotos e outros recursos, sem custo nenhum, ninguém imaginava tamanha facilidade. Essa foi a sensação sentida pelo observador hidrológico Everardo Bezerra.

Responsável pelo monitoramento hídrico e pluviométrico de uma área entre o Sertão Central e o Maciço de Baturité, desde fevereiro passado ele dedica um tempo ao blog (everardocaioprado.blogspot.com). O mundo passou a conhecer o pequeno povoado de Caio Prado, um distrito de Itapiúna com aproximadamente cinco mil habitantes, distante 40km de Quixadá. Utilidade pública, denúncias, recados, o blog leva informações do pacato lugarejo Brasil afora, e vice-versa. Já são quase 15 mil acessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário